Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeito desafia jovens a lerem um livro por mês na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal

Prefeitura

Publicado

em

O prefeito Angelo Perugini participou, na manhã desta quarta-feira (16/10), da abertura oficial da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), no auditório do campus Hortolândia (HTO). O evento, que se estende até sexta-feira (18/10), tem na programação mais de 70 atividades variadas, pedagógicas, culturais, esportivas, dentre elas 15 palestras, 22 oficinas, 114 trabalhos inscritos, Mostra de Arte e Cultura, show de talentos, desafios, competições e Escola Aberta à comunidade. Todas elas giram em torno do tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O campus está localizado na Av. Thereza Ana Cecon Breda, s/n, na Vila Sao Pedro.

Diante de dezenas de jovens, com menos de 18 anos de idade, Perugini arrancou risadas, após lançar um desafio aos presentes: ler um livro por mês. Para ele, muito embora a área de ciência e tecnologia faça uso das melhores cabeças para produzir um mundo melhor, cabe à juventude ter o discernimento para lidar com o que circula, de bom e de ruim, nas redes sociais. Para tanto, é preciso ter repertório, exercitar a cidadania. “Sei que a equipe de professores do Instituto Federal é muito dedicada e preparada. Cuida de preparar vocês, não somente para o mercado de trabalho, mas para a vida, para o mundo, para a família. Há muita coisa podre, que não presta, nas mídias sociais. É preciso ler para não ser uma pessoa medíocre. O melhor processo de educação é este: ajudar a pessoa a se levantar. Na vida, nada é de graça. Tudo tem um preço. As coisas acontecem com um sentido. Muitos de vocês tinham oito, nove anos, quando começou a nossa luta para a construção desse instituto. Muita gente lutou para a chegada deste instituto hoje, em Hortolândia. Por isso, desenvolvam a maior virtude de todas. Sejam gratos”, salientou Perugini.

“Esta é a terceira visita que o prefeito Angelo Perugini faz ao nosso campus, neste ano. Ele tem dado grande importância à educação no município e à parceria com o Instituto Federal”, afirmou a professora Caroline Jango, presidente da Comissão Organizadora, destacando, dentro da programação, uma atividade, aberta ao público, que será realizada nesta sexta-feira (18/10), das 10h às 16h, em conjunto com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social: a Feira da Economia Solidária.

“Participar da Semana é desenvolver e aprender outras coisas, para além do trabalho feito em sala de aula. Tudo isso enriquece a formação de vocês, também como cidadãos, pessoal e profissionalmente”, ressaltou o diretor geral do campus HTO, Edgar Noda.

“Ciência e Tecnologia tem tudo a ver com inclusão social. Não adianta ter inovação sem beneficiar quem mais precisa. Somos gratos pelas parcerias com o Instituto, seja no projeto das costureiras do Residencial São Sebastião, seja no evento Diálogos. O Instituto Federal tem contribuído com a cidade de Hortolândia”, afirmou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

Feliz ao ver ex-alunos da rede municipal entre os atuais estudantes do Instituto Federal, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, salientou que, ao oferecer aulas de inglês, projetos na área de ciência e tecnologia e nas parcerias com a instituição, a Prefeitura investe para que os alunos das escolas municipais possam ingressar no IFSP-HTO, futuramente. “Hortolândia é uma cidade que, cada vez mais, pensa a tecnologia de maneira humanizada. Agradecemos pelas parcerias tanto na formação de professores quanto na de estudantes da EJA-Educação de Jovens e Adultos”, afirmou Sandra.

80% dos alunos do IFSP são de Hortolândia

Segundo o diretor geral do campus HTO, prof. Edgar Noda, o IFSP tem, atualmente, mais de 800 alunos na cidade, mais de 80% deles moradores de Hortolândia. A instituição oferece dois cursos superiores (Licenciatura em Matemática e ADS-Análise e Desenvolvimento de Sistemas), três técnicos concomitantes (MSI-Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Fabricação Mecânica) e três integrados ao Ensino Médio (Mecânica, Informática e Controle e Automação).

Estudante do 2º ano do curso de Automação Industrial, Giovana Cuerva, de 16 anos, participou da edição de 2018 como expositora da oficina de química. Agora, pretende assistir às palestras. “Enriquece a formação dos alunos. Há vários trabalhos desenvolvidos. Saber que tem uma semana só para eles valoriza o trabalho do aluno”, afirma a estudante. Para o colega Leonardo Valério, também de 16 anos, estudante do curso de Automação, o foco agora também são as palestras. “Dá para aprender muita coisa a mais”, comenta ele.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Previsão de chuvas volumosas para o inicio da semana que vem

Portal Hortolândia

Publicado

em

Segundo o Cepagri da Unicamp, nesta sexta-feira (14) a tendencia é de céu parcialmente nublado alternando com períodos de céu claro, e a temperatura máxima prevista é de 32ºC e minima de 20 ºC.

Já no fim de semana, sábado (15), a condição é de céu parcialmente nublado a nublado, e temperaturas entre 20 e 30ºC. A tendência para o domingo (16) é de um aumento na cobertura de nuvens baixas, com aspecto mais escuro, e há chances de chuva entre a tarde e a noite.

De acordo com o Cepagri, os indicativos para a próxima semana são de chuvas volumosas e recorrentes, temperaturas mais amenas e uma amplitude térmica baixa (pouca diferença entre as máximas e as mínimas diárias). É imprescindível manter-se atualizado da previsão e das condições meteorológicas para possíveis eventos de chuva intensa ou tempo severo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Praças esportivas de Hortolândia passam por manutenção

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza trabalhos de manutenção e melhorias nos espaços esportivos da cidade. Com o objetivo de oferecer locais renovados e em melhores condições de uso para a população, após a pandemia do Coronavírus, as equipes da Administração Municipal realizam, diariamente, ações de zeladoria. No Campo do Rosolen, está em andamento a instalação de canaletas para melhorar a drenagem e evitar a infiltração na quadra do Ginásio Gino Bernardini, localizado ao lado do campo, e da quadra de futevôlei, que fica na parte de trás do espaço.

“Após a volta das atividades esportivas em Hortolândia, os espaços esportivos estarão em melhores condições de uso. Estes serviços são essenciais para a conservação e renovação dos espaços públicos”, observa o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Panício, o Mercadão.

Arquibancada do Campo da Confibra em conclusão

A construção da arquibancada do Campo da Confibra está fase de conclusão. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, o quarto lance de assentos do espaço, que acomodará torcedores no tradicional palco de jogos do futebol amador da cidade, no Jardim Campos Verdes, foi finalizado. Estão em andamento os serviços de drenagem para evitar infiltrações, tanto na arquibancada quanto no campo, além da construção do calçamento, que facilitará o deslocamento das pessoas dentro da praça esportiva, e o plantio de grama, que cobrirá o talude onde fica a arquibancada, contribuindo com o embelezamento.

“A arquibancada acomodará aproximadamente 1.500 pessoas. O espaço é de alvenaria e concreto. O objetivo é que o público fique mais bem acomodado para assistir às partidas. Estes processos da obra, que estão em andamento, contribuem com a segurança e o embelezamento da nova construção”, informou Mercadão, ressaltando ainda que a construção da arquibancada acontece por meio de recursos do Governo Federal.

Gramados dos campos municipais de futebol passam por reforma

Além da construção da arquibancada do Campo da Confibra e dos serviços de drenagem e manutenção no Campo do Rosolen, equipes da Prefeitura também trabalham na manutenção dos outros campos de futebol da cidade. O objetivo é mantê-los em condições de uso, após a volta das atividades esportivas. As melhorias são realizadas nos gramados no campo do Remanso Campineiro, Jardim Adelaide, Poliesportivo (Nova Hortolândia), CAIC (Jd. Amanda) e no próprio Campo da Confibra.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

“Blog Educação” oferece atividades para o desenvolvimento integral dos alunos da Educação Infantil

Prefeitura

Publicado

em

A fim de trabalhar o brincar de diversas formas e, assim, possibilitar o desenvolvimento integral, ou seja, social, cognitivo e motor da criança na primeira infância, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza atividades lúdicas e diversificadas na modalidade Educação Infantil, no “Blog Educação” (consulte o link aqui). A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O “Blog Educação”, como ferramenta pedagógica, traz contribuições importantes para que as crianças que estão em casa possam ter acesso a conteúdos com estratégias lúdicas e possíveis de serem realizadas com a família. Nesse momento, as crianças, de zero a cinco anos, merecem ainda mais atenção, pois estão em pleno desenvolvimento.

Neste período de pandemia, que impôs o distanciamento social para conter a disseminação do Coronavírus, as crianças, que passavam boa parte do dia na escola, agora estão integralmente com a família, distantes das vivências, das interações e situações de aprendizagem promovidas de forma planejada e intencional pela escola. Além de estreitarem os laços familiares e contribuirem para o desenvolvimento integral dos alunos, as propostas de atividades, apresentadas no blog, oferecem possibilidades especialmente pensadas por professores, educadores e gestores para cada fase, prezando sempre pelo desenvolvimento integral dos alunos.

Para a mãe Ana Paula de Freitas Pasqualeto, a experiência com o blog tem sido muito boa. “As atividades são bem pedagógicas e minha filha adora fazer, estou sempre ajudando. Temos um grupo com as mães e a professora. Quando precisamos, podemos tirar dúvidas. É muito importante a criança ter esses estímulos e estudar desde a Educação Infantil. Ela já era muito esperta e com a ida para creche, se desenvolveu ainda mais. Eu acho a Lívia até avançada para a idade dela”, disse Ana Paula, de 35 anos, mãe de Lívia dos Santos Pasqualeto, aluna do maternal A, da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Novo Cambuí.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o papel do adulto como facilitador é fundamental, sendo uma oportunidade não só de aprendizagem, mas de convívio com as crianças por meio de experiências que estimularão diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

“Nossos profissionais têm trabalhado intensamente para oferecer atividades para as nossas crianças, desde o berçário, que valorizem, também, a vivência com as famílias, neste momento em que a interação social na escola é substituída pelo convívio em casa. O simples engatinhar do bebê, as brincadeiras e o diálogo são fundamentais para estimular o desenvolvimento. Através das atividades propostas temos o objetivo de oferecer experiências significativas e importantes para o desenvolvimento das crianças, como o desenvolvimento motor, emocional, afetivo, da imaginação e a ludicidade”, ressaltou a diretora de Educação Infantil, Maybe Lordano.

Em tempos de tecnologia, é importante incentivar as crianças a brincar longe das telas e estimulá-las a pular, rastejar, engatinhar, correr, interagir, explorar o espaço disponível, inventar brincadeiras, contar e recontar histórias e/ou fatos, cantar, dançar e explorar conceitos como alto e baixo, dentro e fora, pequeno e grande, curto e longo, quente e frio, entre outros. Essas atividades, embora pareçam comuns e corriqueiras, são fundamentais para o desenvolvimento da criança, ressalta a diretora.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, a Educação Infantil traz aprendizados significativos e proporciona vínculos afetivos. “A Educação Infantil trabalha o brincar e é justamente através desse brincar, diferenciado, que a criança conseguirá aprender e se desenvolver. Na brincadeira, a criança trabalha vários aspectos. No espaço do blog, as famílias poderão conhecer músicas, brincadeiras, histórias, jogos, experiências e outras propostas que são significativas e planejadas a partir de conteúdos importantes e essenciais para as crianças”, enfatizou Sandra.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade9 horas atras

Previsão de chuvas volumosas para o inicio da semana que vem

Segundo o Cepagri da Unicamp, nesta sexta-feira (14) a tendencia é de céu parcialmente nublado alternando com períodos de céu...

Nossa Região12 horas atras

Condutor de Hortolândia morre após acidente no pedágio em Leme

Um veículo Palio chocou-se contra a traseira do caminhão que estava parado na cabine de cobrança do pedágio em Leme,...

Nossa Cidade14 horas atras

Praças esportivas de Hortolândia passam por manutenção

A Prefeitura de Hortolândia realiza trabalhos de manutenção e melhorias nos espaços esportivos da cidade. Com o objetivo de oferecer...

Nossa Cidade14 horas atras

“Blog Educação” oferece atividades para o desenvolvimento integral dos alunos da Educação Infantil

A fim de trabalhar o brincar de diversas formas e, assim, possibilitar o desenvolvimento integral, ou seja, social, cognitivo e...

Nossa Cidade15 horas atras

Semáforos em implantação no Pq. Gabriel garantirão mais segurança a motoristas e pedestres

A instalação de estruturas semafóricas, em execução pela Prefeitura de Hortolândia na região do Parque Gabriel, próximo à Câmara Municipal,...

Nossa Cidade15 horas atras

Como utilizar sistema de solicitação de podas e cortes de árvores online é tema de capacitação para servidores do Meio Ambiente

Para facilitar e agilizar o atendimento à comunidade, a Prefeitura de Hortolândia implantará, em breve, o sistema de solicitação de...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares