Nossa Cidade
Prefeitura de Hortolândia distribui máscaras a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Em Hortolândia, a população em vulnerabilidade social conta com a ajuda da Prefeitura para se proteger do Coronavírus. Desde o início da pandemia, são distribuídas máscaras de proteção individual. O objetivo da ação é manter as pessoas protegidas e evitar a disseminação da COVID-19. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável pela ação, desde junho, já foram confeccionadas aproximadamente 300 mil máscaras. A distribuição do material permanece por tempo indeterminado.
A fabricação das máscaras foi feita por bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação Trabalho e Educação), também da Prefeitura. As peças são distribuídas nos quatro CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) existentes na cidade. Em Hortolândia, o uso de máscaras é obrigatório desde o dia 20 de abril, conforme o Decreto Municipal Nº 4.425. A máscara deve ser utilizada em qualquer tipo de deslocamento pela cidade, independente de a pessoa apresentar ou não sintomas da COVID-19.
A triagem para a retirada das máscaras pode ser agendada das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, por telefone, WhatsApp ou e-mail (veja abaixo). A presença na unidade de um dos CRASs é permitida para a retirada da máscaras e também acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
CRASs também distribuem cestas básicas e outros produtos essenciais
Além das máscaras de proteção contra o Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia também realiza a triagem para a entrega de cestas básicas, fraldas a idosos acamados e PCDs (Pessoas com Deficiência) e latas com fórmula infantil, leite usado por crianças de até um ano de idade. As cestas básicas, fraldas e a fórmula infantil também serão entregues pela Administração Municipal por tempo indeterminado. Mais de 30 mil cestas básicas já foram distribuídas.
Centros de Referência de Assistência Social
Para solicitar os produtos emergenciais, o morador deve entrar em contato com o CRAS da região em que mora. A cidade conta atualmente com quatro unidades. Eles estão localizados na Região Central e nos bairros Jd. Amanda, Jd. Novo Ângulo e Jd. Primavera.
Veja abaixo os critérios estabelecidos para a retirada das máscaras, cestas básicas e outros materiais:
O artigo 6º da resolução 04 do Conselho Municipal de Assistência Social de Hortolândia aponta que os Benefícios Eventuais serão concedidos para residentes em Hortolândia, de acordo com nível de prioridade, sendo:
I. Indivíduo e/ou família, desprovida de qualquer renda ou benefício (Federal, Estadual ou Municipal).
II. Indivíduo e/ou família, com renda mensal per capta de R$ 0, 00 a R$ 89,00 (extrema pobreza).
III. Indivíduo e/ou família, com renda mensal per capta de R$ 89,00 a R$178,00 (pobreza).
IV. Indivíduo e/ou família, com renda mensal per capta de até 1/4 de salário mínimo.
V. Famílias atingidas por situação de calamidade pública
VI. Demais complexidades a serem observadas pela equipe técnica.
Confira abaixo os canais de contato com os CRASs para agendamento e esclarecimento de dúvidas:
Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social: 3965-1400 ramais 8204, 8210 e 8220; 3965-1438; 99976-4011 (WhatsApp)
CRAS Amanda: 3909-3642 / 3909-2140 / 99976-1602
CRAS Central: 3865-1133 / 3897-2519 / 99817-0620
CRAS Novo Ângulo: 3845-7629 / 3809-1945 / 99910-9085
CRAS Primavera: 3909-2292 / 3909-0627 / 99976-1874
Departamento de Comunicação
Ramal: 6625

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Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias.
Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.
Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.
Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.
O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

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Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às aulas. A iniciativa da Prefeitura é voltada a 84 professores da Educação Infantil e 120 do Ensino Fundamental, profissionais contratados recentemente. No município, as aulas nas 58 unidades próprias serão retomadas no dia oito de fevereiro, de maneira remota, inicialmente.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as formações, ministradas por coordenadoras pedagógicas da própria rede, acontecem até a próxima sexta-feira (29/01), com duas horas diárias de aulas, de maneira remota, via aplicativo “Zoom”, considerando o contexto de pandemia
Para os que atuam nas creches municipais, o tema geral são os “Processos de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil”. Nesta semana, as formadoras Andria Damares Bittencourt e Cibele Evelize Oliveira abordam tópicos como “Ser criança”, “Ludicidade na Educação Infantil”, “Desafios do Ensino Híbrido”, “Educação Infantil x Escolarização” e “Parceria: Escola, Professor e Família”. Na próxima semana, as aulas estarão a cargo de Cristiane Farias, Juliana Folva, Simone Locatelli e Solange Cachimiro, e versarão sobre “Ser professor na Educação Infantil”, “Documentos Norteadores da Educação Infantil”, “Trajetória da Educação Infantil no Município”, “Campos de Experiências e Objetivos de Aprendizagem” e “O dia a dia na Educação Infantil”.
Segundo Cristiane Farias, na Educação Infantil, o objetivo é “oferecer aos profissionais momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo para a qualidade da Educação oferecida às nossas crianças”.
No Ensino Fundamental, por sua vez, a formação gira em torno de temas como uso do “Google Class” como ferramenta pedagógica, “Preenchimento do Google Forms”, “A importância do Planejamento, retomada das competências, habilidades e interdisciplinaridade”, ”Novos desafios à educação: Ensino Híbrido e possibilidades para o trabalho pedagógico”, “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”; “Desmistificando o processo avaliativo” e “Adaptação Curricular e Flexibilização Escolar”.
Segundo a ementa curricular da formação, entre os objetivos específicos estão: analisar práticas pedagógicas que envolvem os conceitos de competências, habilidades, interdisciplinaridade e ensino híbrido; sensibilizar e refletir sobre formas de organização do ensino na perspectiva da educação inclusiva; conhecer o público alvo da educação especial e inclusiva, suas potencialidades e dificuldades; compreender a avaliação como um processo, identificando os saberes produzidos pelos discentes considerando diferentes possibilidades para avaliar e estudar os termos Adaptação Curricular e Flexibilização escolar.
“Damos as boas-vindas ao ano letivo 2021, agradecendo todo o esforço empreendido no ano anterior, diante da dificuldade, ainda vivenciada. Porém, sem baixar a guarda, nosso intento é valorizar a qualidade de cada escola com cada equipe dentro dela, disposto a realizar um trabalho de parcerias e com qualidade, que são planos de crescimento e ascensão da nossa educação. Estamos dispostos a este trabalho, contando com a ajuda de muitas mãos. Nossa rede tem um potencial muito grande, profissionais excelentes, grande qualidade em educação”, ressaltou o diretor de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), José Luís Menegoro.
“Diante da pandemia e de tudo o que estamos vivendo, todas as mudanças e os novos desafios para a Educação, é essencial garantirmos a aprendizagem dos nossos alunos, mas, também, acolhermos o nosso professor, oferecendo formações continuadas e canais de comunicação, troca de experiências e espaços para reflexão sobre o ato de educar, tanto presencialmente quanto virtualmente, integrando a educação à tecnologia”, ponderou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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