Nossa Cidade

População deve se proteger contra Febre Amarela

Desde o início do ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a ação de vacinação gratuita contra Febre Amarela. È possível garantir a proteção contra a doença numa das cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que oferecem a dose em esquema de rodízio, das 8hs às 12h. Confira abaixo o calendário com os locais e dias da semana onde a vacina está disponível. Nesta época do ano, quando as temperaturas começam a subir, é preciso redobrar o cuidado com as doenças transmitidas pela picada de pernilongos, como é o caso da Febre Amarela.

A vacina contra Febre Amarela sempre fez parte da lista de vacinas gratuitas oferecidas na rede pública de saúde. A dose é recomendada às pessoas que vão viajar para áreas endêmicas, ou seja, onde a doença é transmitida por meio da picada de pernilongos. No entanto, neste ano houve casos da doença em cidades de Minas Gerais e no interior paulista, o que fez aumentar a busca pela vacina.

Anuncio


Em abril, a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, classificou Hortolândia como cidade de risco ampliado para a Febre Amarela. Desde então, há uma recomendação para que toda a população da cidade seja vacinada até o final do ano. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, até a sexta-feira (01/09), 42.909 pessoas foram imunizadas, neste ano, contra a doença. Além destas pessoas, a Prefeitura estima que 20% dos moradores já estavam imunizados. Quem já tomou a vacina nos anos anteriores, seja em campanhas ou por motivo de viagem para áreas endêmicas, não precisa se imunizar novamente.

É importante ressaltar que a vacina está contra-indicada para pessoas com baixa imunidade, idosos em idade avançada, crianças menores de um ano, gestantes e lactantes. Para garantir a vacina é preciso levar carteira de vacinação.

Calendário

2ª feira – UBS Rosolén

3ª feira – UBS Novo Ângulo

4ª feira – UBS Santa Clara

5ª feira – UBS Nova Hortolândia

6ª feira – UBS Amanda

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo