Nossa Cidade
Prefeitura aposta no ensino híbrido no retorno às aulas na rede municipal de Hortolândia
Os “Desafios do Ensino Híbrido”. Em tempos de pandemia do Coronavírus, eis uma expressão que veio para ficar, trazendo novas rotinas para estudantes, familiares e profissionais da educação. Mas será que todos os integrantes da comunidade escolar entendem o que significa o chamado “ensino híbrido”? Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia, o ensino híbrido é uma nova proposta metodológica, que permeia os dois principais meios de educação, a presencial e o ensino a distância, com interlocução entre ambas. Por meio dele, o contato com as famílias ocorre tanto de maneira remota, via aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, quanto presencialmente, com a distribuição de materiais impressos nas escolas da rede municipal para serem realizados em casa, com o auxílio dos familiares e responsáveis. Dessa forma, busca-se transpor barreiras que possam vir a existir entre o professor e o aluno, em meio à pandemia do Coronavírus, estreitando os laços entre eles e criando vínculos entre o professor, o aluno e a família. Outra ferramenta importante é o “Espaço Educação”, criado pela Secretaria e vinculado ao portal oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).
Para ajudar o internauta nesta questão, o Portal da Prefeitura traz a seguir a visão de gestores da rede municipal sobre o tema.
“O termo ‘ensino híbrido’ foi recentemente popularizado com a sua inserção nos processos educacionais, devido à pandemia da COVID-19. Trata-se de uma metodologia que combina o aprendizado online e atividades executadas presencialmente em sala de aula. Na rede pública municipal de Hortolândia, inicialmente trabalharemos com o ensino remoto, utilizando ferramentas online, tais como o Espaço Educação, ambiente virtual onde educadores e professores postam suas atividades voltadas ao seu grupo educacional e interagem com seus alunos, mesmo a distância. Acreditamos que, em um momento delicado como este que estamos vivendo, precisamos priorizar a vida e a saúde de todo o corpo educacional da rede municipal de ensino. Sendo assim, estamos investindo tempo, energia e esforços em projetos de formação continuada, visando unir ainda mais recursos tecnológicos aos planejamentos pedagógicos das unidades escolares da rede.”
Felipe Amaro dos Santos Neto, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“O ensino híbrido é uma metodologia que combina a aprendizagem presencial com o uso da tecnologia, possibilitando que os alunos estudem online ou em sala de aula. Na Educação Infantil, essa proposta de trabalho está em construção e exigirá de nós estudos e as melhores estratégias para que consigamos fazer uso desse recurso, valorizando as vivências, interações e o convívio social, fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças. Neste momento de pandemia, o ensino híbrido tem o objetivo de transpor as barreiras que possam vir a existir entre o professor e o aluno, estreitando laços, criando vínculo entre a escola e a comunidade.”
Simone Locatelli, diretora de Educação Infantil
“O ensino híbrido tem uma primeira conotação em que o estudante/aluno tem parte da aprendizagem a partir de interações em momentos na sala de aula e mediações online. Parte das atividades seria realizada na escola e outra remota, sob a supervisão de um professor ou da escola. O ensino híbrido, aliado a uma plataforma de acesso a aprendizagem, pode ser um aliado nesta retomada”.
José Luís Menegoro, diretor de Ensino Fundamental, Educação Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos)
“O ensino híbrido, além de ser uma grande tendência para a Educação do século XXI, é uma metodologia que oferece a possibilidade de unir modelos de atividades presenciais com as online, utilizando tecnologias digitais para promover o ensino e o desenvolvimento do aluno. Estamos na era em que nossos alunos são nativos digitais, começando a utilizar tecnologias e a ter contato com computadores, smartphones, tablets, entre outros, cada vez mais cedo. A formação dos nossos profissionais para estarem preparados para esse novo modelo de Educação é de extrema importância, em especial na nossa rede, onde a formação continuada sempre esteve presente nos processos de construção pedagógica. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia tem se empenhado em oferecer todo o suporte para que os professores e educadores tenham novos cenários e instrumentos que contribuam na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.”
Fernando Moraes, secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Volta às aulas
As aulas na rede municipal de Hortolândia recomeçam agora em fevereiro, inicialmente, de maneira remota, com formação online para os professores, nesta quarta-feira (03/02), via Jornada Pedagógica, e aprendizagem virtual para alunos, a partir da próxima segunda-feira (08/02). De acordo com o protocolo elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de março, começa a ser implantado o sistema híbrido, sendo realizadas também aulas presenciais.
A ideia da Prefeitura é que, a partir de oito de março, as aulas presenciais nas escolas da rede municipal e para os alunos das conveniadas por meio do programa Bolsa-Creche aconteçam em regime de revezamento, de modo a atingir até 35% da capacidade física da unidade escolar, sendo também mantidas as atividades remotas, paralelamente. O revezamento semanal vai de segunda a sexta-feira. Deste modo, os estudantes se alternariam em sala, do seguinte modo: numa semana, comparece metade da turma e, na semana seguinte, a outra metade. No entanto, caberá a cada família a decisão de enviar ou não o estudante à escola, neste período.
Atualmente, a rede municipal de ensino atende 25,8 mil estudantes, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos), em 58 unidades próprias e em 39 escolas conveniadas.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA
No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Clínica Ability Therapy, localizada na Avenida Santana, 1103, no Parque Ortolândia, inaugurou suas portas com uma solenidade marcada por entusiasmo e esperança.
De acordo com a responsável pelo espaço, a Dra. Isis, a missão da clínica é singular. “Vamos proporcionar um atendimento diferenciado, centrado no desenvolvimento individual de cada criança, enquanto se integra plenamente à família e aos ambientes em que a criança está inserida. O espaço não se limita apenas ao tratamento, mas abraça a pesquisa e o ensaio clínico. O Centro de Pesquisa e Ensaio Clínico promete impulsionar os limites do conhecimento e encontrar novas abordagens para o tratamento do TEA”, afirmou a Dra. Isis.
Durante a inauguração, os presentes degustaram do delicioso coquetel e foram agraciados com performances musicais especiais, ressaltando a importância da arte e da expressão na jornada terapêutica das crianças com TEA.
Um dos pilares da Clínica Ability Therapy é a abordagem baseada na regulação dos sistemas sensoriais da criança. Buscando um efeito de regulação prolongado, o tratamento visa não só melhorar o bem-estar imediato da criança, mas também possibilitar uma participação mais eficaz em outras terapias.
Para Kelly Prado, que leva o filho Diego de 5 anos para participar das sessões de terapia, o atendimento do espaço é de muita qualidade. “Meu filho melhorou muito na escola, em casa e com os amiguinhos. Ele passa no atendimento com a Dra. Isis há seis meses e já observamos a sua melhoria. Eu indico as mães e pais a procurarem o espaço”, explicou Kelly.
Para garantir o sucesso desse modelo inovador, toda a equipe da clínica é habilmente treinada em análise do comportamento e técnicas de acomodação sensorial. Esse conjunto de habilidades garante que cada criança receba um plano terapêutico personalizado, adaptado às suas necessidades individuais.
A Clínica Ability Therapy representa um farol de esperança para famílias que enfrentam os desafios do TEA. Com sua abordagem integrada e compromisso com o desenvolvimento infantil, está destinada a desempenhar um papel crucial na vida de muitas crianças e suas famílias.
Trabalho Social
A Clínica Ability Therapy realiza um trabalho social para crianças em situação de vulnerabilidade social, em Hortolândia. O espaço oferece oferece vagas de atendimento gratuito para essas crianças. O objetivo é garantir todos os atendimentos necessários de acordo com o quadro da criança, e orientação familiar.
Para saber mais sobre o trabalho social, basta entrar em contato direto na clínica, no endereço Avenida Santana, 1103, no Parque Ortolândia.
Nossa Cidade
Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia
No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo, localizada no Jardim Estefânia. O grafiteiro Edson Xis dedicou aproximadamente 16 horas ao trabalho, usando cerca de 16 latas de spray para homenagear Juracy Monteiro dos Santos, conhecido como Jura do Pote, uma figura icônica na cultura local que faleceu em junho de 2023.
O projeto “Pintando o Reconhecimento“, já em sua terceira edição, visa destacar personalidades negras que marcaram significativamente a sociedade. Jura do Pote, selecionado por sua relevante trajetória cultural em Hortolândia, agora tem sua imagem e arte celebradas através deste vibrante mural que também contempla elementos da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como referências ao seu trabalho como paisagista.
A escolha de Jura para esta homenagem reflete seu legado duradouro e seu impacto na comunidade local. O mural, inspirado em uma famosa apresentação de Jura na Escola de Artes Augusto Boal, não apenas revitaliza o espaço mas também serve como um ponto de encontro para aqueles que conheceram o artista. Segundo Edson Xis, o projeto incluirá também um minidocumentário que captura a realização do mural e testemunhos sobre a vida e a arte de Jura do Pote.
Este esforço é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio de uma chamada pública da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia, que busca fomentar a retomada das atividades culturais afetadas pela pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e histórias locais.
Nossa Cidade
Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra
Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.
Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.
O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.
Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.
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