Nossa Cidade

Prefeitura alerta sobre riscos da Chikungunya

Doença transmitida por picada de pernilongos tem sintomas mais severos do que os da Dengue

livro-dengue

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia aproveita a programação da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue para conscientizar a população sobre os perigos da Chikungunya, doença transmitida por picada de pernilongos, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, porém mais intensos. A orientação quanto ao contágio pelo vírus causador da Chikungunya é evitar água parada, onde o mosquito transmissor pode depositar ovos e procriar.

Durante a semana de Mobilização, que vai até a sexta-feira (21/11), a Secretaria de Saúde fará a distribuição de material informativo sobre a dengue e Chikungunya. O folheto traz orientações sobre os sintomas da doença emergente, como dor de cabeça intensa, febre alta e repentina, dor muscular e nas articulações, entre outros sinais. Normalmente, os sintomas aparecem cerca de 12 dias após a picada pelos mosquitos das espécies Aedes aegypti (transmissor da Dengue) e Aedes albopictus.

Apesar de os sintomas serem mais severos do que os da Dengue, quem teve Chikungunya fica imune e não é mais infectado pelo vírus. No entanto, a pessoa pode contrair Dengue, que não imuniza a pessoa doente, sendo uma doença reincidente. Não existem vacinas contra a Dengue nem contra a Chikungunya, sendo que a prevenção aos mosquitos é a melhor forma de evitar a doença.

Semana de Mobilização

Além da distribuição de material informativo durante a Semana Estadial de Mobilização contra a Dengue e Chikungunya, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vão realizar abordagens por meio de uma tenda itinerante, que será montada nas UPAS-24h (Unidades de Pronto Atendimento). No local, a população pode observar uma exposição com vários estágios de desenvolvimento dos pernilongos, desde a fase em que ainda são larvas, até a fase adulta, quando transmitem tanto a Dengue quanto a Chikungunya.

Neste ano, Hortolândia registra 2.160 casos positivos de Dengue. Não foi registrado nenhum caso de Chikungynia na cidade.

Confira a programação da Semana de Mobilização:

Quarta-feira (19/11)

Exposição educativa

Local: UPA Nova Hortolândia

Quinta-feira (20/11)

Exposição educativa

Local: UPA Jd. Amanda

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo