Nossa Cidade

Prefeitura começa cadastramento para Cartão do Idoso nesta terça-feira (26/07)

Criado na atual gestão, Cartão do Transporte-Idosos é gratuito e pode ser solicitado em quatro pontos da cidade

A Prefeitura de Hortolândia começa a cadastrar, nesta terça-feira (26/07), pessoas com 60 anos de idade ou mais, interessadas em solicitar o Cartão do Transporte para Idosos, medida inovadora criada no governo Angelo Perugini. Para requerer o documento que garante o benefício de viajar gratuitamente nos ônibus urbanos municipais, entrando pela porta da frente, além de se incluir nesta faixa etária, basta apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Anuncio


O atendimento acontece até o dia 18 de agosto, das 8h às 17h, em quatro locais: dois no Jd. Amanda, um no Jd. Rosolen e um no Remanso Campineiro (veja abaixo). Após este prazo, a inscrição também poderá ser feita em outros locais que serão divulgados em breve pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Dados da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, baseados na projeção feita pela Fundação Seade para 2017, estimam que há 21.949 idosos em Hortolândia, o correspondente a 10,03% da população.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, a criação do Cartão do Transporte para esta faixa etária atende às demandas apresentadas pela população idosa durante as Plenárias da Mobilidade. As 23 reuniões foram realizadas pela Administração em todas as regiões da cidade, entre março e maio deste ano, para ouvir da comunidade comentários, críticas e sugestões de como melhorar a área de trânsito e transporte em Hortolândia.

“Nas Plenárias da Mobilidade, houve muita participação dos idosos. Uma das principais reclamações deles foi a de que era difícil entrar nos ônibus e ser visto pelo motorista. Tinham medo de se machucar, porque, às vezes, os motoristas não conseguiam enxergá-los, criando situações de risco e, às vezes, até de acidentes. Quando a Prefeitura oferece o Cartão do Idoso, tudo muda. Eles passam a ser convidados, que entram pela porta da frente e podem escolher o local que quiserem para se sentar, além das cadeiras reservadas. Acreditamos que a medida vai reduzir o risco de acidentes. Além disso, o cartão é um documento de identidade e, no futuro, poderá oferecer outras vantagens”, afirma o secretário.

Confira onde fazer o cadastramento de 26/07 a 18/08:

  • Garagem da Viação Lira – Av. Santana, 1.000, Jd. Amanda

  • CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda – Av. Princesa Isabel, 1.280, Jd. Amanda

  • CCMI do Remanso Campineiro – R. Euclides Pires de Assis, 20, Remanso Campineiro

  • CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Jd. Rosolen – R. Guido Rosolen, 177, Jd. Rosolen

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo