Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura atenderá 500 mulheres em mutirão de ultrassom transvaginal, neste sábado (19/10)

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia agendou, para este sábado (19/10), ultrassom transvaginal para 500 mulheres que já tinham pedido médico e aguardavam pelo exame. O mutirão será realizado no Centro de Especialidades Médicas, com atendimento no horário informado à cada paciente pela equipe da Secretaria de Saúde. A ação faz parte da intensificação de ultrassom transvaginal, iniciada nbo dia 7 deste mês, e que vai até novembro, com objetivo de agilizar o atendimento de quem aguarda este tipo de ultrassom. A meta da secretaria de Saúde é realizar mais de 3 mil exames neste período.

Em razão do mutirão, visando facilitar o acesso das pacientes ao Centro de Especialidades Médicas, a Prefeitura disponibilizará a linha 3.10 (Inter-Saúde) do transporte coletivo no horário normal de dia útil e a van que faz o transporte entre o Hospital Mario Covas até o Centro de Especialidades Médicas.

Os exames serão realizado no Centro de Exames por Imagem, nova instalação que fica dentro do Centro de Especialidades Médicas, com quatro salas para ultrassom geral e ginecológico, vestiários masculino e feminino, além de sala de espera específica para quem vai realizar estes exames, dando mais conforto e privacidade aos pacientes.

A Secretária Interina de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha, explica que na ação de intensificação, as pacientes que já tem pedido de exame são procuradas pela equipe do Centro de Especialidades Médicas e têm uma data agendada para a realização do ultrassom. “Entendemos a importância deste exame para a saúde das mulheres e, por isso, queremos oferecer o ultrassom transvaginal de forma rápida, com a garantia de retorno ao médico para avaliação dos resultados. Neste mutirão, serão 500 agendamentos, o que vai agilizar bastante o atendimento de quem aguarda o exame”, enfatizou Mary.

Com a ação de intensificação e a redução de pacientes que aguardam pelo ultrassom transvaginal, a Prefeitura estima que até o final deste ano a espera por este exame seja de, no máximo, 45 dias. Antes, a cada mês eram realizados 500 exames deste tipo, e a espera ultrapassava 3 meses.

Centro de Exames por Imagem

Há três meses, a Prefeitura trabalha na adequação da área interna do Centro de Especialidades Médicas, para implantação do novo Centro de Exames por Imagem. A otimização do espaço foi possível por causa da transferência da Central de Regulação, área administrativa que funcionava no Centro de Especialidades, para um novo endereço, no terceiro andar do prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, inaugurada em agosto. Com a criação da área específica para diagnóstico por imagem, a Prefeitura ampliará a oferta de exames de ultrassom, com mais conforto e qualidade para os pacientes.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, há um ano, o município realizava 2 mil exames de diagnóstico por imagem a cada mês; hoje, são feitos 3 mil exames.Com a criação deste Centro de Exames por Imagem, a meta é ampliar a oferta para 3,5 mil exames por mês, até o final deste ano.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendoque a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal, obra que está em licitação. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia registra 102 mortes por Covid19

Portal Hortolândia

Publicado

em

Nesta sexta-feira (14), Hortolândia registrou mais um morte por Covid19 e chega a 102 óbitos da cidade. A vitima era um homem de 62 anos e tinha outras comorbidades.

BOLETIM – CORONAVÍRUS (COVID-19) HORTOLÂNDIA – 14/08

Casos notificados: 5259
Pacientes em investigação: 975

  • Em Isolamento domiciliar aguardando exame: 932
  • Em Internação na Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia: 5
  • Em Internação no Hospital Municipal Mário Covas: 2 (2 em UTI)
  • Em Internação hospitalar fora do município: 36 (24 em UTI / 12 em enfermaria)

Casos confirmados: 2396

  • 37 pacientes em isolamento domiciliar
  • 0 em Internação no Unidade Respiratória – UPA Nova Hortolândia
  • 0 em Internação no Hospital Municipal Mário Covas (em UTI)
  • 21 pacientes em internação hospitalar fora do município (14 em UTI / 7 em enfermaria)
  • 2236 pacientes já receberam alta / curados
  • 102 Óbitos

Casos descartados: 1888
*Todos os casos em investigação encontram-se em isolamento e acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde
**Comunicação de casos confirmados mediante informação da Secretaria de Saúde do Estado

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Estrada Municipal no Firenze será interditada na madrugada deste sábado (15/08) para remoção de guindaste

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia interditará, a partir da 1h deste sábado (15/08), a Estrada Municipal Pedrina Guilherme, que liga duas importantes regiões da cidade: o Jd. Novo Horizonte ao Jd. Firenze.

A medida, de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, é necessária para a retirada de um guindaste do local.

Funcionários da empresa responsável pela máquina orientarão os motoristas que passarem pela região nos pontos de bloqueios para entrarem nos desvios que estarão em vigor e, assim, conseguirem chegar à região que necessitam.

A estrada estará bloqueada nos dois sentidos. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o serviço deve ser concluído por volta das 5h e, se possível, os motoristas devem evitar a região.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Poupatempo em Hortolândia ainda neste ano?

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia anunciou que receberá unidade do Poupatempo ainda neste ano.

O município contará com uma unidade do Poupatempo 4.0, que ampliará o acesso à serviços na cidade, como a renovação de CNH e o licenciamento de veículos.

A previsão é de que o posto de serviços seja implantado no mês de outubro e fique localizado no centro da cidade.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares