Nossa Cidade

Prefeitura agiliza cirurgias no Hospital Municipal

Segundo artigo da Prefeitura de Hortolândia, desde o início do ano, foi intensificada a realização de cirurgias eletivas (com agendamento) no Hospital Municipal Governador Mário Covas.

Com a conquista de três focos cirúrgicos novos, mesa cirúrgica e, também, novos carrinhos de anestesia, pacientes que aguardavam por cirurgias tem sido convocados com maior rapidez para o procedimento. É o caso da camareira Carolina de Fátima Mascarenhas Velido, de 30 anos, moradora do Jd. Amanda. Há oito meses, ela descobriu em uma consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Amanda que as dores que sentia eram causados por pedras na vesícula. A cirurgia para retirada da vesícula foi realizada no dia 14 de agosto.

Anuncio


“O médico da UBS fez o pedido para cirurgia e os exames preparatórios. Dei entrada na solicitação para a cirurgia e aguardei a chamada. Pensei que fosse demorar, mas já fui chamada e deu tudo certo. Operei e estou em recuperação agora. Fui muito bem atendida durante a internação a, agora, continuo em acompanhamento pela equipe de cirurgiões do Hospital”, destacou Carolina.

A dona de casa Michele Aparecida Chaves Costa, de 51 anos, moradora do Remanso Campineiro, também fez cirurgia de vesícula no início deste mês, no Hospital Municipal. “Passei em consulta na UBS Nova Hortolândia em janeiro e minha cirurgia foi no início de agosto. Achei que o tempo de espera não foi longo, deu para esperar. E o atendimento foi muito bom durante o período que fiquei no Hospital”, afirmou Michele.

Atualmente, o Hospital Municipal realiza cerca de 120 cirurgias eletivas por mês, além das cirurgias de urgência e as de ortopedia e também dos partos cesáreos, que precisam ser realizados em centro cirúrgico. Em breve, a Prefeitura vai começar a obra de reforma e ampliação do Hospital, desde a fachada até as instalações internas, ação que garantirá a ampliação de 62 para 100 leitos, incluindo 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adultos e serviço de tomografia. Também haverá a ampliação de quatro para cinco salas cirúrgicas, o que vai melhorar a capacidade para a realização de cirurgias.

Esta será a primeira grande reforma no Hospital Municipal, construído há 15 anos para atender uma população estimada em 160 mil habitantes, na época. Com as melhorias previstas, o hospital terá uma mudança de perfil e passa a ser considerado de média complexidade, com aumento da resolutividade assistencial. Isso garantirá atendimento de mais qualidade, em menor tempo e reduz a necessidade de transferência dos pacientes para outros hospitais da região.

Saúde em transformação

A Prefeitura de Hortolândia têm investido na reestruturação da rede pública de saúde da cidade, com a abertura de novas UBS, farmácias mais perto de casa, e a reforma e ampliação do Hospital, entre outras ações. Estes investimentos já apresentam resultado na qualidade do atendimento prestado aos munícipes.

Estas intervenções integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas pela Prefeitura com apoio de recursos da iniciativa privada, dos governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo