Nossa Cidade

Pq. Gabriel ganha 250 novas árvores

Quem mora no Parque Gabriel poderá caminhar por calçadas sombreadas na Av. Fermino Maltarollo, em aproximadamente dois anos. Nesta quarta-feira (15/03), os canteiros laterais e centrais da via ganharam 250 novas espécies nativas, plantadas por servidores municipais e escoteiros do grupo Parque da Mata, durante a segunda semana de realização da Agenda Verde, Mutirão de Limpeza e Zeladoria, promovido pela Prefeitura de Hortolândia.

A ação contou com a presença de vereadores e do vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Gomes, o Zezé. O objetivo da Agenda é transformar Hortolândia em uma cidade mais limpa, saudável e com qualidade de vida.

Anuncio


No canteiro central da rotatória, o paisagismo, com palmeiras Bismarck e Cica e icsórias vermelhas e alaranjadas, segue o padrão já existente na via e foi feito por meio de parceria com um hotel em construção naquela área. As demais mudas, todas provenientes do Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, são 50 palmeiras do tipo Imperial e 200 espécies de arborização urbana, como Resedá, Ipê branco e roxo, Aroeira pimenteira, Araçá, Magnólia amarela, Mirindiba rosa, Dedaleiro, Algodão e Pau Brasil.

Com mais este plantio, restam somente 50 mudas para que a Secretaria atinja a meta de arborização para os 100 primeiros dias de governo. Das 1.000 unidades previstas, 950 já foram plantadas: 55 no Jd. Amanda, 45 na Etec Hortolândia (Centro Paula Souza), 600 na lagoa do Jd. Santa Clara e 250 agora no Pq. Gabriel.

Segundo o técnico em agropecuária Toni Cláudio Andrade Sousa, coordenador do Viveiro Municipal, algumas das espécies plantadas no canteiro lateral garantirão sombra em breve para quem circula pela área, uma vez que podem atingir até 5 metros de altura.

Agenda Verde

As ações da Agenda começaram pela região do Jd. Santa Clara do Lago, no dia sete deste mês, se estendem pelos meses de março e abril, em outras regiões da cidade, integrando nove secretarias municipais. Neste período, estão previstas palestras de educação ambiental e de divulgação dos equipamentos públicos de descarte correto de entulhos e demais recicláveis (como PEVs e LEVs), além da intensificação dos mutirões de combate ao Aedes aegypti e da Operação Cata-Bagulho, que recolhe galhos e objetos sem uso onde o mosquito pode fazer criadouros. Haverá ainda roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como intervenções na área da mobilidade, como revitalização da sinalização de ruas e avenidas.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo