Nossa Cidade

Prefeito visita novo Centro de Exames por Imagem, unidade que terá mutirão de ultrassom, neste sábado (19/10)

O prefeito Angelo Perugini esteve, na tarde desta sexta-feira (18/10), no Centro de Especialidades Médicas, onde visitou o novo Centro de Exames por Imagem. A instalação conta com quatro salas para ultrassom geral e ginecológico, vestiários masculino e feminino, além de sala de espera específica para quem vai realizar exames por imagem, o que garante conforto e privacidade aos pacientes. Neste sábado (19/10), um mutirão de ultrassom transvaginal será realizado no local, com atendimento de 500 mulheres que já tinham pedido médico e aguardavam pelo exame. A ação faz parte da intensificação de ultrassom transvaginal, iniciada no dia 7 deste mês, e que vai até novembro, com objetivo de agilizar o atendimento de quem aguarda este tipo de ultrassom.

“Amanhã é um dia muito especial. Nós convocamos 500 mulheres para fazer ultrassom transvaginal e, para isso, nós preparamos melhor o local”, destacou o prefeito, que conferiu de perto os espaços privativos, onde as pacientes terão atendimento humanizado.

Anuncio


Há três meses, a Prefeitura trabalha na adequação da área interna do Centro de Especialidades Médicas, para implantação do novo Centro de Exames por Imagem. A otimização do espaço foi possível por causa da transferência da Central de Regulação, área administrativa que funcionava no Centro de Especialidades, para um novo endereço, no terceiro andar do prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, inaugurada em agosto.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, há um ano, o município realizava 2 mil exames de diagnóstico por imagem a cada mês; hoje, são feitos 3 mil exames.Com a criação deste Centro de Exames por Imagem, a meta é ampliar a oferta para 3,5 mil exames por mês, até o final deste ano.

Com a ação de intensificação de ultrassom transvaginal e o mutirão deste sábado, a Prefeitura estima que até o final deste ano a espera por este tipo específico de exame seja de, no máximo, 45 dias. Antes, a cada mês eram realizados 500 exames deste tipo, e a espera ultrapassava 3 meses.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendoque a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal, obra que está em licitação. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo