Nossa Cidade

Prefeito participa de reunião da RMC em busca de soluções para saúde

 

O prefeito de Hortolândia,  Angelo Perugini, se reuniu com os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para buscar soluções sobre a saída de Cuba do Programa Mais Médicos. A reunião foi na sede da AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas), nesta quinta-feira (22/11). No encontro foi decidido o envolvimento de todas as cidades da RMC para a elaboração de uma Moção de Apelo que será entregue aos representantes do governo federal, governo de transição e Ministério da Saúde.

Anuncio


 “Na Moção de Apelo solicitaremos a reposição urgente do quadro de médicos nas cidades da região. A população está sofrendo com a situação, pois várias consultas que estavam agendadas foram remarcadas, mas não teremos certeza se conseguiremos atender todos os munícipes nas datas agendadas. É uma situação de extrema importância e que merece a atenção do governo”, declarou o prefeito Angelo Perugini.

Mais médicos em Hortolândia

Hortolândia contatava com quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que eram atendidas por profissionais cubanos e estão sem médicos: Jd. São Sebastião, Pq. Orestes Ôngaro, Jd. Adelaide e Jd. Nova Europa. As demais unidades de saúde estão com sua capacidade de atendimento significativamente reduzida, já que também perderam médicos. O município contava com 26 profissionais do Programa Mais Médicos, sendo que 18 são cubanos, que encerram o contrato de trabalho nesta semana.

A Prefeitura estuda alternativas para que seja assegurado o atendimento à população, priorizando as situações de maior gravidade. A população encontra esclarecimentos nas unidades de saúde, que estão funcionando com os demais profissionais, aptos a avaliar a melhor conduta possível a ser adotada em cada uma das situações.

A Administração Municipal conseguiu estruturar e ampliar a rede de atenção básica na cidade com apoio do Programa Mais Médicos, já que a contratação de profissionais sempre foi um desafio para todos os municípios brasileiros. Hoje, Hortolândia conta com 17 unidades básicas de saúde.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo