Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Prefeitura abre inscrições para o Programa Jovem Protagonista

Prefeitura

Publicado

em

Interessados até o dia 28 de junho para inscrever projetos

A Prefeitura de Hortolândia está com inscrições abertas para o Programa Jovem Protagonista, voltado para jovens com idade entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Para participar, é necessário apresentar um projeto social com atividades de apoio e fomento do protagonismo juvenil para a comunidade. Os projetos inscritos serão analisados pela Comissão de Avaliação, Seleção e Monitoramento com base no Programa Jovem Protagonista. Os participantes aprovados receberão uma bolsa auxílio de R$ 540,00 mensais para realizar o projeto. As inscrições vão até o dia 28 de junho.

Interessados em integrar o programa devem procurar a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, no Paço Municipal Palácio das Águas, localizado na rua José Claudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. São 25 vagas. A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no Diário Oficial do Município, que pode ser consultado no site www.hortolandia.sp.gov.br. 

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o Programa Jovem Protagonista foi instituído pela Lei nº3.592/2018 e regulamento e Decreto nº4.160/2019. O Programa tem caráter inclusivo com o objetivo de buscar alternativas para o combate à vulnerabilidade social, por meio das ações comunitárias protagonizadas pelos jovens hortolandenses. Os interessados deverão inscrever seus projetos e aguardar a análise da Comissão de Avaliação, Seleção e Monitoramento com base no Programa Jovem Protagonista.

Dentre as atividades desenvolvidas durante o programa estão formular diretrizes e propor à Prefeitura o desenvolvimento de ações que contribuam para a integração cultural, econômica, social e política dos jovens inscritos; propor e acompanhar a execução de projetos para a comunidade, cursos de aperfeiçoamento, dentre outros.

No caso de o número de inscrições superar o de vagas, a preferência para integrar o programa seguirá critérios como menor renda per capita, maiores encargos familiares, mulheres que sustentam suas famílias, maior tempo de residência no Município de Hortolândia.

De acordo com o diretor do Departamento de Economia Solidária, Gerson Ferreira, o jovem poderá permanecer no programa por até dois anos. “O jovem deverá investir pelo menos 25 horas de trabalho mensal desenvolvendo o protagonismo dentro da cidade. Eventualmente, ele também deverá participar das atividades desenvolvidas na Administração Municipal, mantendo canais de comunicação em relação aos temas relacionados ao seu projeto”, explicou Ferreira.

O diretor acrescenta que os participantes deverão comprovar a participação efetiva no projeto. “Todos integrantes deverão apresentar relatórios com descrição, horário de dedicação ao projeto, além de imagens. O roteiro de orientação para apresentação do projeto será entregue no ato da inscrição”, acrescentou o diretor.

Para mais informações acesse o Diário Oficial do Município de Hortolândia, edição nº 0541, do dia 27 de maio de 2019.

Justiça Social

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, explica que um dos desafios do Poder Público é formar pessoas que exerçam a cidadania, que sejam capazes de aprender as novas linguagens que surgem, diariamente, e ganham espaços no disputado mercado de trabalho. “No Programa Jovem Protagonista, o jovem é tomado como elemento central da prática educativa, que vão além dos seus interesses individuais e familiares. Ele participa de todas as fases desta atividade, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária, igrejas, associações, entidades assistenciais, entre outros. A ideia é que o protagonismo juvenil possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o crescimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidades em que eles estão inseridos. Dessa forma, contribuiremos para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito, contribuindo para uma proposta de transformação social”, explicou o secretário.

PIC

O Programa Jovem Protagonista, assim como os cursos de qualificação profissional integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) implantado pela Prefeitura com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. Mais de 100 obras e serviços serão realizados por meio do PIC.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade1 dia atras

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos...

Nossa Cidade2 dias atras

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de...

Nossa Cidade2 dias atras

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia. O...

Nossa Cidade2 dias atras

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às...

Policial2 dias atras

Policiais militares detém dupla por comercialização de drogas na Vila Inema, em Hortolândia 

Uma viatura da Polícia Militar em patrulhamento na tarde desta sexta-feira pelo bairro chácaras Coelho, detiveram dois suspeitos na prática...

Nossa Cidade2 dias atras

Última etapa de mutirão de assinaturas de regularização fundiária é neste sábado (23/01)

Para garantir moradia digna para a população, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares