Nossa Cidade

Prefeitura combate dengue com nebulização veicular

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, realiza, a partir desta semana, ações de combate à dengue com apoio de nebulização veicular. A medida consiste na aplicação de inseticida, com apoio de veículo nebulizador, em áreas com grande densidade populacional.

A primeira região do município a receber a ação abrange os bairros Jardim Nossa Senhora de Fátima, Chácara do Coelho, Jardim Lírio, Jardim Penha e Jardim Santa Izabel. Nestes locais, o veículo nebulizador fará a aspersão do inseticida em quatro datas: dias 8, 12, 15 e 19 deste mês, das 18h às 22h. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) esclarece que o inseticida é seguro, e não representa perigo à saúde da população. Confira, abaixo, orientações sobre como proceder nos dias em que a nebulização acontecer.

Anuncio


De acordo com o coordenador técnico do CCZ, o veterinário Evandro Alves Cardoso, a nebulização ocorre constantemente em todas as áreas onde um caso positivo de dengue é identificado. A diferença é que, normalmente, o inseticida é aplicado com auxílio de uma bomba acoplada nas costas de um funcionário, que passa a pé, de casa a casa, no quarteirão onde há o caso positivo registrado. “Já com a nebulização veicular, o inseticida é espalhado com auxílio de uma caminhonete. Isso garante maior cobertura da área, em menor tempo”, justifica o veterinário.

A nebulização convencional já foi realizada em diversos bairros, como Jardim Amanda, Nova Hortolândia e Jardim Rosolen. No Jardim Amanda, por exemplo, a nebulização realizada por servidor é mais recomendada, uma vez que as casas são espalhadas e há muitos lotes vazios. “Em outras localidades onde as características colaboram para a nebulização veicular, vamos adotar esta medida de combate à dengue”, disse Cardoso.

Ação do inseticida

Na área onde haverá a nebulização neste mês, a estimativa da Secretaria de Saúde é que existam cerca de 80 quarteirões ou 8 mil residências. “Com a nebulização convencional, demoraria um mês para passar de casa a casa. Já com a nebulização veicular, vamos passar em todas as casas desta área, quatro vezes”, destacou Cardoso. Isso significa que, mesmo nas residências que forem nebulizadas, nesta quinta-feira (08/05), a ação se repetirá nos dias 12, 15 e 19. A recorrência garante que todos os mosquitos já adultos sejam mortos pela ação do inseticida.

O inseticida usado na nebulização tem ação rápida, eliminando mosquitos e pernilongos imediatamente. Em 20 minutos, a ação do veneno é encerrada. Eventuais criadouros devem ser removidos manualmente, uma vez que o inseticida não tem capacidade de matar ovos e larvas do mosquito. “Contamos com a ajuda da população, para evitar objetos que acumulem água parada. Com esta parceria e a nebulização, temos condições de diminuir muito a ocorrência da dengue”, enfatizou o veterinário.

Orientações

Nos dias programados para a nebulização, a população deve seguir algumas orientações, a fim de que o inseticida atinja o efeito esperado. “Portas, janelas e cortinas devem ficar abertas para que o produto tenha contato com o interior das casas”, recomenda o veterinário do CCZ. “Nas ruas, teremos apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Mobilidade Urbana, para evitar que as pessoas fiquem nos portões e sejam atingidas diretamente pelo inseticida”, explicou o profissional. Durante a nebulização, as pessoas devem ficar em casa, onde podem circular normalmente.

O inseticida utilizado é seguro para a saúde da população. No entanto, recomendações importantes podem evitar complicações. “Crianças, idosos e pessoas com bronquite ou asma precisam ficar em ambiente fechado por pelo menos 30 minutos após a aplicação do inseticida, evitando irritações respiratórias. Animais como gatos e cachorros também devem ser protegidos”, orienta Cardoso. Gaiolas com aves ou roedores domesticados, assim como aquários, devem ser protegidos com pano.

Como o produto é diluído em óleo, a orientação do CCZ é para que alimentos e filtros com água para consumo também recebam atenção. “A comida deve ser guardada na geladeira. Já os reservatórios com água precisam ser tampados. Para as fruteiras, basta cobrir com um pano. Os utensílios de cozinha, como panelas, pratos e copos, precisam ser guardados em gavetas e armários”, ressaltou o coordenador técnico do CCZ. Após a nebulização, os objetos podem apresentar um pouco de oleosidade, que deve ser removida com pano com álcool.

Caso alguém apresente algum sintoma indesejado após a aplicação do inseticida, a recomendação é procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Rosolen ou o Hospital Municipal, onde os profissionais estarão orientados sobre como agir nesta situação.

SERVIÇO

Ação:

Nebulização veicular

Onde:

Jardim Nossa Senhora de Fátima

Chácara do Coelho

Jardim Lírio

Jardim Penha

Jardim Santa Izabel

Quando:

Dias 08, 12, 15 e 19 de maio

Horário:

Das 18h às 22h

FONTE: Pref.Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo