Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura aposta no ensino híbrido no retorno às aulas na rede municipal de Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

Os “Desafios do Ensino Híbrido”. Em tempos de pandemia do Coronavírus, eis uma expressão que veio para ficar, trazendo novas rotinas para estudantes, familiares e profissionais da educação. Mas será que todos os integrantes da comunidade escolar entendem o que significa o chamado “ensino híbrido”? Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia, o ensino híbrido é uma nova proposta metodológica, que permeia os dois principais meios de educação, a presencial e o ensino a distância, com interlocução entre ambas. Por meio dele, o contato com as famílias ocorre tanto de maneira remota, via aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, quanto presencialmente, com a distribuição de materiais impressos nas escolas da rede municipal para serem realizados em casa, com o auxílio dos familiares e responsáveis. Dessa forma, busca-se transpor barreiras que possam vir a existir entre o professor e o aluno, em meio à pandemia do Coronavírus, estreitando os laços entre eles e criando vínculos entre o professor, o aluno e a família. Outra ferramenta importante é o “Espaço Educação”, criado pela Secretaria e vinculado ao portal oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

Para ajudar o internauta nesta questão, o Portal da Prefeitura traz a seguir a visão de gestores da rede municipal sobre o tema.    

“O termo ‘ensino híbrido’ foi recentemente popularizado com a sua inserção nos processos educacionais, devido à pandemia da COVID-19. Trata-se de uma metodologia que combina o aprendizado online e atividades executadas presencialmente em sala de aula. Na rede pública municipal de Hortolândia, inicialmente trabalharemos com o ensino remoto, utilizando ferramentas online, tais como o Espaço Educação, ambiente virtual onde educadores e professores postam suas atividades voltadas ao seu grupo educacional e interagem com seus alunos, mesmo a distância. Acreditamos que, em um momento delicado como este que estamos vivendo, precisamos priorizar a vida e a saúde de todo o corpo educacional da rede municipal de ensino. Sendo assim, estamos investindo tempo, energia e esforços em projetos de formação continuada, visando unir ainda mais recursos tecnológicos aos planejamentos pedagógicos das unidades escolares da rede.”

Felipe Amaro dos Santos Neto, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“O ensino híbrido é uma metodologia que combina a aprendizagem presencial com o uso da tecnologia, possibilitando que os alunos estudem online ou em sala de aula. Na Educação Infantil, essa proposta de trabalho está em construção e exigirá de nós estudos e as melhores estratégias para que consigamos fazer uso desse recurso, valorizando as vivências, interações e o convívio social, fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças. Neste momento de pandemia, o ensino híbrido tem o objetivo de transpor as barreiras que possam vir a existir entre o professor e o aluno, estreitando laços, criando vínculo entre a escola e a comunidade.”

Simone Locatelli, diretora de Educação Infantil

 

“O ensino híbrido tem uma primeira conotação em que o estudante/aluno tem parte da aprendizagem a partir de interações em momentos na sala de aula e mediações online. Parte das atividades seria realizada na escola e outra remota, sob a supervisão de um professor ou da escola. O ensino híbrido, aliado a uma plataforma de acesso a aprendizagem, pode ser um aliado nesta retomada”.

José Luís Menegoro, diretor de Ensino Fundamental, Educação Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos)

 

“O ensino híbrido, além de ser uma grande tendência para a Educação do século XXI, é uma metodologia que oferece a possibilidade de unir modelos de atividades presenciais com as online, utilizando tecnologias digitais para promover o ensino e o desenvolvimento do aluno. Estamos na era em que nossos alunos são nativos digitais, começando a utilizar tecnologias e a ter contato com computadores, smartphones, tablets, entre outros, cada vez mais cedo. A formação dos nossos profissionais para estarem preparados para esse novo modelo de Educação é de extrema importância, em especial na nossa rede, onde a formação continuada sempre esteve presente nos processos de construção pedagógica. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia tem se empenhado em oferecer todo o suporte para que os professores e educadores tenham novos cenários e instrumentos que contribuam na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.”

Fernando Moraes, secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

 

Volta às aulas

As aulas na rede municipal de Hortolândia recomeçam agora em fevereiro, inicialmente, de maneira remota, com formação online para os professores, nesta quarta-feira (03/02), via Jornada Pedagógica, e aprendizagem virtual para alunos, a partir da próxima segunda-feira (08/02). De acordo com o protocolo elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de março, começa a ser implantado o sistema híbrido, sendo realizadas também aulas presenciais. 

A ideia da Prefeitura é que, a partir de oito de março, as aulas presenciais nas escolas da rede municipal e para os alunos das conveniadas por meio do programa Bolsa-Creche aconteçam em regime de revezamento, de modo a atingir até 35% da capacidade física da unidade escolar, sendo também mantidas as atividades remotas, paralelamente. O revezamento semanal vai de segunda a sexta-feira. Deste modo, os estudantes se alternariam em sala, do seguinte modo: numa semana, comparece metade da turma e, na semana seguinte, a outra metade. No entanto, caberá a cada família a decisão de enviar ou não o estudante à escola, neste período.

Atualmente, a rede municipal de ensino atende 25,8 mil estudantes, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos), em 58 unidades próprias e em 39 escolas conveniadas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
OfertaMelhores No. 1
Conjunto Especial Gourmet Red Premium, Mondial, KT-74
  • Espremedor com jarra de 1, 25L
  • Liquidificador com 10 velocidades + pulsar
  • Batedeira com 2 tigelas extra grande
  • Produto com tensão 127 V
Melhores No. 2
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 3
Mondial NV-15-6P FB Ventilador Maxi Power, 3 Velocidades, 30cm, 6 Pás, Preto
  • 6 pás
  • 3 velocidades
  • Grade removível para limpeza
  • Uso em mesa ou parede
  • Inclinação regulável

Nossa Cidade

Hortolândia entra na fase vermelha a partir de sexta (26)

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia informa que a partir de sexta-feira (26/02), no horário entre 21h, a cidade estará na fase vermelha de restrição das atividades previstas pelo Plano São Paulo de Retomada Consciente.

A medida restringirá a circulação de pessoas e o funcionamento de todas as atividades do município, apenas farmácias e hospitais ficarão abertos após as 21h. A decisão foi tomada em função do agravamento do número de contaminados na cidade, bem como o iminente esgotamento das vagas em leitos para atendimento a pacientes de COVI0-19.

Nesta quarta-feira (24/02}, a Unidade Respiratória do Nova Hortolândia registrou a ocupação de 100% dos leitos com pacientes de COVID 19. Os demais leitos de UTI e enfermaria para atendimento de outras enfermidades no Hospital Municipal Mário Covas e nas unidades de pronto atendimento estão no limite da capacidade para receber novos pacientes. Além disso, o Sistema CROOS, bem como os leitos de UTI regionais, não estão com vagas para receber mais pacientes.

Em comparação com o primeiro pico da pandemia, registrado em julho de 2020, a média diária de ocupação de leitos na Unidade Respiratória foi de 17,06. enquanto em fevereiro de 2021 a média de ocupação de leitos é de 20,38 por dia.

O número de mortes nestes 2 meses de 2021 é de 62,enquanto em todo o ano de 2020 foram totalizados 181 óbitos.

É fundamental que todos respeitem os protocolos sanitários e as medidas de distanciamento e isolamento social para conter o avanço da pandemia. Proteger a vida é responsabilidade de todos e juntos vamos superar este desafio.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
OfertaMelhores No. 1
Conjunto Especial Gourmet Red Premium, Mondial, KT-74
  • Espremedor com jarra de 1, 25L
  • Liquidificador com 10 velocidades + pulsar
  • Batedeira com 2 tigelas extra grande
  • Produto com tensão 127 V
Melhores No. 2
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 3
Mondial NV-15-6P FB Ventilador Maxi Power, 3 Velocidades, 30cm, 6 Pás, Preto
  • 6 pás
  • 3 velocidades
  • Grade removível para limpeza
  • Uso em mesa ou parede
  • Inclinação regulável
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Parque Socioambiental Remanso das Águas

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia continua com o trabalho de limpeza e zeladoria em praças, parques, ruas, avenidas e diversos espaços públicos em todas as regiões da cidade. As áreas de lazer seguem sendo bem cuidadas e, nesta quarta-feira (24/02), um mutirão de serviços para manutenção do Parque Socioambiental Remanso das Águas, localizado no Jardim Carmen Cristina, foi iniciado. As equipes da Administração Municipal realizaram a poda do mato e a limpeza. O trabalho em um dos principais espaços públicos para a diversão na cidade continua nos próximos dias.

“A poda do mato e a limpeza nos espaços públicos e áreas de lazer de Hortolândia são realizados periodicamente. O trabalho é importante e atinge toda a cidade de acordo com um cronograma elaborado. Após o serviço realizado por nossas equipes, o apoio e colaboração da população são essenciais para mantermos os espaços limpos, bem cuidados e livre de animais peçonhentos que podem transmitir doenças”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O serviço de zeladoria tem o objetivo de deixar as áreas públicas mais bonitas e conservadas. Além do Parque Socioambiental Remanso das Águas, o mesmo serviço foi realizado em áreas públicas no Jardim Amanda, em uma área verde no Jardim Santa Clara do Lago, e em uma praça do Jardim Santa Esmeralda. Nesta época chuvosa, o mato cresce mais rápido, por isso, é necessário a colaboração da população para não descartar lixo, entulho e resíduos irregularmente. 

“Além de ser proibido o descarte irregular, objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika, garrafas, baldes e outros recipientes precisam ficar protegidos da água da chuva no quintal das residências”, explica Panício.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME AMBIENTAL

A ação é crime ambiental sujeito a multa e pode causar enchentes, já que o material acumulado pode ser levado por enxurradas, causando o entupimento das redes de águas pluviais e esgoto, provocando infiltrações no solo e rompimentos nestas redes. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
OfertaMelhores No. 1
Conjunto Especial Gourmet Red Premium, Mondial, KT-74
  • Espremedor com jarra de 1, 25L
  • Liquidificador com 10 velocidades + pulsar
  • Batedeira com 2 tigelas extra grande
  • Produto com tensão 127 V
Melhores No. 2
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 3
Mondial NV-15-6P FB Ventilador Maxi Power, 3 Velocidades, 30cm, 6 Pás, Preto
  • 6 pás
  • 3 velocidades
  • Grade removível para limpeza
  • Uso em mesa ou parede
  • Inclinação regulável
Continue Lendo

Nossa Cidade

Procon de Hortolândia orienta postos de gasolina quanto à divulgação do preço de combustíveis

Prefeitura

Publicado

em

Uma das atribuições do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do município, órgão vinculado à Prefeitura de Hortolândia, é promover ações educativas sobre os direitos e deveres do consumidor e do fornecedor, com o objetivo de aprimorar o mercado de consumo. É por este motivo que o órgão orienta os proprietários de postos de combustíveis da cidade sobre o decreto federal Nº 10.634, publicado nesta segunda-feira (22/02), referente à divulgação de informações ao consumidor sobre o preço de combustíveis.

A diretora do órgão, Ana Paula Portugal Ferreira, explica que, de acordo com o decreto, os postos de combustíveis serão  obrigados a informar de maneira correta, clara, precisa, ostensiva e legível a composição do valor do preço dos combustíveis cobrados na bomba. “O consumidor tem o direito de saber estas informações, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). As informações devem estar bem visíveis”, salienta Ana Paula. A diretora do Procon ressalta que o decreto federal passa a vigorar 30 dias após a sua publicação, ou seja, em 22 de março. Durante este período, os proprietários de postos de combustíveis deverão fazer os ajustes necessários para cumprir a lei. A partir da data que o decreto entrar em vigor, os postos que não cumprirem a lei serão notificados pelo órgão.

De acordo com o decreto, as informações obrigatórias fornecidas pelos postos de combustíveis aos consumidores devem conter os seguintes dados: 

– O valor médio regional do combustível no produtor ou no importador;

– O preço de referência usados para a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelos Estados, e o valor do imposto;

– O valor do PIS (Programa de Integração Social)/Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), cobrados pelo governo federal.

Para mais informações e orientações, os proprietários de postos de combustíveis podem entrar em contato com o Procon de Hortolândia por meio dos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024, via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O órgão também realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, em horário reduzido das 9h às 15h, para conter a disseminação do Coronavírus.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
OfertaMelhores No. 1
Conjunto Especial Gourmet Red Premium, Mondial, KT-74
  • Espremedor com jarra de 1, 25L
  • Liquidificador com 10 velocidades + pulsar
  • Batedeira com 2 tigelas extra grande
  • Produto com tensão 127 V
Melhores No. 2
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 3
Mondial NV-15-6P FB Ventilador Maxi Power, 3 Velocidades, 30cm, 6 Pás, Preto
  • 6 pás
  • 3 velocidades
  • Grade removível para limpeza
  • Uso em mesa ou parede
  • Inclinação regulável
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares