Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura aposta em qualidade de vida nas escolas de Educação Integral

imagem 176

 

Qualidade de vida também se aprende na escola. Em Hortolândia, esta é a proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que incluiu no currículo escolar, nas atividades de contra turno, um programa intersetorial desenvolvido pela Prefeitura: o “Viva Mais”. Entre os objetivos estão promover a cultura da paz, o bom relacionamento entre as pessoas, a geração de hábitos saudáveis, como alimentação de qualidade e a integração com a natureza, enfim, uma série de ações que levem à melhoria na qualidade de vida e aumentem a longevidade da população. O caminho pretendido? Envolver os alunos do Ensino Fundamental participantes e integrar o Poder Público e a comunidade escolar.

Anuncio

Parte do que parece apenas sonho já é realidade numa das escolas do programa de Educação Integral, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Patrícia Maria Capelato Basso, no Jd. São Sebastião. Lá, por iniciativa da equipe gestora, criou-se em 2018, a muitas mãos, em áreas ociosas da escola, o “Espaço dos Sonhos”, que tem jardim sensorial, casa da árvore, redário e caramanchão com mesa para área de leitura.

Agora, a casinha de madeira construída no meio da gigantesca Ingá Cipó (Inga edulis) tornou-se um dos lugares favoritos da meninada. Na hora do descanso, entre as aulas regulares e as atividades do contra turno, nada melhor que tirar um cochilinho, deitado numa gostosa rede, armada em meio ao verde. A estrutura em forma de mandala, com um mastro central e seis toras de madeira, comporta até 15 redes gostosamente compartilhadas pelos amigos para que o bate-papo seja mais animado. Mas tem quem prefira nelas se balançar, durante o intervalo. 

Advertisement

Neste paraíso, ao ar livre, há também lugar para a leitura em meio à natureza sob o pergolado, onde, em breve, será possível acompanhar o crescimento da linda trepadeira “Sapatinho de Judia” (Thunbergia mysorensis). Outro xodó da criançada é o jardim sensorial com ervas aromáticas, em forma de labirinto, onde podem aprender na prática sobre o ciclo de vida de vegetais que existem em casa, como coentro, salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, orégano e hortelã, e outros um pouco mais exóticos como tomilho, poejo, lavanda e curry.

“Agora, a gente brinca mais. É bom deitar na rede. No redário, a gente balança, põe o papo em dia e canta, conversa, brinca”, diz Camile Victória Pereira Souza, de 10 anos, estudante do período da tarde, que entra às 9h e sai às 17h30. 

A amiga Júlia de Cássia Aguiar Santos, também de 10 anos, estudante do 5o ano/manhã, tem opinião parecida. “A gente queria correr, ficar ao ar livre. Não queria ver filme todo dia. Agora, temos uma rotina, com a casa da árvore às segundas, jogos na terça, redário na quarta, filme na quinta e sala de brinquedos na sexta”, explica a garota, que entra na escola às 7h e sai às 15h, diariamente.

Ambas percebem no contato com a natureza um efeito tranquilizador.  “Ficou mais gostoso. Dá muito mais vontade de vir para a escola. Achei muito bom. Chegamos mais tranquilas em sala. Antes ficávamos mais agitadas, porque estamos grandes para o parque e queríamos fazer outras coisas”, afirmam as duas.

Advertisement

“Este espaço era um sonho nosso, um projeto que viemos desenvolvendo desde fevereiro de 2017. Queríamos algo diferente para a Educação Integral. Analisamos o espaço da escola, vimos que havia espaços abertos, sem uso e fizemos os croquis. Em 2018, chamamos a comunidade para ajudar. Eles doaram muitas coisas, se mobilizaram para arrecadar fundos e, em novembro passado, inauguramos o nosso espaço de descanso e lazer, nosso espaço dos sonhos”, explica a diretora Sandra Lopes Padilha David, uma das responsáveis pelo projeto, juntamente com a assistente de direção Marlene Nogueira, a coordenadora pedagógica Sílvia Roberta Lopes Costa e a coordenadora de projetos Carla Veronese Romarin. 

A escola conta com 550 alunos do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental, dentre eles 250 em regime integral. 

“No jardim sensorial, suspenso, nossos alunos aprendem sobre coordenação motora, exploram os cinco sentidos, o labirinto e também o relaxamento, pois faz parte de um espaço integrado. Após a criação deste espaço, que é pedagógico e recreativo, percebemos a mudança nas crianças. Elas estão mais tranquilas para participar da educação integral. Os funcionários abraçaram a educação integral como parte de nosso sistema educacional. A comunidade também abraçou mais a escola. Queremos até ampliar, agora com a chegada do Viva Mais. Virou um espaço de pertencimento da comunidade”, complementa a diretora.

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Mara Fagundes Freire, a inclusão do Viva Mais na grade curricular reflete o cuidado da Prefeitura com a qualidade das futuras gerações.

Advertisement

“Pensando na qualidade de vida de nossas crianças, no envolvimento das famílias e no tempo de permanência qualificado na escola, trouxemos o programa Viva Mais, que é intersetorial e estabelecido por lei no nosso município, que prima pela qualidade de vida. Este programa tem 12 princípios, que tratam sobre estrutura familiar, meio ambiente, trabalho prazeroso, cultura da paz, fé e confiança envolvendo espiritualidade, dentre outros. São 12 princípios que norteiam a vida da criança e das famílias. Procuramos trazer isso para a educação, porque entendemos que a escola ultrapassa os seus muros, envolvendo-se com a comunidade. Também para que os nossos bairros tenham a escola como espaço de excelência, centro de produção cultural, centro de produção dos saberes, centro articulador dos vários saberes da comunidade, que nem sempre na história do nosso país foram tão bem explorados. Nós procuramos valorizar isso, dentro do programa Viva Mais. Procuramos trazer a matriz curricular do Ensino Fundamental no contra turno. Uma das disciplinas que temos hoje, além das atividades artísticas, esportivas, orientação aos estudos, temos também a disciplina Viva Mais e esse protagonismo. Vamos falar sobre a qualidade de vida dos nossos alunos. Esse trabalho envolve a formação dos professores, dos agentes educacionais que organizam essas atividades com nossos alunos e palestras para os pais e funcionários da escola. Nós entendemos que a escola só vai caminhar bem se ela tiver junto a comunidade. O trabalho educacional só caminha bem se tivermos os profissionais, os alunos e suas famílias envolvidos conosco”, afirma Sandra.

Segundo ela, há na rede municipal de Hortolândia vários exemplos de atividades que estão se desenvolvendo bem. “Um dos que chama bastante atenção é o trabalho feito pela Emef Patrícia Capelato Basso, que conseguiu junto com a comunidade criar uma área de descanso que tem redário, casinha na árvore, horta medicinal, um pergolado muito legal para leitura. Além de ter construído esse espaço, teve todo o envolvimento da comunidade. Os pais ajudaram, não só dando materiais, como participando da feitura desse ambiente, o que acabou virando uma referência pras outras escolas do município e essa escola também já tem um trabalho organizado de palestras com os pais, que envolve lideranças da comunidade, valorizando suas histórias de vida para motivar nossos alunos a terem boas perspectivas para levarem suas vidas com sucesso, para que eles sejam pessoas que possam socialmente contribuir para a sociedade”, afirma a secretária municipal. 

Educação Integral

Em Hortolândia, a Educação Integral já chegou a 21 das 28 escolas de ensino fundamental, atendendo 3.900 estudantes municipais que permanecem o dia todo na escola em atividades no contra turno. Lá eles desenvolvem atividades de dança, música e projetos de estudo e pesquisa, no período oposto ao das aulas regulares, nas chamadas estações de vivência.

Advertisement

A meta da Prefeitura é, até 2020, levar a Educação Integral a 6.000 estudantes da rede municipal. O programa foi criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011 e retomado em 2017. As estações de vivência atuam em quatro áreas: linguagens artísticas; recreação e lazer; protagonismo juvenil; e orientação de estudos.

O programa de Educação Integral integra as ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), idealizado para promover o desenvolvimento da cidade em termos urbanos, ambientais, sociais e humanos nos próximos 30 anos. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 400 milhões, por meio de parcerias da Prefeitura com o setor privado, os governos estadual e federal.

Programa Escola de Educação Integral:

Escolas já participantes

Advertisement

1. EMEB Jd. Interlagos

2. EMEF Viva Mais

3. EMEF Patrícia Maria Capelato Basso

4. EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim

Advertisement

5. EMEB Josias da Silva Macedo

6. EMEF Armelinda Espúrio da Silva

7. EMEF Dona Ana Bodini Januário

8. EMEF Jardim Primavera

Advertisement

9. EMEF João Calixto

10. EMEF José Roque de Moura

11. EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani

12. EMEF Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo

Advertisement

13. EMEF Profª Maria Célia Cabral Amaral

14. EMEF Renato Costa Lima

15. EMEF Villagio Ghiraldelli

16. EMEF Caio Fernandes Gomes Pereira

Advertisement

17. EMEF Tarsila do Amaral

18. EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

19. EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim

20. EMEF Prof. Cláudio Roberto Marques

Advertisement

21. EMEF Helena Futava Takahashi

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade2 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região3 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil7 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil7 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região8 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes19 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade23 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Advertisement
cinema

Populares