Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Prefeitura ampliará vagas no Projeto Escolinhas Esportivas após pandemia do Coronavírus

Prefeitura

Publicado

em

Mesmo com as atividades esportivas temporariamente suspensas em Hortolândia, devido à pandemia da COVID-19, a Prefeitura trabalha na ampliação de vagas do projeto Escolinhas Esportivas. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, todos os alunos matriculados nos espaços esportivos da cidade têm vaga garantida, após a volta das práticas de esporte na cidade. Quem estiver na lista de espera lá permanecerá e, com a inauguração do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), no Jardim Amanda, prevista para este ano, será possível a criação de duas mil novas vagas com a introdução de novas modalidades.

“Estamos tomando cuidado com a saúde das pessoas e, para evitar aglomerações, seguimos as medidas recomendadas nos decretos da Administração Municipal. Após a inauguração do CIE, teremos aproximadamente 12 mil alunos atendidos neste projeto esportivo da Prefeitura. Ninguém perderá a vaga e, além disso, elas serão ampliadas. Continuaremos o trabalho para, cada vez mais, aumentarmos o número de praticantes de esporte no município e, também, introduzir novas modalidades”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Panício, o Mercadão.

Centro de Iniciação ao Esporte

As obras para inauguração do espaço esportivo seguem adiantadas. Quando o CIE estiver em operação, a Prefeitura de Hortolândia disponibilizará, pela primeira vez, estrutura para formar atletas, gratuitamente, em três modalidades do atletismo: salto em distância, arremesso de peso e corrida de 100 metros rasos. Além dessas três novas modalidades de atletismo, a inauguração do espaço levará à população do Jardim Amanda treinos de handebol, futsal, vôlei, basquete, judô, karatê, zumba, ginástica funcional e ginástica rítmica.

 O CIE, em fase final de construção no Jardim Amanda, é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. A obra fica na rua Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda.  

Escolinhas Esportivas

No início de 2017, quando o prefeito Angelo Perugini assumiu a Prefeitura, as Escolinhas Esportivas atendiam seis mil alunos em 21 modalidades. Agora, são 9.500 pessoas atendidas em 30 tipos de atividades. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, com a reestruturação do projeto e a implantação de novos espaços esportivos, foram criadas quase quatro mil novas vagas e outras nove modalidades.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Moradores denunciam descarte irregular no Jardim Novo Ângulo

Portal Hortolândia

Publicado

em

Internautas do Portal Hortolândia denunciaram um descarte irregular de entulho que vem acontecendo há tempos no Jardim Novo Ângulo.

O caso está acontecendo na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes, em frente ao condomínio Suíça.

De acordo com um dos internautas, dois caminhões trazem os entulhos e despejam. Depois um trator espalha o despejo.

Ainda segundo o internautas, a Sabesp precisou fazer manutenção no esgoto e teve dificuldades para encontrar a tamba do bueiro por conta do entulho.

Aplicativo para denúncia de descarte irregular de resíduos

A Prefeitura de Hortolândia disponibiliza um aplicativo para denunciar descartes irregulares de resíduos, obter informações sobre limpeza urbana, coleta seletiva e educação ambiental, dentre outros serviços relacionados.

É o App Agenda Verde, disponível para download nas lojas oficiais GooglePlay e AppleStore, podendo rodar em dispositivos móveis, como celulares e tablets com sistema operacional Google e também iOS.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 5202 casos confirmados, 4989 curados e 163 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(04) mostra que o município teve 5202 casos confirmados, 4989 curados e 163 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 05 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 37 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 01 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 07 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 641 em isolamento domiciliar.

6843 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia oferece acompanhamento social e psicológico para pacientes com HIV

Prefeitura

Publicado

em

Os pacientes com HIV, vírus causador da Aids, enfrentam dificuldades e preconceito em virtude da doença. Para ajudá-los a superar esta situação, a Prefeitura de Hortolândia oferece acompanhamento social e psicológico durante o tratamento. Este trabalho é realizado pelo CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), órgão da Secretaria de Saúde, localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, Vila São Pedro. O órgão é a unidade de referência no município para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e atendimento de pacientes com hepatites virais. Atualmente, o CEI acompanha 438 pacientes diagnosticados com HIV, dos quais 15 têm Aids. O órgão conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de infectologia, assistência social, psicologia e enfermagem.  

De acordo com a coordenadora do órgão, Sandra Duarte, o atendimento começa com o exame de coleta da carga viral. É a partir da informação sobre a carga viral que o médico-infectologista definirá qual é a medicação que deverá ser ministrada ao paciente. A medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde, por meio do programa PAM (Plano de Ações e Metas), e distribuída pelo CEI aos pacientes. A entrega é feita no próprio órgão.

O CEI oferece acompanhamento social para pacientes em situação de vulnerabilidade. Por meio de entrevista, a assistente social do órgão avalia a situação socioeconômica do paciente. Caso ele se encaixe no perfil, recebe benefícios, como auxílio-transporte para vir nas consultas e cesta básica mensal, que é entregue no próprio órgão. “Caso o paciente pare de vir às consultas, fazemos busca ativa e visitas domiciliares para conversar com ele e saber por que não está indo mais”, explica Sandra. 

A coordenadora ainda salienta que as pacientes gestantes recebem fórmula láctea para alimentar seus bebês até completarem dois anos. Mulheres com HIV não podem amamentar porque podem transmitir o vírus para a criança pelo aleitamento materno. Cada paciente gestante recebe mensalmente cerca de 10 latas de fórmula láctea, fornecidas pelo Ministério da Saúde, por meio do programa PAM, e distribuída pelo CEI.

O preconceito é o maior problema que os pacientes com HIV enfrentam, enfatiza a coordenadora Sandra Duarte, que explica que muitos pacientes têm dificuldade em aceitar a doença, assim como seus familiares. É por este motivo que o CEI oferece acompanhamento psicológico. Os pacientes têm consulta uma vez por semana com a psicóloga do órgão.

PREVENÇÃO  

O CEI também realiza ações de prevenção contra o HIV. Uma delas é o fornecimento da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV).

A coordenadora Sandra Duarte explica que a PEP é a medicação para reduzir o risco de infecção em situação de exposição ao HIV, sendo que o medicamento deve ser usado até 72 horas após o contato com o vírus. O CEI faz o acompanhamento de pacientes que estejam utilizando a PEP durante seis meses. Já as pessoas que queiram utilizar a PrEP, é necessário agendar consulta no CEI. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

“FIQUE SABENDO”

Vale lembrar que durante este mês, a Prefeitura de Hortolândia está com a campanha “Fique Sabendo”, que oferece testes rápidos gratuitos para a detecção do vírus HIV, causador da Aids. A campanha marca o mês “Dezembro Vermelho” de prevenção e conscientização das ISTs e o Dia Internacional de Combate à Aids. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha também oferecerá testes para Sífilis e Hepatites B e C.

Os testes estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas do Município) do município e no CEI. De acordo com a Secretaria de Saúde, cada UBS irá realizar o Dia D da campanha. No caso da UBS Dom Bruno, em virtude da unidade estar ocupada com a estrutura da Unidade Respiratória, a aplicação dos  testes rápidos para os pacientes atendidos será feita no HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. 

Confira abaixo as datas nas quais cada UBS fará o Dia D da campanha “Fique Sabendo”:

UBS

Horário

 Dia D da Campanha

 Adelaide

 7h às 16h

 01 e 02/12

 Campos Verdes

 7h às 16h

 01/12

 Nova Europa

 7h às 16h

 07/12

 Orestes Ôngaro

 7h às 16h

 07/12

 Santa Esmeralda

 7h às 16h

 09/12

 Santiago

 7h às 16h

 11/12

 São Bento

 7h às 16h

 10/12

 São Jorge

 7h às 16h

 01 a 04/12

 Taquara Branca

 7h às 16h

 02/12

 Amanda I

 7h às 16h

 10 e 11/12

 Amanda II

 7h às 16h

 09/12

 Figueiras

 7h às 16h

 02 e 03/12

 Parque do Horto

 7h às 16h

 07/12

 UBS Dom Bruno

 *OBS.: Em virtude da unidade estar  ocupada com a estrutura da Unidade Respiratória, os testes rápidos serão aplicados no HORTOFÁCIL 

 8h às 12h

 

 

     03/12

 Novo Ângulo

 7h às 17h

 09/12

 Rosolen

 9h às 12h

 (01/12)

 7h às 11h30

 (03/12)

 01 e 03/12

 Santa Clara

 7h às 18h

 09, 10 e 11/12

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares