Nossa Cidade

Prefeitura abre inscrição para cursos de qualificação gratuitos

A partir de quinta-feira (10/07), jovens com idade entre 14 a 18 anos podem se inscrever para os cursos gratuitos nas áreas de Auxiliar de Escritório, PET (Programa de Educação Para o Trabalho) e Gestor de Projetos Sociais. As inscrições serão realizadas de até o dia 23 deste mês, no Centro de Qualificação Profissional I, localizado na rua Estados Unidos, 217, no Jardim Santa Clara do Lago II. No total 70 vagas estão disponíveis.

Os cursos são realizados em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A formação é promovida pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Os cursos ocorrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As aulas iniciam em agosto.

Anuncio


Para se inscrever no curso de Auxiliar de Escritório, é preciso ter idade de 14 a 21 anos e estar cursando o Ensino Fundamental II. A carga horária da formação é de 160 horas. Os documentos necessários são cópias de RG, CPF, comprovante de endereço, declaração escolar, 2 fotos 3×4 e cópia do holerite do responsável. Os interessados precisam levar RG, comprovante de residência, histórico de conclusão ou declaração de que está cursando o Ensino Médio.

O curso de Auxiliar de Escritório destina-se a jovens que buscam desenvolvimento profissional, que tenham interesse em adquirir conhecimentos relativos a rotinas e processos básicos de escritório e inserir-se no mundo do trabalho.

O curso Gestor de Projetos Sociais foi criado para pessoas que atuam ou tenham planos em atuar nas comunidades e empresas, planejando ações sociais de forma coletiva, para resolução de problemas locais. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuar em organizações sociais, estabelecendo parcerias, mantendo atitude empreendedora e sabendo usar ferramentas de gestão visando à sustentabilidade, de acordo com uma visão participativa e sistêmica.

A carga horária é de 160 horas. Para participar é preciso ter a idade mínima é 18 anos, e estar cursando o Ensino Fundamental. Os documentos necessários são cópias de RG, CPF, comprovante de endereço, declaração escolar e 2 fotos 3×4 e cópia do holerite do responsável.

Na área de Programa de Educação Para o Trabalho o objetivo é preparar jovens para o ingresso no mercado de trabalho. De forma prática e realista, o Programa apresenta o mundo do trabalho, as possibilidades e limites do mercado e de várias profissões e as perspectivas para quem está querendo começar sua vida profissional. São 330 horas de curso é necessário ter idade entre 14 e 18 anos, e estar cursando o 8ª ano do ensino fundamental II.

 

Certificado pelo Senac

Certificados pelo Senac, os cursos são oferecidos semestralmente pelo Departamento de Trabalho e Geração de Renda. De acordo com a diretora do Departamento de Geração e Renda, Alexandra Santos, os jovens formandos já saem prontos para participar de processos seletivos e ingressar no mercado de trabalho.

 

Temas que serão abordados:

Gestor de Projetos Sociais

Papéis e responsabilidades dos setores: mercado, governo e social; Redes sociais e desenvolvimento local; Parcerias, responsabilidade social e sustentabilidade; Ferramentas de gestão: planejamento estratégico, elaboração e avaliação de projetos sociais e captação de recursos.

 

Auxiliar de Escritório:

    Mercado de trabalho e empregabilidade

    Marketing pessoal na busca de oportunidades de trabalho

    Os recursos linguísticos como ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional

    A língua como instrumento da cidadania: interpretação e produção textual

    Percepção, autonomia, adequação e escolha

    Representações dos números (naturais, inteiros, racionais)

    Diferentes procedimentos de cálculo (exato e aproximado, mental e escrito)

    Unidades de medida padronizadas (massa e volume)

    Criação de tabelas, análise e interpretação de gráficos

    IBGE – Censo 2010: cidadania – projeto futuro

    A responsabilidade e a ética nas rotinas e processos básicos de escritório

    Perfil do profissional de escritório

    A tecnologia como aliada dos processos administrativos

    A organização como ferramenta de controle dos processos

    A importância e a diversidade das rotinas e processos básicos de apoio aos serviços de escritório

 

PET

Desenvolvimento Humano;

Desenvolvimento Pessoal;

Comunicação;

Atitude Empreendedora;

Sistemas e Processos Organizacionais;

Excelência no Atendimento e Relacionamento com o Cliente;

Planejamento e Gestão de Fóruns:

Profissional: Juventude e mundo do trabalho;

Social: Juventude, vida comunitária e exercício da cidadania.

 

FONTE: PREF HORTOLÂNDIA

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo