Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Praça da Penha receberá academia de ginástica ao ar livre

Prefeitura

Publicado

em

Prefeitura revitaliza espaço e concreta o solo para instalar equipamentos

A Praça da Penha, localizada na rua Júlio Edson da Silva, no Jardim da Penha, terá academia de ginástica ao ar livre. A Prefeitura de Hortolândia prepara a estrutura do solo para receber os equipamentos. O local onde os aparelhos serão instalados já foi concretado. Além da academia ao livre, o paisagismo e a jardinagem também seguem em andamento. A obra tem o novo padrão dos espaços públicos de Hortolândia com design moderno e renovado. A ação faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). 

Um novo calçamento substituirá o antigo, que já foi removido. As árvores já existentes no local são mantidas com o piso adequado para que as raízes não elevem o calçamento, podendo provocar acidentes. 

Os bancos para descanso e o playground serão colocados na sombra e proporcionarão mais conforto aos usuários. A valorização do paisagismo eleva a beleza da praça com um ar moderno e design renovado. Todos os espaços da área de lazer serão ocupados de modo funcional, mantendo a tradição local, que preza a realização de atividades físicas e recreativas, com quadra de areia para futebol, futevôlei e vôlei de areia, pequena ciclovia para crianças e uma área para os pais e responsáveis ficarem enquanto as crianças brincam. 

O levantamento realizado pela Administração, junto à comunidade, antes do início da obra, ajuda na manutenção das tradições do local. Diversão gratuita à população e fomentação da economia já existente na praça, onde ambulantes vendem sorvete, por exemplo, serão fortalecidos com a reforma do espaço.

PRAÇA DA SABESP

A parceria entre Prefeitura e comunidade proporciona uma série de melhorias na Praça Vereador José Costa Camargo, conhecida como Praça da Sabesp, localizada no Parque Ortolândia. Equipes da Administração trabalham na limpeza, poda do mato e na recuperação de um prédio público localizado dentro do espaço que, até o final deste mês, será a nova sede do Departamento de Parques e Jardins. 

O local é o primeiro de mais dois espaços que receberão revitalização naquela região. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o objetivo é ocupar as praças da cidade fornecendo um espaço de convivência e diversão gratuita a população.

Também serão recuperadas as praças da África, localizada em frente à Igreja Adventista da Comunidade Africana, próximo ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), além da praça dos Desbravadores, na avenida Olívio Franceschini, próximo ao Parque Socioambiental Chico Mendes.  

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura disponibiliza atividades impressas a alunos da rede municipal

Prefeitura

Publicado

em

A fim de garantir acesso às atividades pedagógicas e oportunizar o processo de ensino aprendizagem aos, aproximadamente, 26 mil alunos da rede municipal, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza conteúdos em canais online e, também, atividades impressas e livros didáticos, que podem ser retirados na unidade escolar. A medida foi adotada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, após a suspensão das aulas presenciais, desde o dia 23 de março, para conter a disseminação do Coronavírus.

Além de oferecer aulas EAD (Educação a Distância), por meio do Blog Educação e de grupos no Whatsapp, a orientação dada às famílias com dificuldade de acesso ou utilização da internet é que procurem a unidade escolar em que o aluno está matriculado. Todas as atividades são entregues impressas e o acompanhamento do desenvolvimento educacional do aluno ocorre por meio deste material. A medida visa garantir que todos os estudantes tenham acesso aos conteúdos e às mesmas oportunidades de aprendizado.

Os livros didáticos, como os das aulas de Inglês e do projeto em parceria com a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, “Bem me Quer, Paz se Quer”, também foram disponibilizados para retirada e utilização nas atividades realizadas em casa.

Para Maria Lúcia da Silva Rodrigues, mãe de Gustavo Rodrigues da Silva, de oito anos, aluno do 2º. ano do Ensino Fundamental, o suporte oferecido pelos profissionais da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Maria Célia Cabral Amaral é ótimo. “Eu sempre busco atividades impressas na escola e utilizamos os livros didáticos. A professora faz, todos os dias, um vídeo, dando aula para os alunos e, também, sempre nos ajuda com as dúvidas. Toda vez que precisamos, a professora e os gestores estão disponíveis e receptivos para nos auxiliar”, disse Maria Lúcia, que tem 39 anos e trabalha como balconista.

“A escola está de portas abertas. Estamos trabalhando em prol da comunidade, oferecendo todo o suporte às famílias, desde a entrega dos kits de alimentação até ao desenvolvimento de todo o trabalho pedagógico, não só no Blog e grupos de Whatsapp, mas na disponibilização de todas as atividades impressas para aqueles que não possuem acesso à internet e, depois, no recebimento desse material, para acompanhamento dos alunos, que é realizado por todos os nossos professores. Nós buscamos sempre manter contato e criar canais para diálogos. Essa parceria é fundamental. Não estamos medindo esforços para atender a todos”, ressaltou o diretor da Emef Professora Maria Célia Cabral Amaral, José Luís Menegoro.

Neste período de distanciamento social, os servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia têm trabalhado para oferecer atividades diversificadas e postagens de conteúdos para a Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo as modalidades da Educação Especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos), incluindo a Educação Integral.

Todas as atividades são elaboradas de acordo com o Projeto Político Pedagógico e de Gestão Escolar e referenciadas na Base Nacional Comum Curricular, nas Diretrizes Pedagógicas do Programa Ler e Escrever, na Emai (Educação Matemática nos Anos Iniciais), no Currículo Municipal da Educação Infantil, no Currículo Paulista e no livro do professor “Aprender com a criança: experiência é o conhecimento”, além dos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, neste período, é essencial fortalecer o vínculo e valorizar os laços. “Com a suspensão das aulas presenciais, imediatamente foram disponibilizadas atividades impressas para os nossos alunos. À medida que o tempo foi se estendendo, procuramos otimizar esse trabalho e disponibilizar, também, outras ferramentas de ensino, como o Blog Educação. Temos que, além de garantir a educação de qualidade e efetiva aos nossos alunos, valorizar a afetividade entre crianças, famílias, escola, professores e colegas de turma, tornando-os parceiros dos processos de aprendizagem e motivando-os a participar”, ressaltou.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia poderá abrir salões de beleza, restaurantes e academias

Redação

Publicado

em

Por

O governo estadual confirmou, na manhã desta sexta-feira (7), que a região de Campinas (SP) vai avançar da fase 2 – laranja para a fase 3 – amarela do Plano de São Paulo, o que significa que Hortolândia poderá reabrir salões de beleza, restaurantes e academias.

Restaurantes e bares poderão reabrir para consumo local com 40% da capacidade, apenas clientes sentados e seis horas diárias.

Os Salões de beleza, cabeleireiros e barbeiras retomam com 40% e por seis horas diárias; sem ambiente de espera e com protocolos sanitários.

Já as academias podem reabrir com restrições por seis horas e capacidade de 30% e com agendamento.

Apesar do Governo estadual já ter informado o avanco da reigião, a Prefeitura de Hortolândia ainda deve publicar um decreto que regulamenta as atividades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia pode ir para fase amarela do Plano São Paulo; Anuncio acontece nesta sexta-feira

Redação

Publicado

em

Por

Hortolândia e toda região de Campinas deve ir para fase 3 (amarela) do Plano São Paulo na próxima semana. O anuncio da nova fase deve ser feito nesta sexta-feira(7) pelo Comitê Estadual da Covid-19.

Os critérios que baseiam a classificação nos DRS (Departamentos Regionais de Saúde) são: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); total de leitos por 100 mil habitantes; variação de novas internações, novos casos confirmados e novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.

Nesta quinta, a ocupação de leitos no DRS de Campinas estava em 64,9%. Os números de novos casos e óbitos, embora ainda estejam altos, apresentaram quedas em relação à última semana. Por isso, os critérios devem ser atendidos para a região avançar à fase amarela.

Na fase amarela, o comércio e shoppings (inclusive a praça de alimentação, desde que seja em local aberto) podem funcionar durante seis horas por dia, e também podem abrir restaurantes, bares, salões de beleza e academias. Atualmente, na fase laranja, o funcionamento permitido é de quatro horas.

Se o anuncio da mudança se confirmar, os prefeitos das cidades ainda tem que publicar um decreto que regulamenta as atividades, seguindo o Plano São Paulo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares