Nossa Cidade

Prefeitura coloca PEV do Pq. Orestes Ôngaro para funcionar

A Prefeitura de Hortolândia colocou para funcionar, na manhã desta quinta-feira (01/06), o PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) Parque Orestes Ôngaro. O espaço, apropriado para o descarte de entulho e materiais recicláveis, está localizado na rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50, dentro do Aterro de Resíduos Inertes e da Construção Civil, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia de implantação reuniu moradores do entorno, servidores, vereadores e outras autoridades como o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Zezé Gomes, e o presidente da Câmara, Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca.

Implantado com verbas da Prefeitura, o novo espaço foge ao padrão dos demais, financiados pela Caixa Federal. À esquerda fica o Aterro de Inertes e à direita, duas baias, uma delas com quatro caçambas para o correto descarte de entulho e recicláveis. O horário de atendimento também é diferente. Vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. No entanto, a funcionalidade será a mesma. Lá as quatro caçambas receberão, de maneira seletiva, materiais reaproveitáveis: entulho, madeira e volumosos, recicláveis domésticos (como PET, papelão, plástico e alumínio) e ferrosos. Agora, Hortolândia passa a contar com sete PEVs (Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Adelaide, Pq. Gabriel, Jd. Interlagos, Vila Real, Jd. Amanda e Pq. Orestes Ôngaro).

Anuncio


“Este sétimo PEV é obra direta da Prefeitura, com recursos próprios. Agora, quem mora no Orestes Ôngaro tem onde descartar corretamente os entulhos e recicláveis, como plástico, papelão, PET. A Prefeitura está fazendo a parte dela e quer contar com a ajuda da comunidade para que Hortolândia seja uma cidade saudável e a população tenha mais qualidade de vida”, afirma Zezé.

O Que é PEV

O PEV é um espaço fechado e seguro, onde os moradores podem descartar, de forma correta e gratuita, entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. Não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

Prefeitura oferece opções gratuitas de descarte correto

Para manter a cidade limpa e saudável, a Prefeitura de Hortolândia oferece equipamentos públicos para descarte de recicláveis, inclusive resíduos da construção civil e volumosos (sofás e outros móveis velhos). Dentre eles estão, além dos PEVs, três LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis).

Os LEVs são contêineres para coleta seletiva de resíduos sólidos que funcionam no sistema “Drive Thru”. No LEV é permitido depositar materiais como papel, papelão, vidro, garrafas PET, isopor, latas e embalagens em geral. É proibido colocar lâmpada, entulho, madeiras, lixo orgânico, animais mortos e resíduos da saúde (hospitais, farmácias, entre outros).

Além disto, a Administração promove, desde o início de março, a Agenda Verde, uma força-tarefa que envolve nove secretarias para tornar a cidade mais limpa e saudável. Para tanto, realiza arrastões em diversos bairros a fim de orientar os munícipes, eliminar criadouros do mosquito e recolher materiais inservíveis por meio da Operação Cata-Bagulho, bem como ações de varrição, roçagem, limpeza de ruas e reforço na sinalização de trânsito.

Confira abaixo o endereço dos PEVs e dos LEVs:

• PEV 1 – Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

• PEV 5 – Vila Real

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda

Rua Augusto dos Anjos, s/n

• PEV 7 – Pq. Orestes Ôngaro

Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50

LEV Jd Rosolen

Rua Marcelina Ramos Meira (Próximo ao Santander)

LEV Jd. Amanda

Rua Casemiro de Abreu (Próximo ao Centro Cultural)

LEV Centro

Rua Antônio Bernardes, no Remanso Campineiro (próximo à praça em frente à Emeief Zenaide F. De Lira Seorlin)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo