Nossa Cidade

Prefeito entrega certidão de reservista a jovens de Hortolândia

Dentro das camisetas brancas, um mundo pela frente. Sonhos esportivos, tecnológicos ou com o bom e velho “rock&roll”. Braços tatuados ou “à moda antiga”. Cabeças com topetes, platinadas, rastafáris, cacheadas, black power ou de corte baixo. Assim, 1.500 jovens de Hortolândia, com 18 anos completos, participaram, na manhã desta sexta-feira (18/10), da cerimônia oficial de compromisso à bandeira. O evento, realizado no ginásio Victor Savala, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, reuniu autoridades militares e municipais, como o prefeito Angelo Perugini; os secretários de Segurança, Joldemar Nunes Correa (titular) e Adriana Carvalho (adjunta); o 1º Tenente Edivo Gomes da Silva, chefe da 14ª Circunscrição de Serviço Militar; e o sub tenente Ricardo Vernillo Ribeiro, do Tiro de Guerra de Americana/SP, além de dezenas de pais, avós, irmãos e demais familiares dos reservistas da classe 2001.

“Hoje, é importante falar a vocês sobre cidadania, responsabilidade e oportunidades de emprego. Há vários serviços que a Prefeitura disponibiliza e vocês podem procurar no nosso site (www.hortolandia.sp.gov.br). Desejo que os sonhos de vocês sejam maiores que seus medos, porque nem todas as tempestades vêm para atrapalhar a vida de vocês. Algumas vêm para limpar os caminhos. Há quase mil anos, um jovem influenciou a muitos, pelo seu exemplo, inclusive a mim mesmo: Francisco de Assis. Esse jovem falava assim: comece fazendo o necessário. Depois, o possível. Sem perceber, de repente, então você faz o impossível. Que Deus abençoe a vida e a família de vocês”, afirmou Perugini.

Anuncio


A fim de ajudar os rapazes nesta importante mudança de fase na vida pessoal e profissional, a Prefeitura, por meio da parceria entre as secretarias de Segurança e de Governo, promoveu, em setembro, um ciclo de três palestras sobre perspectivas de futuro, no auditório do Unasp, no Parque Ortolândia. Elas foram ministradas pelo diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Tino Sampaio.

Os jovens, agora reservistas, foram dispensados da prestação do Serviço Militar, porque Hortolândia é considerado município não tributário. “Este é um ato de patriotismo, de culto aos símbolos nacionais, pois cumpre a lei do Serviço Militar. Vocês não servirão à pátria como soldados, mas trabalhando, estudando, cuidando da família, na área civil, e deste modo, contribuirão para o Brasil. Quem não cumpre não vive sua cidadania em plenitude. Não pode se matricular em faculdade, nem receber diploma, nem votar, nem ser eleito, nem prestar concurso público. Esta é uma cerimônia de passagem. As escolhas que farão a partir de agora definirão seus destinos. Não se envolvam com drogas. Lembrem-se que os melhores amigos do jovem são seu pai e sua mãe”, orientou o 1º Tenente Edivo Gomes da Silva.

Ansiosos, com centenas de dúvidas na cabeça, nem todos os rapazes têm claro que caminho trilhar daqui pra frente. David Yuri Santos Crescencio, de 18 anos, morador do São Jorge, atua hoje como Jovem Aprendiz no Arena Atacado.  Se tem claro que não queria prestar serviço militar, ainda não sabe o que buscar no futuro. O colega Rafael Felipe Pinheiro da Silva, de 18 anos, também morador do São Jorge e Jovem Aprendiz na empresa de biscoitos Triunfo, sonha em ingressar na faculdade e cursar Psicologia. Hoje, aproveita o aprendizado no ambiente empresarial e faz curso de técnico em eletroeletrônica no Senai. “Sei que esta é uma etapa. Estou cumprindo esta etapa. Gosto de trabalhar em grupo, saber lidar com as nossas emoções e socializar”, comenta o jovem.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo