Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura coleta quase seis toneladas de eletroeletrônicos

Ação faz parte de campanha de educação ambiental lançada no município em meados de janeiro deste ano

Prefeitura coleta quase seis toneladas de eletroeletrônicos

Anuncio

Quase seis toneladas de material eletroeletrônico. Este é o saldo do que foi recolhido ao longo do primeiro ano da Campanha de Coleta de Resíduos Eletrônicos, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente. A ação integra o programa de educação ambiental “Descarte Consciente”, iniciado em meados de janeiro deste ano.

Entre os materiais mais coletados nos 20 pontos móveis de entrega voluntária, distribuídos pela cidade – caixas em madeira MDF, de 1mx1m — estão eletroeletrônicos mistos, tais como aparelhos de som, ventiladores, aspiradores de pó, videocassetes e chapinhas de cabelo (2,24 ton); recicláveis como vidro, metais e plásticos (0,62 ton) e computadores (0,25 ton). Mas, entre o material recolhido nos quatro lotes, há também pilhas e baterias (0,044 ton); resíduos não recicláveis, como borracha, ráfia, fitas e disquetes (0,040 ton); cabos elétricos (0,023 ton); placas e componentes eletrônicos (0,019 ton); cartucho tonner (0,009 ton); celulares (0,006 ton) e monitores e aparelhos de TV (199 unidades). Oito lâmpadas fluorescentes descartadas nas caixas também receberam destinação correta, muito embora este material não seja alvo da campanha.

Risco ambiental

Advertisement

Equipamentos eletroeletrônicos oferecem risco ambiental porque possuem substâncias tóxicas, tais como cádmio, cromo, chumbo, arsênico, mercúrio e fósforo que, ao serem incorretamente descartados, podem contaminar o solo, a vegetação, as águas e também as pessoas, representando, em alguns casos, risco de morte.

Os equipamentos recebidos nos pontos de coleta são retirados pela empresa Reciclo Metais, parceira da Prefeitura, e conduzidos para a unidade de processamento em São Paulo, onde passam por separação e classificação. Após isso, o material é descaracterizado e descartado de forma ambientalmente correta. Os relatórios dizem respeito aos quatro lotes recolhidos em 27 de fevereiro, 08 e 30 de abril, 27 de maio e 9 de outubro.

Balanço positivo

Passados quase doze meses do lançamento, a pedido da população, a Secretaria alterou alguns pontos de coleta definidos inicialmente, em razão da maior ou menos adesão à campanha. Um dos pontos de maior coleta é o do supermercado Poupar, no Jardim Amanda.

Advertisement

A Secretaria de Meio Ambiente avalia a campanha de forma positiva, em parte porque a Prefeitura está oferecendo à população a possibilidade de fazer o descarte de maneira correta, nos pontos de coleta; em parte porque há um processo de conscientização, segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

“Os cidadãos de Hortolândia estão comprando a ideia, disseminada pelos agentes ambientais do programa Descarte Consciente, e colocando em prática atitudes ambientalmente responsáveis, a partir da reciclagem de seus equipamentos eletroeletrônicos não utilizáveis, que são levados aos Pontos de Entrega Voluntária indicados pela Prefeitura”, comemora a diretora.

PEVs

Em 2014, a população poderá contar com outros equipamentos, oferecidos pela Prefeitura, para o descarte de resíduos sólidos: cinco PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), locais fechados com portaria, paisagismo e zelador que estão sendo construídos em quatro regiões da cidade para receber e triar o material espontaneamente levado pela comunidade. Eles ficam no Parque Gabriel e nos Jardins Nossa Senhora Auxiliadora, Adelaide, Interlagos e Amanda II.

Advertisement

Confira os pontos de coleta de eletrônicos:

1- Fórum – Remanso Campineiro
2- Supermercado Poupar – Jardim Amanda
3- Shopping Hortolândia – Centro
4- Parque Irmã Dorothy – Jd. Nsa. Sra. de Fátima
5- ETEC – Remanso Campineiro
6- Ginásio Poliesportivo – Nova Hortolandia
7- Nucleo Criança Vinde a Mim – Jd. Boa Esperança
8- EMEI Sebastiana das Dores Moura – Vila Real
9- USF Jd. Adelaide – Jd. Adelaide
10- Parque CREAPE – Santa Clara do lago II
11- IASP – Parque Ortolândia
12- EE Mª Antonietta Garnero La Fortezza – Jd. Novo Ângulo
13- Paço Municipal – Remanso Campineiro
14- EMEF Nova Europa – Jd. Nova Europa
15- EMEIEF Taquara Branca – Taquara Branca
16- EMEF Profª.Patrícia M.Cap.Basso – São Sebastião
17- EMEIEF Jd. Santa Esmeralda – Jd. Santa Esmeralda
18- EMEF Drª. Zilda Arns Neumann – Jd. Boa Vista
19- EMEI Jd. Santiago – Jd. Santiago
20- EMEF Salvador Zacarias Pereira Jr – Jd. Novo Ângulo

Veja também a quantidade de lixo eletrônico coletado em 2013:

APARELHO

Advertisement

27/02

08 e 30/04

27/05

09/10

Advertisement

TOTAL

Celular

5 kg

1 kg

Advertisement

6kg

Eletroeletrônicos mistos

400 kg

699 kg

Advertisement

30 kg

1.114,5 kg

2.243,5 kg

Cabos elétricos

12 kg

Advertisement

11 kg

23 kg

Advertisement
Monitores e aparelhos de TV

55 unid

69 unid

75 unid

Advertisement

199 unid

Recicláveis (plásticos e metais, vidro)

40 kg

23 kg

Advertisement

565 kg

628 kg

Lâmpadas fluorescentes

4 unid

Advertisement

4 unid

8 unid

Pilhas e baterias

10 kg

Advertisement

3 kg

31,9 kg

44,9 kg

Advertisement
Cartuchos tonner

9 kg

Advertisement

9 kg

Resíduos não recicláveis (borracha, ráfia, fitas, disquetes)

37 kg

3,5 kg

Advertisement

40,5 kg

Computadores (desktop)

121 kg

Advertisement

14 kg

116 kg

252 kg

Placas e componestes eletrônicos

Advertisement

15,115 kg

4,065 kg

19,18 kg

Advertisement

TOTAL

1.167,5 kg

1.697,71 kg

129,28 kg

Advertisement

2.822 kg

5.816,49 kg

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


// ]]>


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

cosvesi

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de Cerveja, sediada no Rio Grande do Sul, foram agraciados com duas medalhas de ouro, um feito que enche Hortolândia orgulho!

Neste prestigiado concurso, especialistas do Brasil e de mais quatro países avaliaram mais de 950 amostras inscritas, provenientes de cervejarias de toda a América Latina. E foi com grande satisfação que as cervejas ‘Summer Ale’ e ‘American Wheat’ foram reconhecidas com as cobiçadas medalhas de ouro, tornando-se ainda mais queridas pelos apreciadores da Cervejaria que fica na cidade.

Anuncio

De acordo com os gestores da empresa: “este reconhecimento só foi possível graças ao apoio e carinho que recebemos de vocês, nossos clientes fiéis. Afinal, são vocês que apreciam e valorizam o que produzimos!”

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região1 hora ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

lula embraer lula embraer
Brasil1 hora ago

Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil2 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil16 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade17 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes17 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região18 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

Advertisement
cinema

Populares