Nossa Cidade

População já pode utilizar contêineres para descartar recicláveis

LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) funcionam nas regiões do Rosolen, Amanda e Centro

Moradores de Hortolândia já podem utilizar os contêineres para coleta seletiva de resíduos sólidos instalados pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nas regiões do Rosolen, Amanda e Centro (veja endereços abaixo). Os LEV´s (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) são frutos de uma parceria do município com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

Anuncio


Os contêineres funcionam no sistema “Drive Thru”. Para descartar os materiais recicláveis, basta encostar o carro e depositar os itens nos coletores indicados: papel (azul), metal (amarelo), plástico (vermelho) e vidro (verde). Ciclistas e pedestres também podem utilizar o serviço.

No LEV é permitido depositar materiais recicláveis como papel, papelão, vidro, garrafas PET, isopor, latas e embalagens em geral. É proibido colocar lâmpada, entulho, madeiras, lixo orgânico, animais mortos e resíduos da saúde (hospitais, farmácias, entre outros).

Os LEVs chegam para complementar a função dos PEV´s (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos). A diferença entre eles é que os contêineres de coleta seletiva são mais compactos e não recebem materiais volumosos, nem entulhos.

O LEV é mais uma ferramenta de gestão de resíduos sólidos, trabalho iniciado nos governos anteriores do prefeito Angelo Perugini (2005 a 2012). Neste período foi implantado o Sigah (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), que prevê uma série ações para a destinação correta do lixo, entre elas, a implantação da Usina de Reciclagem de Entulhos e Galpão de Triagem, que funcionam no Parque Peron, além de seis PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis).

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Gomes, o Zezé, a Prefeitura pretende ampliar o número de contêineres para coleta seletiva na cidade, além de intensificar o trabalho de educação ambiental nas escolas e comunidades.

“Estamos oferecendo uma ferramenta importante para os moradores fazerem o descarte correto dos resíduos recicláveis. Os LEVs vão ajudar a conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva. Manter nossa cidade limpa, de modo sustentável, é nosso grande desafio. A educação ambiental é o primeiro passo para isso”, comentou o secretário.

GERAÇÃO DE RENDA
Além de manter a cidade limpa e proteger o meio ambiente, quem descarta materiais recicláveis nos LEV´s ajuda a gerar renda.
De acordo com a secretária adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, todo material depositado nos contêineres é levado para a Cooperativa de Reciclagem, onde trabalham cerca de 30 catadores, com renda mensal de R$ 800 a R$ 1.200.

A cooperativa também coleta recicláveis nos PEVs, órgãos públicos, escolas, empresas e em alguns bairros.

“Trabalhamos para fortalecer as cooperativas de reciclagem, uma obrigação do município, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, observou Eliane.

VEJA ONDE FUNCIONAM OS LEVs:
>ROSOLEN
Rua Marcelina Ramos Meira (Próximo ao Santander)
>JD. AMANDA
Rua Casemiro de Abreu (Próximo ao Centro Cultural)
>CENTRO
Rua Antonio Bernardes- Remanso Campineiro (Praça em frente ao Bambino)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo