Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito quer cidadão no centro das ações e dos projetos da Prefeitura Destaque

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 60

 

Pelo menos 700 pessoas, dentre elas 57 pesquisadores da educação especial e de áreas correlatas, participaram do VI Simpósio de Educação Especial e Inclusiva 2017, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Em cinco dias de intensos trabalhos sobre o tema “Entre Nós: compartilhando saberes e experiências educativas”, foram realizadas duas palestras, 10 mesas redondas e 17 minicursos. Os dados foram apresentados pela Comissão Organizadora na cerimônia de encerramento, na manhã desta sexta-feira (10/11), na FACH (Faculdade de Hortolândia), na Av. Santana, no Jd. Amanda, que contou com a presença do prefeito Angelo Perugini e do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Anuncio


Voltado a profissionais de educação, em especial da rede municipal, o evento trouxe ao município pesquisadores do Rio de Janeiro e de pelo menos 10 municípios paulistas (Campinas, Vinhedo, Valinhos, Sumaré, Indaiatuba, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Araraquara e São Paulo-capital).

“Parabenizo os organizadores e participantes do evento por este gesto que mostra a importância da Educação Inclusiva para Hortolândia e região. Na nossa gestão, não queremos ser conhecidos por uma Administração que faz pontes, asfalto ou outras obras, mas por trazer um jeito novo de pensamento na cidade, de que o cidadão também tem algo a oferecer, seja de material ou de espiritual. Ele pode colaborar, dando ideias, participando. Nas escolas de tempo integral, por exemplo, pais e responsáveis não podem desejar que a escola seja responsável por cuidar sozinha de nossas crianças. É a ideia de pertencimento, de dedicação, de fazer parte, como destaca o nosso secretário de Educação, Fernando Moraes”, afirma o prefeito. “Nossa grande missão é pensar que as coisas que mais nos afetam são a nossa maior força. Vocês, da Educação Especial e Inclusiva, já descobriram isso, ao lidar com as crianças com deficiência. A deficiência delas é a maior riqueza que precisa ser descoberta. Muita força e entusiasmo para vocês”, complementou Perugini.

Advertisement

“Parabéns para a Comissão Organizadora. Participar de eventos assim é sempre importante para quem está na área. Passaram por aqui muitos profissionais que têm larga experiência e isto vai ajudar com certeza em nossas práticas do dia a dia no AEE (Atendimento Educacional Especializado) e ao professor em sala de aula”, avalia Cássia de Freitas, professora do AEE da Secretaria de Educação de Campinas.

Participante do evento pela 1ª vez, Elizete Lobato Miranda, professora da sala de recursos multifuncionais e referência na Região Leste/Campinas, participou das atividades a semana toda. “Contribui muito para a nossa formação pelo alto nível das pessoas que vieram compor as mesas e dar palestras e minicursos, o que acrescenta na vida pessoal e profissional. É um momento de renovação do compromisso nosso com a educação inclusiva e de aceitação das diferenças, de reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças. É também um momento de parar e não cair no ativismo – quando o profissional se envolve tanto com o trabalho que se esquece da formação continuada, de que ele precisa de atualização”, afirma.

“É um evento maravilhoso. Fiquei muito impressionada com a qualidade, de como estão as discussões sobre Educação Inclusiva no município, da integração entre a educação e a saúde, que se encontram e atuam como complementares. É muito rico. Fiquei muito impressionada e vou voltar, desta vez para trazer estação de oficinas”, avisa a fonoaudióloga e professora Daniela Marçal, da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), doutoranda em Design com pesquisa sobre recursos de mediação para crianças com autismo, convidada para realizar palestra e minicurso.

“Alcançamos nosso objetivo, de fazer um simpósio grande, com pessoas tão capacitadas, com grande experiência de trabalho, que passaram tantas coisas para nós. Foi um intercâmbio maravilhoso de experiências e conhecimentos. Almejamos que nos próximos simpósios ampliemos a participação da sociedade e das pessoas com deficiência”, avalia a coordenadora pedagógica responsável pela Educação Especial/Inclusiva em Hortolândia, Regina Célia Almeida Dias Shigemoto, uma das idealizadoras do evento.

Advertisement

Em Hortolândia, há 414 alunos com deficiência incluídos nas 58 unidades da rede regular de ensino, em turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Há também alunos com deficiência atendidos no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”). No CIER-Saúde, recebem atendimento multiprofissional (com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta, psiquiatra infantil social); serviços de audiometria com atendimento, avaliações e testes; orientações a pais; confecção de órteses simples e suporte à inclusão de casos específicos junto à escola. No CIER-Educação, alunos com deficiências acentuadas e/ou múltiplas são atendidos em regime escolar, do 1º ao 5º ano. Lá também há avaliação dos casos mais graves.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Nova onda de calor no Sudeste

Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo e do MetSul. Além da nossa região, a alta nas temperaturas afetará o Centro-Oeste e o Sul.

A previsão é a de que o sol chegue forte esta semana e permaneça por até o dia 2 de maio, ou seja, muita hidratação e proteção contra os raios solares.

Anuncio


O fenômeno fará com que a temperatura média de abril termine mais elevada. Mas além dessas três regiões destacadas acima, parte dos estados de Rondônia, Tocantins e Bahia também sentirão essas mudanças.

Cidades do Centro-Oeste e interior de São Paulo, como é o caso de Hortolândia, poderão atingir marcas de 37ºC a 39ºC.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Confira quando a Praça da Cidadania, em Hortolândia, será inaugurada

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Praça da Cidadania

Nesta quinta-feira (25), Hortolândia celebra a entrega da Praça da Cidadania, um projeto colaborativo entre o Governo do Estado de São Paulo e o município. A solenidade de inauguração está marcada para as 10h, na Praça da Cidadania de Hortolândia, situada na Rua Congonhas, 505, no Jardim Nova América.

O evento contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

Anuncio


O Programa Praça da Cidadania, coordenado pelo Fundo Social de São Paulo, visa estabelecer espaços públicos que promovam inclusão social, ofereçam oportunidades de aprimoramento profissional e incentivem a participação comunitária, especialmente para indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Além de fomentar a prática esportiva e proporcionar momentos de lazer, a praça também servirá como um centro de qualificação profissional, abrigando a Escola de Qualificação Profissional.

Advertisement

Detalhes da inauguração da Praça da Cidadania

A inauguração da Praça da Cidadania em Hortolândia marca um momento histórico, sendo a primeira unidade do programa implantada em um município do interior do estado de São Paulo.

Atualmente, o projeto concentra-se na região da Grande São Paulo, com unidades em Guarulhos, Itapevi, Osasco, Santo André, além dos bairros Vila da Paz e Paraisópolis, na capital paulista. O Fundo Social de São Paulo tem planos para estabelecer outras 14 unidades em todo o estado, ampliando o alcance e o impacto positivo do programa.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Hospital Municipal de Hortolândia


Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a inserção de um cateter PICC em uma paciente infantil de um ano de idade.

O procedimento, que ocorreu na sexta-feira (19), foi conduzido pela equipe médica do hospital e coordenado pela enfermeira Daniela Carvalho dos Santos, responsável pelo setor Linha de Cuidado Materno Infantil. O cateter PICC (cateter central de inserção periférica) é um dispositivo utilizado em pacientes que necessitam de medicação por períodos prolongados, facilitando a administração dos tratamentos.

Mais detalhes sobre o procedimento inédito no Hospital Municipal de Hortolândia

Anuncio


No caso da paciente em questão, o cateter foi necessário para possibilitar a administração de antibióticos. A criança, que já estava internada há um mês para tratamento de broncopneumonia, enfrentava dificuldades para encontrar acessos venosos. Diante dessa necessidade, a equipe médica optou pela inserção do cateter PICC, garantindo assim a continuidade do tratamento de forma adequada.

A coordenadora Daniela Carvalho dos Santos ressaltou a importância da habilitação dos profissionais de enfermagem para a realização desse tipo de procedimento. Ela destacou que o cateter PICC só pode ser inserido por profissionais devidamente capacitados, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

Advertisement

Apesar do procedimento, a paciente permanece internada, consciente e sob os cuidados da equipe médica, acompanhada pela mãe. A previsão é de que receba alta na próxima semana, após garantir que seu estado de saúde esteja estabilizado e que o tratamento seja eficaz. Essa conquista representa mais um avanço na oferta de serviços de saúde de qualidade à comunidade de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos42 minutos ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Dia dos Patinadores Dia dos Patinadores
Esportes1 hora ago

Agora Hortolândia tem o Dia dos Patinadores: projeto de lei tem aprovação unânime

Na noite de ontem (22), o legislativo municipal de Hortolândia aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui o...

Hortolândia Hortolândia
Policial4 horas ago

Homem é preso após agressões físicas e psicológicas contra a companheira em Hortolândia

Na noite de ontem (22), a polícia de Hortolândia se dirigiu até o bairro Vila São Pedro, após receberem relatos...

Nova onda de calor no Sudeste Nova onda de calor no Sudeste
Nossa Cidade4 horas ago

Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia

Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo...

Lua Cheia Rosa Lua Cheia Rosa
Brasil4 horas ago

Saiba como ver a Lua Cheia Rosa, fenômeno que ocorrerá hoje (23) no céu de todo país

Na noite de hoje (23), um fenômeno conhecido como Lua Cheia Rosa poderá ser visto no céu de todo país....

Consimares Consimares
Nossa Região5 horas ago

Escola em Elias Fausto implanta projeto de compostagem em parceria com o Consimares

Estudantes da Escola Municipal Aparecida do Carmo Maschietto, em Elias Fausto, estão se tornando verdadeiros agentes de mudança ao aprenderem...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade6 horas ago

Confira quando a Praça da Cidadania, em Hortolândia, será inaugurada

Nesta quinta-feira (25), Hortolândia celebra a entrega da Praça da Cidadania, um projeto colaborativo entre o Governo do Estado de...

Advertisement
cinema

Populares