Nossa Cidade

Prefeitura alerta para população colaborar no combate ao Aedes aegypti

Neste momento grave da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para a população fazer a parte que lhe cabe no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura alerta para o risco de adoecer de alguma das enfermidades transmitidas pelo mosquito, uma vez que a rede pública de saúde está em colapso, com ocupação total dos leitos, para atender pacientes da COVID-19. Portanto, a melhor medida é prevenir. A Prefeitura faz a parte dela com as ações de casa a casa e nebulização em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza casa a casa no Jardim Nova Hortolândia. Já a nebulização será feita no Jardim das Colinas e Vila São Pedro. Estas ações são executadas em regiões onde foram notificados casos positivos e suspeitos de Dengue.

No trabalho de casa a casa, os agentes do órgão visitam as residências. Eles orientam e distribuem material explicativo para os moradores. Os agentes também fazem a busca ativa de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Caso seja constatada a existência de focos, os criadouros são eliminados.  Também são recolhidas as larvas do mosquito, caso sejam encontradas, para identificação em laboratório. 

Anuncio


A nebulização também consiste de visitas de agentes da UVZ às casas da população. Eles utilizam aparelhos nebulizadores colocados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor para eliminar o Aedes aegypti. A Prefeitura solicita aos moradores para que deixem os agentes entrarem em suas residências para executar as duas ações. Eles estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda ressalta que a população deve manter o uso obrigatório de máscaras durante a realização dos trabalhos.

Dentre os cuidados simples que os moradores podem adotar para evitar a proliferação do Aedes aegypti estão manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas.

Outra atitude que ajuda muito no combate ao mosquito é evitar de fazer o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes no município.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, até o momento o munícipio registra 399 notificações de Dengue, das quais 105 casos positivos, 169 negativos, 125 aguardam resultado e nenhum óbito.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo