Nossa Cidade

Prefeito apresenta locais que receberão obras com crédito internacional

Comitiva formada por vereadores e secretários municipais visitaram, nesta sexta-feira (20/7), áreas onde ocorrerão as primeiras intervenções

O prefeito Angelo Perugini apresentou a vereadores e secretários municipais as primeiras nove áreas que receberão obras por meio de recursos financeiros obtidos na parceria com o banco CAF (Corporação Andina de Fomento), projeto já aprovado pelo Senado. O crédito de cerca de R$ 150 milhões será utilizado em obras viárias e urbanas para melhorar a qualidade de vida da população. Nesta sexta-feira (20/7), uma comitiva liderada pelo prefeito, composta por vereadores e secretários da Administração, saiu do Paço Municipal Palácio das Águas e seguiu rumo aos locais onde acontecerão as primeiras intervenções, após licitação das obras. No total, a Prefeitura realizará 26 obras com o crédito da CAF.

Anuncio


“O trânsito da cidade vai desafogar com as obras realizadas por meio deste investimento. Além dessas obras, continuaremos nosso trabalho com seriedade em todas as áreas, em especial a Saúde e a Educação. Atender quem mais precisa, além de trazer grandes investimentos para o futuro de Hortolândia é nossa meta diária”, observa Perugini.

O acesso aos bairros Jardim Santa Fé, Jardim Campos Verdes, Jardim Nova Alvorada e Parque Gabriel será facilitado com a diminuição do tempo de deslocamento entre os bairros por meio do viário Jardim Santa Fé, paralelo ao Parque Socioambiental em construção pela Prefeitura. A construção de uma ponte de interligação entre os bairros Jardim Novo Cambuí e Parque Gabriel também é parte do projeto. A estrutura passará por cima da lagoa do parque encurtando a distância entre os bairros.

Quando estiver concluído, o Parque Socioambiental Santa Fé terá aproximadamente 5 mil metros quadrados com pista de caminhada, ciclovia, bancos, lixeiras, paisagismo e iluminação LED. O espaço receberá plantação de grama e árvores. A obra na barragem das lagoas do parque está em andamento e a licitação para a iluminação foi publicada nesta sexta-feira. O local será interligado ao Parque Socioambiental Chico Mendes podendo ser acessado por bicicleta.

Uma nova ponte, de aproximadamente 120 metros de extensão, será construída para ligar os bairros Jardim Interlagos e São Sebastião, na rua de cima da atual ponte. A construção evitará problemas que acontecem na atual ponte, como inundações, por exemplo.

A avenida da Emancipação, principal via de acesso a Hortolândia, ganhará uma terceira faixa de rolamento com extensão de quase 530 metros para evitar engavetamentos e escoar o trânsito com mais facilidade no acesso à rodovia SP-101 para quem vai no sentido Monte Mor. As obras serão iniciadas no trecho após a Subestação da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A faixa terá três metros de largura. O trecho da avenida próximo à empresa Dow receberá duplicação. A obra terá extensão de quase um quilômetro, permitindo maior fluidez do trânsito nos acessos aos bairros Jardim Terras de Santo Antônio, Jardim Santa Esmeralda e Jardim Adelaide.

A Ponte da Estrada do Panaíno  será construída sobre o Ribeirão Jacuba e ligará a avenida da Emancipação até a região do Novo Ângulo. Parte dessa avenida, já asfaltada, abriga o Centro de Especialidades Médicas e o Centro Especializado de Saúde da Mulher (CESM). Por meio do Corredor Metropolitano e da construção da Ponte, a Estrada do Panaíno chegará até o Jardim Nova Europa. O processo acontece paralelo à urbanização do reservatório JAC I, a canalização do Ribeirão Jacuba e afluente e o desassoreamento dos JAC’s I e II. Faz parte da urbanização a implantação de pista de caminhada e ciclovia no entorno do JAC I.

Além disso, o viário do JAC I realizará a interligação das Estradas do Panaíno e Sabina Baptista de Camargo (Antiga Estrada da Granja), margeando o reservatório.

No Corredor Metropolitano, operários realizam o aterramento da base do solo e a colocação de camadas de pedras na avenida que ligará a Ponte Estaiada ao Jardim Novo Ângulo. Essas intervenções são necessárias antes de iniciar a pavimentação do traçado. As obras continuam em ritmo acelerado.

O bairro Taquara Branca receberá pavimentação nas ruas que ainda não receberam o serviço e algumas vias do Jardim Amanda ganharão recape. 

O crédito conquistado pela Administração deve ser 100% empregado em obras urbanas. Após a liberação do recurso, a Prefeitura terá um prazo de três anos para executar as obras. Só depois deste prazo, o município pagará pelo valor financiado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo