Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Posto de Emissão de RG começa a funcionar em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

 

Quem mora em Hortolândia conta, a partir de agora, com uma facilidade a mais para tirar carteira de identidade. Além de fazer isso na própria cidade, poderá também agendar por telefone dia e hora, dentre os horários pré estabelecidos, para pedir a emissão do RG. Basta ligar para o número 3897-2078, instalado no Posto de Emissão de Carteira de Identidade de Hortolândia, vinculado ao IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt)/Americana. O posto, inaugurado na tarde desta terça-feira (02/05) pelo prefeito Angelo Perugini, funciona, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, num espaço de dois ambientes, com recepção e atendimento, no andar superior do Open Shopping, em frente à praça de alimentação. O centro de compras fica na Rua Luiz Camilo de Camargo, 581, na Região Central. Antes, o munícipe precisava se deslocar até outras cidades da região, como Campinas, para emitir o documento. No espaço, é possível também solicitar declaração de antecedentes criminais (exceto no caso de morador com pendências judiciais).

A cerimônia de inauguração do espaço contou com a presença de secretários municipais, vereadores e inúmeros curiosos, que circulavam pelo shopping. Durante o evento, a garota Maria Vitória de Oliveira, de 8 anos, recebeu das mãos do prefeito a 1a via de sua carteira de identidade. Na fase de teste do sistema, o pai da garota, que é servidor municipal, foi o primeiro a solicitar o documento. A iniciativa da Secretaria de Governo representa mais conforto e praticidade ao munícipe. É uma ação do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e faz parte da programação do aniversário de 28 anos do município.

Segundo a agente de gestão responsável pelo serviço, Rosemeire dos Santos, o posto tem capacidade para prestar atendimento diário a até 20 pessoas, sendo a média de emissão de 400 RGs/mês. Em breve, além do agendamento por telefone, espera-se disponibilizar também o agendamento online, via celular, tablet ou computador de mesa. Quem referir pode buscar atendimento no local, sem agendamento prévio.

“A nossa luta é para conseguir trazer para Hortolândia o Poupa Tempo, um complexo com todos os serviços que o município e o Estado podem prestar ao cidadão. Por ora, criamos este posto que viabiliza, traz agilidade e praticidade ao usuário. Evita que a pessoa vá até Campinas para fazer sua identidade. Parece pequeno, mas é grande, se considerarmos isso e que também fica perto de outros serviços públicos, como o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o HORTOFÁCIL e o cartório de notas de Hortolândia. É como se fosse uma central de atendimento. No entanto, nossa meta é trazer o Poupa Tempo, que atenda, além de Hortolândia, moradores de Sumaré e Monte Mor”, afirma o prefeito Angelo Perugini.

Moradores aprovam novo serviço

“Este serviço é nota 10, ótimo! Vou fazer o que em Campinas, se posso fazer meu RG aqui mesmo?”, pergunta o vendedor Nílton de campos Leite, morador do bairro Chácaras Assay, que veio conhecer o espaço. Para o retificador de motores, Altamiro Rodrigues Ribeiro, morador do Remanso Campineiro, o posto veio em boa hora. Andando com dificuldade, com o auxílio de muleta, em razão de problema nas pernas, o mecânico solicitará no posto a 2a via do documento, que se extraviou. “Ficou muito mais fácil. Campinas é muito longe”, comenta.

Prazos para receber o documento

Segundo a Secretaria de Governo, na parceria, a Prefeitura ficou responsável por alugar o espaço, ceder dois servidores e disponibilizar a infraestrutura (computadores, mesas, cadeiras, aparelho de ar condicionado, etc). O Estado, por sua vez, disponibilizou o software para a emissão do documento. No Posto, será possível solicitar tanto a 1a quanto a 2a via da identidade. 

O munícipe precisa ficar atento aos prazos para retirar o documento. Rosemeire esclarece que os prazos oficiais para a entrega da 1a via são de 30 dias para menores de 18 anos e de 40 dias para quem tem 18 anos ou mais. Para a 2a. Via, são necessários 30 dias, qualquer que seja a faixa etária. Porém, na prática, para menores de 18 anos, o prazo pode ser abreviado e o documento liberado em até uma semana. Nestes casos, a recomendação é telefonar para o posto e checar.

Confira abaixo os documentos necessários para a emissão do RG:

1a. via: 

2a. Via:

OBS: Estão isentas desta taxa as pessoas com mais de 60 anos de idade (mulher) e 65 anos de idade (homem).

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade1 dia atras

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos...

Nossa Cidade2 dias atras

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de...

Nossa Cidade2 dias atras

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia. O...

Nossa Cidade2 dias atras

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às...

Policial2 dias atras

Policiais militares detém dupla por comercialização de drogas na Vila Inema, em Hortolândia 

Uma viatura da Polícia Militar em patrulhamento na tarde desta sexta-feira pelo bairro chácaras Coelho, detiveram dois suspeitos na prática...

Nossa Cidade2 dias atras

Última etapa de mutirão de assinaturas de regularização fundiária é neste sábado (23/01)

Para garantir moradia digna para a população, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares