Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura busca levar projeto Hortas Educativas a toda rede municipal

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 110

 

“A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo. Sejamos, pois, as sementes do amanhã”. Inspirado no pedagogo Paulo Freire, patrono da Educação no Brasil, o painel anuncia à comunidade escolar os objetivos do projeto Hortas Educativas, que a Prefeitura implanta, em parceria com o Funsol (Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia), a partir desta quinta-feira (21/06), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jd. Santiago. 

Anuncio

Durante a cerimônia, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Roberta Morais Diniz, solicitou à representante do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), entidade idealizadora do projeto, a ampliação das hortas educativas a todas as unidades da rede, em 2019. Receptiva à proposta, a técnica Luanne Santos, representante da primeira-dama e presidente do Fussesp, Lúcia França, orientou aos gestores da Educação que formalizassem o pedido ao Fundo Social. Atualmente, duas das 58 escolas municipais já desenvolvem o projeto: além da Emef Dayla Amorim, a Emef Janilde Flores, na Vila Real. A iniciativa beneficia, inicialmente, cerca de 850 alunos do 1o ao 4o ano do Ensino Fundamental.

“É um projeto muito importante, de reeducação alimentar e de consciência ambiental”, ressaltou Roberta, apresentando à comunidade escolar o material didático de apoio. São quatro cadernos impressos: um para o aluno, um para a família, um para o educador e outro para o cuidador da horta. Enquanto o do estudante será usado como uma espécie de agenda para registro periódico das atividades nos canteiros, o da família apresenta aos pais o projeto e traz receitas saudáveis, de baixo custo, como creme de milho, panquecas, biscoitos, cuscuz de legumes e verduras e suflê de legumes. Uma das propostas do projeto é que o conhecimento sobre ecologia, nutrição e alimentação saudável, obtido na lida com a horta, chegue também à casa dos alunos e seja partilhado com a família e outros membros da comunidade. “Queremos que as crianças saibam de onde vem o alimento que comem em casa e na escola. Além disso, terão a responsabilidade de que a horta depende delas para vingar”, explica Luanne.

Advertisement

Para o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, que representou o prefeito Angelo Perugini, na cerimônia, o projeto está alinhado com as demais ações de educação ambiental que a Prefeitura executa na cidade, como a coleta seletiva do programa Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria e as hortas comunitárias do Viva Mais. “É uma realização quando o trabalho é feito com muitas mãos. Assim, podemos fazer para além da escola. Vai também para dentro das casas. Afinal, com o que aprendem aqui, vocês podem fazer em casa também a hortinha, usar garrafas pets em hortas verticais”, sugeriu o secretário. Zezé ressaltou a importância de a comunidade contribuir com a coleta seletiva na cidade. “É preciso parar de jogar lixo em áreas públicas. A Prefeitura faz um grande esforço para limpar toda a cidade. Isso traz resultados na saúde das pessoas, desafoga os postos de saúde”, avaliou.

A exemplo do que ocorreu na Emef Janilde, a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente reforçou as palavras de Zezé, sensibilizando de maneira lúdica as crianças quanto aos cuidados necessários ao meio ambiente. Vivenciado pelo coordenador da equipe, Ricardo Zanoni, o palhaço “Natureza” arrancou muitos risos dos pequeninos ao falar sobre a importância do descarte correto de resíduos recicláveis na cidade. 

Conheça o projeto

Nas hortas, os estudantes plantarão verduras e legumes, tais como alface lisa e americana, couve manteiga, rúcula, cebolinha, salsinha, chicória, cenoura, abobrinha, rabanete e beterraba. A cada etapa, os pequenos aprendizes receberão apoio e orientação da equipe técnica multiprofissional, formada por engenheira agrícola, nutricionista, enfermeira e educadores, todos servidores municipais das secretarias integrantes: Saúde; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Educação, Ciência e Tecnologia. Sementes, pás, enxadas, mangueiras, regadores, bacias, carriolas, bandeja de sementeiras, assim como outros insumos necessários à implantação das hortas, foram fornecidos pelo Funsol/Fussesp.

Advertisement

As ações na horta se estendem por um ano, com visitas semanais ao local por parte dos alunos envolvidos no projeto. Cada turma semeará e cuidará de um pedacinho do canteiro. Na Emef Janilde, são 470 estudantes; na Emef Dayla, a ação envolverá  374, do 1o ao 4o ano. 

“O projeto da Horta Educativa é muito importante, principalmente porque envolve toda a comunidade escolar. Temos que incentivar e ensinar, desde a infância, os benefícios da alimentação saudável, pois é assim que podemos prevenir a obesidade e consequências precoces da má alimentação. Os nossos alunos vão ter a oportunidade plantar, aprender sobre sementes, adubos e muito mais. Além de eles serem multiplicadores, vão ter a oportunidade de continuar as atividades em casa, com os pais e familiares”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Amora Barchini.

Participação

Segundo a coordenadora pedagógica Juliana Santos Borelli, responsável pelo projeto-piloto, as hortas educativas serão um instrumento de educação ambiental e alimentar, aplicado de forma interdisciplinar e vivenciada. Entre os objetivos específicos do projeto estão os de sensibilizar os participantes quanto à importância da boa alimentação para um crescimento saudável e criar uma atitude positiva diante da natureza e dos alimentos oriundos do ecossistema de cada região. 

Advertisement

Para a dona de casa Juliana Albino da Silva, mãe de Natália, de 10 anos, e de Amanda, de 4 anos, estudantes da rede municipal, o projeto é muito bem-vindo. “Elas comem bem frutas e salada. Temos horta em casa, com alface, cebolinha e alguns chás (cidreira, hortelã e gengibre) e elas me ajudam. Mas é bom ter o projeto na escola, porque as crianças vão aprender mais. Vão aprender a fazer a horta na escola e é para elas mesmas”, afirma. Patrícia Ferreira, mãe de Bruno, de 1 ano, e de Beatriz, de 8 anos, aluna do 3o ano, também aprovou a iniciativa. “É muito bom. Ela acompanha a horta na casa da avó e também planta. Agora, vai poder plantar na escola. É ótimo”, comenta a dona de casa.

Entre os primeiros a participar do plantio na escola estão os estudantes Natália Borges da Silva e Nauã Pablo Bertoldo da Silva, ambos de 10 anos. “É legal plantar estas coisas. Em casa, temos cebolinha, acerola e mexerica”, diz a menina. Quando morava em São Paulo, Nauã tinha horta em casa. Agora, ainda não. Mas está feliz em poder participar do projeto na escola. “Gosto muito de frutas. Mas é bom cuidar dos legumes também”, afirma o garoto.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

Avatar de Redação G.

Published

on

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo, localizada no Jardim Estefânia. O grafiteiro Edson Xis dedicou aproximadamente 16 horas ao trabalho, usando cerca de 16 latas de spray para homenagear Juracy Monteiro dos Santos, conhecido como Jura do Pote, uma figura icônica na cultura local que faleceu em junho de 2023.

O projeto “Pintando o Reconhecimento“, já em sua terceira edição, visa destacar personalidades negras que marcaram significativamente a sociedade. Jura do Pote, selecionado por sua relevante trajetória cultural em Hortolândia, agora tem sua imagem e arte celebradas através deste vibrante mural que também contempla elementos da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como referências ao seu trabalho como paisagista.

Anuncio

A escolha de Jura para esta homenagem reflete seu legado duradouro e seu impacto na comunidade local. O mural, inspirado em uma famosa apresentação de Jura na Escola de Artes Augusto Boal, não apenas revitaliza o espaço mas também serve como um ponto de encontro para aqueles que conheceram o artista. Segundo Edson Xis, o projeto incluirá também um minidocumentário que captura a realização do mural e testemunhos sobre a vida e a arte de Jura do Pote.

Este esforço é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio de uma chamada pública da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia, que busca fomentar a retomada das atividades culturais afetadas pela pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e histórias locais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

Anuncio

O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Sala Cine-Teatro

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da Escola Augusto Boal, na rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda.

O Cine-Teatro ocupa o antigo auditório da Escola de Artes Augusto Boal, que passou por um processo de revitalização e reforma. O objetivo da intervenção foi torná-lo um espaço mais confortável para sessões de cinema e encenações teatrais. O local recebeu serviços de pintura interna e externa, além de melhorias na alvenaria.

Melhorias na Sala Cine-Teatro

Anuncio

Uma das mudanças significativas foi a construção de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que ampliou a capacidade do espaço para acomodar de 100 a 120 pessoas.

Além disso, o Cine-Teatro foi modernizado com a instalação de aparelhos de climatização, luminárias de LED e uma cabine de projeção. O ambiente também recebeu carpete e cortinas novas, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo espaço será utilizado não apenas para sessões de cinema e peças teatrais, mas também para atividades relacionadas aos cursos livres e técnicos oferecidos pela Escola de Artes. A população terá acesso ao Cine-Teatro mediante solicitação, que deverá ser feita por meio de uma ficha disponível neste LINK. Após preenchimento, a solicitação será avaliada pela Secretaria de Cultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região6 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade6 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial10 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade11 horas ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade11 horas ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade12 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos13 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Advertisement
cinema

Populares