Nossa Cidade

Prefeito reúne Conselhos para ampliar diálogo e participação popular

Perugini pede apoio aos conselheiros para incentivar moradores a se sentirem donos da cidade 

Para ampliar o diálogo com a comunidade e intensificar a participação dos moradores nas ações da cidade, o prefeito Angelo Perugini se reuniu com os presidentes dos 21 Conselhos Municipais existentes em Hortolândia, nesta quinta-feira (1/2), em seu gabinete, no Paço Municipal Palácio das Águas.

Anuncio


“Nosso governo trabalha para que as pessoas tenham consciência sobre a importância do envolvimento delas nas ações do município. Queremos instigá-las ao empoderamento nas ações e necessidades da cidade. O papel dos conselhos municipais, cujos representantes foram eleitos pela população, é muito importante nessa tarefa. Por isso, é necessário o diálogo permanente. Mais do que solucionar os problemas das pessoas, desejamos orientá-las para que elas sejam envolvidas na solução deles”, disse o prefeito.

Durante a reunião, os conselheiros elogiaram a iniciativa de Perugini e destacaram a necessidade de manter o diálogo permanente com o Poder Público.

 “Essa é a primeira vez que participamos de uma reunião englobando todos os conselhos e a Prefeitura. Isso é muito importante, pois esse momento nos permite apresentar os problemas que enfrentamos no dia a dia dentro dos Conselhos e, a partir disso, discutir ações para solucioná-los”, disse o presidente do Conselho da Saúde, Darci Pinheiro de Oliveira. 

“Saber e comprovar que o governo se importa também com os Conselhos é maravilhoso. Muitas vezes nos deparamos com problemas que estão além do que está vinculado ao Conselho que fazemos parte e, por diversas vezes, não sabemos como proceder e nem quem procurar. Com essa união de todos, vamos ter a oportunidade de oferecer à população um serviço mais eficiente e de qualidade”, comemorou a presidente do Conselho de Proteção e Bem Estar Animal, Erika Silva.

Os conselheiros desenvolvem papel fundamental na consolidação da cidadania ativa no município. São eles, destaca Perugini, que levam para as pessoas a importância do participar, do se envolver e de serem protagonistas das realizações de que tanto a cidade precisa.

“O essencial é a missão que vocês têm como líderes no envolvimento com as pessoas. Governo bom é aquele que abre espaço para ouvir as pessoas, para receber críticas e sugestões e, junto com a comunidade, busca solução para os problemas. Temos sempre o que melhorar. O Conselho tem que defender o interesse do povo e estimular a participação das pessoas nas coisas da cidade. Queremos que cada cidadão sinta a cidade com sua”, reforça Perugini. 

Diálogo permanente

Para manter o diálogo permanente com os conselhos, a Prefeitura prepara reuniões e formações para os conselheiros, com previsão de início para março, segundo o secretário de Governo, Carlos Augusto César.

“Criar um vínculo com representantes dos Conselhos é o nosso primeiro passo. Desejamos manter o contato periodicamente com todos os Conselhos, além de fornecer formação e capacitação para que os membros de cada Conselho possam desenvolver um trabalho mais eficiente para a população”, explicou o secretário. 

Entenda a função dos conselhos

Os Conselhos Municipais são ferramentas criadas para possibilitar a participação ativa da população no processo de criação de políticas públicas nas cidades. Esses órgãos atuam em defesa dos interesses dos cidadãos. São formados por representantes da sociedade civil e do governo. 

Conheça os Conselhos Municipais existentes em Hortolândia

Conselho Municipal do Idoso

Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial

Conselho Municipal da Saúde

Conselho Municipal do Meio Ambiente

Conselho Municipal Proteção e Bem Estar Animal

Conselho Municipal Desenvolvimento Urbano

Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Conselho Municipal de Assistência Social

Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas

Conselho Municipal de Alimentação Escolar

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Conselho Municipal de Segurança Alimentar

Conselho Municipal da Juventude

Conselho Municipal da Habitação

Conselho Municipal do Fundeb

Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico

Conselho Municipal de Segurança

Conselho Municipal de Política Cultural

Conselho Municipal de Esporte

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo