Nossa Cidade

Prefeito defende, no Conselho da RMC, revisão de proposta do Estado na implantação do Corpo de Bombeiros em Hortolândia

Assunto foi tema de reunião do CD-RMC que reuniu prefeitos, na terça-feira, na cidade

Prefeito defende, no Conselho da RMC, revisão de proposta do Estado na implantação do Corpo de Bombeiros em Hortolândia

Anuncio


O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, defendeu em reunião do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas), na cidade, que o governo do Estado reveja os termos de convênio com os municípios que solicitam a implantação de unidades de Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Para Meira, a proposta das cidades disponibilizarem Guardas Municipais para a corporação se contrapõe a realidade das prefeituras que precisam zelar pelo teto da Folha de Pagamento, em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. O pedido também, segundo o prefeito, poderia comprometer o trabalho das Guardas Municipais, caso houvesse deslocamento de função.

No início do ano, Meira solicitou, pessoalmente, ao governador Geraldo Alckmin, a implantação do serviço na cidade, pedido que foi publicamente acolhido. Na ocasião Alckmin afirmou que Hortolândia teria o melhor Corpo de Bombeiros da região. “Estou otimista diante das tratativas. Desde então temos realizado reuniões e apresentamos as áreas para locação. Também disponibilizamos um local para construção da base, além de garantir água, luz e telefone do imóvel”, disse o prefeito.

A implantação do Corpo de Bombeiros em Hortolândia integra um plano do governo estadual para a ampliação do serviço em São Paulo. Durante a reunião do CD-RMC, os prefeitos presentes conheceram detalhes da expansão por meio do tenente coronel Flávio José Bianchini, do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas. “A proposta é pela política pública de expansão dos serviços dos Bombeiros e aumentar o efetivo da corporação para fornecer um número maior de bombeiros. Atualmente são disponibilizados quatro bombeiros por base”, disse o tenente coronel.

A reunião também apresentou um balanço da implantação do videomonitoramento nas cidades que compõem a região. O objetivo é instalar câmaras nas cidades para a atuação integrada na segurança pública, uma parceria entre as Guardas Civis Municipais e a Polícia Militar. Em Hortolândia, a Prefeitura providencia a aquisição de 27 câmeras inteligentes nos acessos à cidade, além de atuar para a expansão do cabeamento de fibra óptica que permitirá os futuros equipamentos em toda a cidade.

Os prefeitos também assinaram dois termos de compromisso de apreciação e deliberação da proposta de aplicação de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) como novo projeto “Sistema Regional de Defesa Civil”, apresentado pelo município de Americana. A segunda assinatura foi destinada ao projeto de “Informatização de Unidades de Saúde”, apresentado pelo município de Sumaré.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo