Nossa Cidade

Prefeito anuncia projeto de cidadania voltado a crianças

No Mês da Criança, comitiva que visitou o Paço, foi tomar lanche com o prefeito Antonio Meira e a primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira no shopping

Prefeito anuncia projeto de cidadania voltado a crianças

Anuncio


Em 2014, estudantes de Hortolândia, das redes municipal, estadual e particular, terão a oportunidade de conhecer, na prática e in loco, como funciona o Poder Executivo. É o projeto “Prefeito Amigo da Criança”, que busca levar aos jovens e às crianças do município noções de cidadania e responsabilidade para com o semelhante, o município e o País.

O projeto foi anunciado pelo prefeito Antonio Meira, na manhã desta sexta-feira (25/10), enquanto acompanhava o passeio de uma comitiva de 24 crianças da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Dores Moura, na Vila Real, ao shopping da cidade. Em homenagem ao Mês das Crianças, a sala do 1º ano A foi convidada pelo restaurante a tomar um lanche, com direito a suco, batatinha, brinquedos e pintura de rosto, em companhia do prefeito e da primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Sorridente e curioso, o grupo fez o passeio, que faz parte do projeto pedagógico da escola e também da sala, acompanhado da professora Maria das Graças de Sá Grizante, e de duas gestoras, Francisca Sandra Vitor Solon (diretora) e Francyllene Facchini (vice-diretora). Dentro do mesmo projeto de cidadania, a comitiva visitou o Paço Municipal Palácio das Águas no último dia 10.

“Prefeito Amigo da Criança”

“Depois da visita deles ao Paço, que nos trouxe tanta alegria, fui amadurecendo a ideia do projeto, que ainda não está totalmente delineado. A visita de hoje está servindo como um ensaio”, revelou o prefeito Antonio Meira, depois de cumprimentar um a um os pequenos visitantes. “Com tantas coisas sérias para pensar e decidir diariamente, estar aqui com as crianças e poder conversar com elas é maravilhoso, uma terapia”, complementou o prefeito.

“Este projeto estará vinculado à Secretaria de Educação. Queremos criar para as crianças a oportunidade de conhecer o gabinete do prefeito e outras secretarias da Prefeitura para que saibam como funciona o Poder Executivo e, quem sabe, com uma parceria com a Câmara, também o Legislativo. Assim, vão despertando para o fato de que, no futuro, caberá a elas tomar conta do município e de tudo isso”, afirmou Meira.

Estreitar os laços

“Este tipo de ação representa o fortalecimento dos vínculos afetivos de toda a equipe escolar e das crianças com a Secretaria de Educação e o prefeito e também entre elas. O fato de estarem em outro espaço e vivenciarem este outro espaço, fora da sala de aula e da escola, dá a elas a oportunidade de aprender outras regras de convivência, em espaços diferentes”, destacou Cleudice Baldo Meira.

Para a diretora Francisca Sandra, o reencontro consolida uma aproximação, dentro do projeto “Cidadão do Amanhã”, desenvolvido pela escola e, em especial, pela turma . “É um momento de afetividade, de aproximação afetiva, que quebra um pouco o distanciamento entre a autoridade e as crianças”, explica.

Na 1ª visita à lanchonete, a pequena Geisielly Rayssa de Godoy Santos, de 7 anos, estava achando tudo “muito legal!”. “Estou feliz aqui, com meus amigos. E o lanche está muito gostoso”, comentou, revelando que já tivera vontade de ir ao restaurante antes. A colega Rebeca Vieira Negrini, de 6 anos, também aproveitou de tudo. “O que mais gostei foi do lanche com carne, pão, queijo e catchup”, afirmou.

“É gostoso receber as crianças. Ficamos felizes em poder oferecer a elas este lanche e um momento de diversão no Mês das Crianças”, comentou o gerente da lanchonete, Filipe Agnelo.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia.



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo