Nossa Cidade

Prefeito inaugura Emeb e anuncia mais uma Escola de Tempo Integral

 

Nesta quinta-feira (08/02), durante a inauguração da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias Macedo da Silva, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, o prefeito Angelo Perugini anunciou o projeto para construção de mais uma unidade de ensino para o bairro, dentro da proposta da Escola de Tempo Integral. Na Emeb recém inaugurada, 250 alunos estão matriculados desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Destes, 150 são do Ensino Fundamental e participam das atividades em tempo integral. “A nova escola ficará aqui neste terreno ao lado. A Prefeitura já está fazendo o projeto e, em breve, vamos ter mais detalhes desta obra, que atenderá novos alunos do Ensino Fundamental com atividades no contra turno”, afirma Perugini.

Anuncio


A proposta da Escola de Tempo Integral é formar as crianças por meio de um currículo de atividades correlacionadas com a grade convencional. Além de participar das disciplinas comuns às demais escolas, na Escola de Tempo Integral o aluno se desenvolve de forma diferenciada, em atividades no contra turno, trabalhando suas habilidades e talentos, através da participação em estações de vivência: espaços educativos adequados ao desenvolvimento e aprendizagem.

“Valeu a pena a nossa luta para transformar este espaço em escola. Hoje, estas crianças permanecem na escola em importantes atividades, como teatro e música, recebem alimentação adequada e são preparadas para a vida. Oferecemos formação diferenciada e cidadã”, destaca Perugini. “Queremos que os pais também participem desta proposta, muito além de estarem presentes nas reuniões periódicas. Os pais podem e devem estar presentes no dia a dia, envolvidos em todas as atividades possíveis, numa parceria muito importante com a escola”, convida o prefeito. 

Os pais estão felizes com o ensino em tempo integral. “A faxineira Rosana Bonatti, de 37 anos, acompanhou a cerimônia de inauguração ao lado da filha Rafaela, de dez anos. “Quando minha filha era menor, eu deixava ela na creche para poder trabalhar. Depois, a escola era só meio período e eu tinha que contar com ajuda de outras pessoas para cuidar dela. Este ano, eu sei que ela estará na escola o dia todo, bem alimentada e cuidada. Assim, fico mais tranquila”, disse Rosana.

Já a auxiliar técnica Vanessa França, de 36 anos, mãe da Lavínia, de sete anos, comemora a proximidade da escola com a residência da família. “Além da minha filha ter muitas atividades diferentes, a escola fica na mesma rua de onde moramos. É muito bom contar com educação de qualidade pertinho de casa”, avalia.

As crianças, por sua vez, estão curtindo as atividades do contra turno que, além de entreter os pequenos, colaboram para a formação integral das crianças como cidadãos. “A gente vem cedo pra escola, mas não é chato. Fazemos muitas coisas de artes e educação física. Eu acho bem legal”, disse Gabriele Galvão Mazieiro, de dez anos, aluna do 5º ano. “Eu gosto da aula de música e da merenda. Hoje comemos arroz, feijão, omelete picadinho e salada. Teve fruta também. Eu não gosto muito de fruta, mas na escola eu como”, confessou o aluno Zion Oliveira, de dez anos, colega de turma da Gabriele. “Tudo neste espaço foi pensado para oferecer o melhor atendimento a estes alunos. Aqui é muito mais do que uma estrutura física, tem alma neste lugar”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Uniformes e material escolar

A Gabriele e o Zion participaram da cerimônia de inauguração da Emeb Josias vestidos com os novos uniformes confeccionados pela Prefeitura de Hortolândia. Neste ano, as peças ganharam as cores branco e azul, numa composição de visual leve e moderna. A Gabriele até colocou um laço azul no cabelo, combinando com a camiseta e a bermuda. Nesta sexta-feira (09/02), começa a entrega gradativa dos kits, com duas camisetas e bermuda nas demais escolas municipais. O mesmo acontece com os kits de material escolar. Todos os alunos da rede serão atendidos: cerca de 24,6 mil matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Emeb Josias

Antes da emancipação do município, em 1991, e até 2009, o espaço abrigou uma creche e, posteriormente, o CAC (Centro de Arte e Cultura), órgão da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, passando por ampla reforma para funcionar como escola de tempo integral. A nova instalação recebeu o nome de Josias Macedo da Silva, alagoano que chegou ao bairro Chácara Fazenda do Coelho, em Hortolândia, em 1976, aos 24 anos. Na cidade, ele se casou e teve três filhos. Sempre teve participação ativa na política da cidade, integrando movimentos políticos pela emancipação e lutado e pela água e esgoto. Morreu no ano passado, as 68 anos de idade, vítima de infarto.

Escola de Tempo Integral

Retomado pelo governo em 2017, o Programa Escola de Tempo Integral visa oferecer a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. Neste ano, a iniciativa funcionará em 15 unidades municipais (confira abaixo), beneficiando 2.419 alunos. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) desenvolvam o programa, atendendo 4.210 alunos.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as aulas da Escola de Tempo Integral, no contra turno da grade convencional, terão início em datas diferenciadas. Iniciaram na quarta-feira (07/02), em seis escolas participantes: Emebs Jd. Interlagos e Josias da Silva Macedo e Emefs Viva Mais (Jd. Santa Clara), Profª. Patrícia Maria Capelato Basso (Jd. São Sebastião), Armelinda Espúrio da Silva (Chácaras Fazenda do Coelho) e Dayla Cristina Souza de Amorim (Jd. Santiago). Nas demais, as atividades começam após o Carnaval, no dia 19 deste mês. Neste período, os professores participam de oficinas e capacitações para o trabalho com os alunos de período integral.

Confira as escolas participantes do programa Escola de Tempo Integral em 2018

1. Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jardim Interlagos

2. Emef Dayla Cristina Souza De Amorim – Jd. Santiago

3. Emef Profª. Patrícia Maria Capelato Basso – Jd. São Sebastião

4. Emef Viva Mais – Jd. Santa Clara

5. Emef Profª. Maria Célia Cabral Amaral – Jd. Amanda

6. Emef Dona Ana José Bodini Januário – Jd. Amanda

7. Emef Armelinda Espúrio da Silva – Chácaras Fazenda do Coelho

8. Emef Jardim Primavera

9. Emef Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo – Jd. Estefânia

10. Emeb Josias da Silva Macedo – Jd. Nossa Senhora de Fátima

11. Emef Jd. Boa Esperança

12. Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani- Jd. Sumarezinho

13. Emef Renato da Costa Lima – Jd. Amanda

14. Emef João Calixto – Chácaras Nova Boa Vista

15. Emef Villagio Ghiraldelli

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo