Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia imuniza mais de 1.000 pessoas contra o Sarampo

Em meio à pandemia do Coronavírus, a população também deve se proteger contra outras doenças. Uma delas é o Sarampo. A Prefeitura de Hortolândia promove até o dia 31 de agosto a segunda etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. O público-alvo é a população com idade a partir de seis meses até 29 anos, mediante avaliação da situação vacinal. Já para adultos na faixa etária de 30 a 49 anos, a imunização é indiscriminada, ou seja, todos nesta faixa etária deverão receber uma dose da vacina, independente da situação vacinal. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento já foram imunizadas 1.023 pessoas, das quais 282 da faixa etária de seis meses a 29 anos, e 741 da faixa etária de 30 a 49 anos.  

Em virtude de o Sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os públicos-alvo da campanha procurem a UBS mais próxima de casa para receber a imunização e, com isso, evitar que a doença se alastre pela cidade neste momento de pandemia do Coronavírus. 

Anuncio


A Secretaria de Saúde ainda salienta que a campanha é para intensificar a imunização contra o Sarampo. A doença estava erradicada no Brasil. Mas, em 2019, houve a reintrodução da doença em território nacional. 

Crianças devem tomar duas doses válidas da vacina contra Sarampo, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Outra recomendação importante é que crianças a partir de 6 meses a 11 meses recebam a dose D contra o Sarampo, conforme calendário nacional de vacinação. Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses anotadas na carteira de vacinação. 

De acordo com informações no site do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina. Dentre os sintomas da doença estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar intenso.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo