Connect with us

Nossa Cidade

Praça Pública com mato alto tira sono de moradores do Jardim do Lago

Portal Hortolândia

Publicado

em

Em tempos de dengue, zika e chikungunya, e infestação de escorpiões o mato alto em terrenos baldios tira o sono de qualquer morador.

Um morador do Jardim do Lago que não quis se identificar, relatou que próximo de sua casa, na Rua Francisco Alfredo Borges, tem uma praça pública, que atualmente está sob cuidados da Associação dos Moradores está com mato muito alto, lixo e restos de material de construção.

Ele, que mora há 40 anos no local, relatou que a situação preocupa, pois se trata de um local ermo, o espaço serve de procriação de animais, insetos e para prática de crimes.

A limpeza e conservação de terrenos públicos são de responsabilidade da Prefeitura. A Regional de manutenção da região já foi notificada, mas até o fechamento desta matéria a Prefeitura não havia realizado a manutenção do local

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quinta-feira (16/01), a poda do mato e a limpeza no local citado pela reportagem.

Nossa Cidade

Instituto Federal abre processo seletivo para preencher vagas remanescentes no curso de Matemática

Prefeitura

Publicado

em

O IFSP (Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Hortolândia, está com processo seletivo aberto para o preenchimento de vagas remanescentes do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no curso superior de Licenciatura em Matemática. Há nove vagas disponíveis, segundo publicação oficial da instituição de ensino superior. A ação, que se encerra no dia 28 deste mês, tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O curso gratuito é presencial, tem duração de quatro anos, com aulas no período noturno, de segunda a sexta, das 19h às 22h35. O IFSP, campus Hortolândia, está situado na Av. Thereza Cecon Breda, s/n, na Vila São Pedro, e foi construído por meio da parceria com a Administração Municipal, que cedeu a área para a construção do prédio e o projeto arquitetônico.

De acordo com o edital nº HTO.007/2020, podem se inscrever no processo seletivo candidatos que tenham prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos anos de 2017, 2018 e 2019 e que possuam o Ensino Médio completo até a data da matrícula; bem como candidatos que concluíram o Ensino Médio em escola pública ou particular, seja na modalidade de Ensino Regular ou de EJA (Educação de Jovens e Adultos), e possuam o Histórico Escolar de Ensino Médio.

A inscrição  para o  processo  seletivo  deverá  ser  realizada presencialmente. Interessados devem ir até o prédio do Instituto Federal e procurar a Coordenadoria  de Registros  Escolares  do campus, nos seguintes dias: 19, 20, 21, 27 e 28 de fevereiro de 2020, das 9h às 19h.

Outras informações, sobre documentos e critérios para o preenchimento de vagas, devem ser obtidas no site http://hto.ifsp.edu.br.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

EMS doará “creche do idoso” e quadras de tênis para a população de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Espaços promoverão saúde, bem-estar, integração social e lazer

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, assinou, na tarde de hoje (19), o termo de doação, à Prefeitura de Hortolândia, da execução do Projeto CASI (Centro de Assistência Social ao Idoso), a chamada “creche do idoso”, no Jd. Terras de Santo Antonio, e também da construção de duas quadras de tênis nos bairros Jardim Nova Europa e Santa Clara.

A “creche do idoso” terá capacidade para atender 64 pessoas, de ambos os sexos, funcionando metade como asilo e metade como espaço de convivência não asilar. Contará com auditório, piscina, copa, refeitório, sala de jogos, além de espaço para atendimento nas áreas de psicologia, psiquiatra e clínica-geral, por exemplo. O projeto é voltado a pessoas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade social. A previsão é que as obras sejam iniciadas em breve.

Já as quadras deverão ser entregues ainda no primeiro semestre e integrarão o projeto do laboratório que leva, desde 2017, aulas semanais gratuitas do esporte para alunos da rede pública da cidade regularmente matriculados. Os espaços também serão utilizados para ampliar o acesso da população à prática dessa modalidade.

Os planos foram anunciados pelo prefeito da cidade, Angelo Perugini, durante evento realizado hoje, na Praça São João Paulo II. Também esteve presente na cerimônia, representando a EMS, Augusto Viseu Fernandes, diretor consultivo do laboratório, além de outras autoridades da cidade e representantes da comunidade.

“Essas obras são os sonhos de muitas pessoas que estão sendo realizados e temos muito orgulho em colaborar, mais uma vez, com a comunidade de Hortolândia e associar a marca EMS a ações que garantam bem-estar e promovam o bem comum. Poder levar esporte às crianças, contribuindo para que a rua não seja para elas a única alternativa, e, ainda, oferecer cuidado e atenção a idosos, beneficiando sua saúde, propiciando a eles formas de lazer, de aprendizado e um meio de integração social é de uma satisfação muito grande para nós, que temos a missão de cuidar das pessoas”, afirma Augusto Viseu. “Como cidadão hortolandense, eu me sinto realmente muito emocionado e feliz por fazer parte desse projeto e anunciá-lo em nome da responsabilidade social da empresa”, afirma.

Apoio a ações sociais

A EMS mantém um histórico de incentivo a programas sociais pela sua comunidade, pelo Brasil e também pelo mundo, atuando com diversos públicos, sempre com transparência, respeitando a sociedade e colaborando para a melhoria das condições sociais, culturais, esportivas e ambientais em suas parcerias, ampliando o acesso a experiências e projetos que promovam bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Em Hortolândia, onde está instalado o seu complexo industrial, a empresa mantém, por exemplo, a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Emiliano Sanchez, em parceria com a Prefeitura local, oferecendo educação de qualidade, em período integral, para 210 crianças de quatro meses a cinco anos de idade, incluindo filhos de colaboradoras e crianças da comunidade. Também na cidade, a EMS realiza o projeto “JR’s Tênis para Todos”, que oferece aulas gratuitas de tênis a crianças e adolescentes regularmente matriculados em escolas públicas da cidade. No Nordeste, a EMS é parceira desde 2006 do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), que beneficia diretamente milhares de estudantes de cidades de Recife por meio da capacitação de professores em Português e Matemática. Já o apoio ao Projeto Guri, um programa de iniciação musical gratuita para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, é mantido desde 2015. Ainda, a EMS firmou parceria, em 2017, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação da bouba no planeta, levando para cada vez mais longe o acesso à maior qualidade de vida.

Sobre a EMS

Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 14 anos consecutivos, pertencente ao Grupo NC. Com mais de 55 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Educação ambiental é tema de palestra para jovens aprendizes da Associação dos Patrulheiros

Prefeitura

Publicado

em

Multiplicar conhecimento para que cada vez mais pessoas se envolvam em questões relacionadas ao meio ambiente. Com este espírito, a Prefeitura promoveu, nesta quarta-feira (19/02), palestra sobre educação ambiental e sustentabilidade para cerca de 40 jovens aprendizes da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia.

A atividade foi ministrada, na sede da associação, por agentes do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o intuito de formar novos multiplicadores ambientais. “O objetivo é despertar nos jovens a consciência para temas importantes como descarte correto e reaproveitamento de materiais”, destacou o coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni. 

Para a educadora da associação que acompanhou a atividade, Janaína dos Santos Silva, a palestra foi produtiva para os jovens, que se mostraram interessados no tema. “A palestra foi muito lúdica e dinâmica, e agregou conhecimento. Os aprendizes ficaram surpresos em saber sobre as ações que a Prefeitura têm realizado na cidade na área do meio ambiente”, elogiou a educadora. A palestra será ministrada novamente na associação nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/02).

Além de palestras, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, oferece outras atividades como visitas monitoradas ao Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, atividades lúdicas, oficinas sustentáveis, apoio e participação na coleta seletiva de materiais, horta comunitária, plantios e visitas externas com estudantes a órgãos públicos e privados. O Núcleo de Educação Ambiental fica no próprio parque socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas