Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura criará observatório para discutir políticas públicas e os ODSs

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia pretende criar um observatório para discutir políticas públicas voltadas a cidades inteligentes e alinhadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). A iniciativa surgiu como resultado do “Seminário Digital de Meio Ambiente”, realizado na tarde da última sexta-feira (05/06). O evento, online, que aconteceu em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, contou com a participação de 60 pessoas.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o objetivo do observatório é fortalecer as políticas públicas municipais, medir e avaliar o trabalho já realizado e propor novas ações, de modo a tornar Hortolândia uma cidade modelo de sustentabilidade, em sintonia com a Agenda 2030 e os ODSs da ONU (Organização das Nações Unidas).

O tema central do seminário, “Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Gestão Municipal”, foi abordado em diferentes vertentes, por profissionais da área da própria Prefeitura e por especialistas convidados. Na abertura do evento, os participantes puderam prestigiar apresentação musical e mímica com os servidores Ricardo Zanoni, Carlos Campos, Neide Martins e Márcia Campos.

A primeira palestra foi ministrada pelo diretor da Escola de Gestão Pública de Hortolândia, Carlos Maldonado, sobre “ODS e a Formação dos Gestores Públicos”. Na continuidade, a Diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Hortolândia, Elaine Sousa, falou sobre “ODS e a Política Municipal de Meio Ambiente”.

O estatístico, ex-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Guillo, foi um dos especialistas convidados e ministrou uma palestra sobre os “ODS, Água e Saneamento”. A Profa. Dra. Emília Wanda Rutkowski, que é Livre Docente FEC Unicamp e coordenadora do Laboratório Fluxus, falou sobre os “ODS e a Iniciativa Lixo Zero”

No encerramento, os participantes puderam prestigiar a palestra “ODS como Inspiração para Ação Regional”, com o superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), Mimo Ravagnani.

Todos foram convidados a participar de um debate pós-palestras para tirar dúvidas e enviar sugestões. A proposta do observatório foi idealizada nesse momento de troca de saberes, experiências e expectativas.

O seminário foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o apoio da Escola de Gestão Pública de Hortolândia (EGPH), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, avalia a realização do Seminário de forma positiva e motivadora. “Hortolândia, embora seja uma cidade jovem, se destaca como referência na área ambiental e caminha para a proposta de implantação de um observatório dos ODS”, afirma Eliane.

Sobre os ODS

Os ODS, instituídos em 2015 pela Organização das Nações Unidas, abrangem metas universais a serem alcançadas até 2030 e visam à implantação do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ecológica, social e econômica.

Este é o documento mais relevante, após a Agenda 21, que foi lançado na ECO92 (realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro). Em sua formulação, combina metas e indicadores para medir e inspirar novas políticas públicas. Assim, empresas, governo, sociedade civil e toda a população podem criar ações individuais e conjuntas.

#HortolândiaSolidária #FiqueEmCasa #Coronavírus

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares