Nossa Cidade

Prefeito pede participação da Terceira Idade nos projetos da cidade

 

Duplicar ou triplicar o número de participantes do Centro de Convivência da Melhor Idade até 2019, quando acontecerá a próxima edição dos Jori (Jogos Regionais dos Idosos) da Quarta Região Esportiva, da qual Hortolândia faz parte. Esta é a tarefa que o prefeito Angelo Perugini delegou aos 14 atletas da Melhor Idade, medalhistas nos jogos, que estiveram, nesta terça-feira (27/03), em visita ao gabinete, no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro. Atualmente, cerca de 2.300 pessoas com 60 anos ou mais participam do projeto, nas duas unidades existentes (Remanso Campineiro e Jd. Amanda). Hortolândia conquistou o 18° lugar nos 22° Jori, em Limeira. 

Anuncio


Nos Jori deste ano, o município também ficou entre os dez mais bem colocados da RMC (Região Metropolitana de Campinas), segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A delegação reuniu 63 atletas, em 11 das 14 modalidades existentes, obtendo destaque em sete delas. Nas damas, no truco e no xadrez, todos femininos, obteve o 4o lugar; na dança de salão B (de 70 anos e acima) e no tênis de mesa feminino A (de 60 a 69 anos), o 7o lugar; no atletismo feminino e no tênis de mesa masculino B, o 8o lugar. Ao conquistar o 2o lugar no nado livre masculino, 25m, na categoria G (acima de 90 anos), o atleta Miguel Bezerra dos Santos, de 94 anos, chegou à etapa estadual, realizada no último final de semana, em Praia Grande, quando trouxe de volta para Hortolândia a medalha de bronze, pelo 3o. lugar.

“Parabéns a vocês que representaram nos Jori quem tem 60 anos ou mais, aqui em Hortolândia. Vejo por vocês que participar da Melhor Idade está sendo útil não somente para recuperar e manter a saúde, mas também para preservar a totalidade do ser humano. Quem é capaz de ser grato é um ser humano perfeito, maduro. Entende que faz parte de um coletivo. Agradeçam sempre aos filhos, parentes, a quem está com vocês no dia a dia”, sugeriu Perugini. Para o prefeito, o momento atual exige parceria entre poder público e comunidade. “A Prefeitura não consegue resolver tudo sozinha. Não vamos ter esta falsa ilusão. Poder público e comunidade não podem ser adversários, tem que caminhar juntos. Não existe Prefeitura se não existe povo. Quero que vocês dividam comigo esta tarefa. A participação de vocês é muito importante para a Prefeitura e a cidade funcionarem”, afirma o prefeito. 

Segundo o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ananias José Barbosa, o bom resultado de Hortolândia nos 22° Jori deve-se “à política de inclusão do prefeito Angelo Perugini, de acolher os idosos e fazer tudo com carinho”. A meta é, com o aumento do número de participantes do projeto, ter prédio próprio também no Jd. Amanda e, assim que possível, abrir unidades no Jd. Rosolen e no Jd. Nova Hortolândia. No momento, os moradores destes dois últimos bairros são atendidos nas unidades em funcionamento.

“VIVO MAIS”

“A Melhor Idade rejuvenesce. Sinto-me muito acolhida e cada vez melhor. Agradeço pelo carinho com que esta equipe trata os idosos”, afirma Rozária Valero, de 64 anos, 4o lugar em Damas nos Jogos de Limeira. “A vida começa quando a gente aposenta, ela não termina aí”, ensina a 7a colocada em Tênis de Mesa, Elsa Ikeda, de 63 anos, participante do Jori há três anos. Para ela, o segredo é conciliar atividade física e muita alegria. “Para mim é vida! Cada vez que participo parece que vivo mais. Sinto-me nova e feliz! Recomendo a todos a participar dos Jori. O melhor remédio para a saúde são os exercícios físicos. A convivência é ótima também. É bom conversar com pessoas da mesma idade, trocar experiências e compartilhar”, ressalta.

Destaque na Natação, na categoria G, Miguel Bezerra dos Santos de 64 anos, diz que participa dos Jori desde sempre. Até perdeu a conta do número de edições em que esteve presente. Desta vez, foi para a etapa estadual e voltou com o 3o lugar. “Para mim, representa muita coisa: saúde, felicidade, amizade com o pessoal. Sou muito querido por este pessoal. Recomendo a todos a participação no Centro de Convivência da Melhor Idade. Somos espelho para esta turma. Deus quer que a gente passe uma mensagem: servir de espelho para os demais, tanto para os idosos sofredores, que estão na cama e não querem mais nada, quanto para os jovens, que precisam se conscientizar de que a vida não é tudo do jeito que eles querem”, ensina.

“Foi um resultado mais que positivo, uma colocação geral que Hortolândia nunca teve. É um trabalho conjunto da Secretaria de Inclusão com o Centro de Convivência da Melhor Idade. Tenho certeza de que essas pessoas fizeram história. Cada um progrediu. Vimos o empenho e a dedicação de cada atleta”, avalia Édson Ferreira, coordenador do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade).

Os Jori são uma iniciativa do governo estadual, por meio do FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e de secretarias do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras municipais. Para participar, o idoso deve ter no mínimo 60 anos de idade e frequentar projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelo Fundo Municipal. Segundo os organizadores, os Jori buscam resgatar a autoestima, incentivar a atividade física e o convívio social. 

Confira a posição das cidades da RMC:

1. Campinas – 1o.

2. Itatiba – 2o.

3. Paulínia – 9o.

4. Americana – 10o.

5. Jaguariúna – 12o.

6. Nova Odessa – 13o.

7. Valinhos – 14o.

8. Santa Bárbara d’Oeste – 15o.

9. Hortolândia – 18o.

10. Sumaré – 22o.

11. Arthur Nogueira – 28o.

12. Pedreira – 29o.

13. Vinhedo – 32o.

14. Holambra – 35o.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo