Nossa Cidade

Prefeitura agenda exames para Carreta de Mamografia

Mulheres podem procurar a unidade de saúde mais próxima para marcar data da avaliação

A Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta quarta-feira (25/01), o agendamento de exames para a Carreta de Mamografia –Programa Mulheres de Peito, uma parceria do município com o governo do Estado. O exame de prevenção ao câncer de mama deve ser agendado nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) e nas USF´s (Unidades de Saúde da Família) de referência da paciente. Serão atendidas mulheres a partir dos 35 anos de idade.
De acordo com a Secretaria de Saúde, para agendar a mamografia é preciso apresentar documento de identidade com foto, além do Cartão SUS. Também é necessário disponibilizar um telefone para contato.
Os exames da Carreta de Mamografia serão realizados entre os dias 14 de fevereiro e 18 de março, período em que o serviço móvel do governo estadual ficará em Hortolândia.
A Prefeitura divulgará, nos próximos dias, o local onde será instalado o serviço móvel. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão realizados 50 exames, de segunda a sexta-feira, e 20 aos sábados.

Anuncio


No dia do exame, as pacientes agendadas deverão se dirigir a Carreta de Mamografia com RG e o Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos devem apresentar, também, o pedido médico para realização da mamografia, emitido tanto pela rede pública de saúde quanto pela particular. Para pacientes acima de 50 anos não há necessidade de pedido médico pra fazer a avaliação. Basta levar o documento de identidade (RG) e o Cartão SUS.

PARCERIA
A Carreta de Mamografia é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual da Saúde, uma conquista do prefeito Angelo Perugini, durante o mandato como deputado. A realização dos exames gratuitos de mamografia é uma das prioridades para a área da Saúde nos 100 primeiros dias do governo Perugini.
“Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres de Hortolândia tenham a oportunidade de fazer o exame, gratuitamente. A mamografia é um importante instrumento de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Pode salvar vidas”, afirma o prefeito.
O serviço móvel garantirá atendimento a cerca de 1.300 mulheres. Os exames serão realizados de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
“Vamos garantir para Hortolândia e região o acesso a um serviço importante de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, tudo gratuito”, disse o secretário municipal de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

O SERVIÇO
A mamografia é o exame que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama. O objetivo do Programa Mulheres de Peito tem o objetivo de promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.
De acordo com Roseni Noventa, supervisora técnica de unidades móveis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as carretas do Programa Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.
Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo