Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia informatiza gestão pública com Scriptcase

Portal Hortolândia

Publicado

em

Software brasileiro ajuda a prefeitura do interior de São Paulo a aumentar em até 4 vezes a sua capacidade de desenvolvimento de sistemas   
 
Distante 114 km da capital paulista, Hortolândia é uma cidade de 200 mil habitantes cujo setor de tecnologia da Prefeitura tinha dificuldades para prover sistemas de gestão na mesma velocidade que a demanda de suas secretarias e órgãos municipais. Passados dez anos, a administração encontrou na plataforma Scriptcase (www.scriptcase.com.br) a solução ideal para o desenvolvimento rápido de seus próprios sistemas, e por consequência, na modernização dos serviços públicos para população.

 

Publicidade

 A parceria surgiu em 2007, quando a Prefeitura de Hortolândia sentiu a necessidade de sistematizar e integrar os processos de gestão pública. O Scriptcase foi uma peça chave nesse processo. Com um interface visual amigável, a ferramenta reduz em até 80% o tempo de programação: um ótimo caminho para quem tem uma demanda grande por sistemas, mas não trabalha com isso como atividade final.

“O que nos atraiu no Scriptcase foi a curva de aprendizagem rápida, a agilidade no uso e o custo/benefício”, conta Rúbia Rossi, diretora do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Hortolândia. “Nós não teríamos chegado no estágio atual sem a Scriptcase”, afirma.

Rúbia explica que Hortolândia teria que investir, pelo menos, quatro vezes mais em pessoal para atingir um resultado parecido sem a plataforma. “Em três meses, um estagiário já é capaz de produzir aplicações com a ajuda da solução. Outra vantagem é a padronização das atividades. Se um dos nossos profissionais sair de um projeto, o substituto pode continuar de onde ele parou sem problemas”, diz a diretora.

“O investimento inicial na ferramenta se pagou em poucos meses de uso”, analisa Érico Oliveira, diretor comercial do Scriptcase. Em Hortolândia, a licença permite a utilização do software por um número ilimitado de programadores.

A Prefeitura de Hortolândia já desenvolveu mais de 20 sistemas com o Scriptcase. Eles atendem diversas áreas da administração, como a gestão de obras, gerenciamento de custos, manutenção de equipamentos públicos, banco de alimentos, atendimento e inclusão social.
 

Sobre o Scriptcase:
É um software que facilita e acelera o desenvolvimento de sistemas web. Com o uso de uma interface visual amigável, a plataforma automatiza o trabalho. Criado em 2001 pela NetMake, em Recife, o Scriptcase é utilizado em mais de 125 países. No Brasil, o foco é no setor público – a prefeitura de Diadema e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco também usam o sistema.
 
 
Sobre a Press Works:
É uma Assessoria de Imprensa especializada em soluções de comunicação para Pequenas Empresas, Startups e Profissionais Liberais. A Press Works nasceu com o objetivo de dar visibilidade às companhias e pessoas com ideias e negócios inovadores.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 3957 casos confirmados, 3769 curados e 136 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quarta-feira(22) mostra que o município teve 3957 casos confirmados, 3769 curados e 136 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 05 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 34 em isolamento domiciliar.

Publicidade

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 239 em isolamento domiciliar.

4004 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

A partir de 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia comemora o Dia Nacional do Agente de Trânsito

Redação

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Hortolândia comemorou, nesta quarta-feira (23/09), o Dia Nacional do Agente de Trânsito. A data faz parte do calendário oficial da Semana Nacional do Trânsito, que começou no dia 18 e vai até o dia 25 deste mês. O objetivo da semana é conscientizar a população para um trânsito mais seguro. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Código de Trânsito Brasileiro, o Agente de Trânsito exerce atividades de fiscalização e operações para o melhor funcionamento e fluidez do tráfego nas cidades.

“Nesta Semana Nacional do Trânsito e, principalmente, neste data que tem o objetivo de homenagear o agente de trânsito, nós agradecemos a estes profissionais, de Hortolândia e de todo o Brasil, pelo esforço, dedicação e comprometimento. O trabalho dos agentes de trânsito é fundamental para a melhor fluidez do nosso sistema viário e para a segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Publicidade

Semana Nacional do Trânsito já teve atividade na cidade

Na manhã de terça-feira (22/09), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Viação Lira, realizou um ato simbólico pela Semana Nacional do Trânsito na Ponte Estaiada. Aproximadamente mil balões de gás hélio, amarelos e brancos, transportando sementes de Crotalária, uma planta que serve como repelente contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, foram soltos no local.

“As cores dos balões representam a prevenção aos acidentes de trânsito e à vida. Prefeituras de todo o país realizaram atos semelhantes para marcar a data em conjunto com os fóruns Nacional e Paulista da Mobilidade Urbana”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Também foi celebrado, na terça-feira, o Dia Mundial Sem Carro e, na sexta-feira (25/09), será comemorado o Dia Nacional do Trânsito, instituído em 1997 com o objetivo de conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia aumenta em 3,23% arrecadação do Imposto de Participação dos Municípios

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia conquista mais um índice financeiro positivo: o IPM (Índice de Participação dos Municípios) mais recente é de 0,6704, indicador 3,23% maior do que o alcançado em 2019.

O IPM é a parcela do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) paga pelo Governo do Estado aos municípios: o Estado arrecada o imposto e 25% da arrecadação é dividida entre as cidades. Deste montante, a parcela que cabe a cada município é regida pelo IPM. Com este IPM, Hortolândia ocupa o 28º lugar entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. Os dados são da Secretaria de Finanças.

Publicidade

“O IPM atual é sinal de que Hortolândia consegue reagir melhor do que a maioria das cidades do Estado diante da crise, causada pela pandemia de Coronavírus. Esse índice revela a pujança e a força do setor industrial e comercial de Hortolândia. Mesmo em tempo de dificuldades, estamos conseguindo manter a atividade industrial e comercial e fazer crescer a economia”, destaca o secretário de Finanças, Pedro Reis Galindo, otimista em relação à arrecadação que será gerada em 2021, graças ao repasse de ICMS.

O IPM alcançado pelos municípios é resultado de uma fórmula calculada com base no aumento do valor adicionado, que é a diferença entre o que a indústria investiu para produzir e o valor pelo qual o produto pronto foi comercializado.

O cálculo tem como base a evolução dos últimos dois anos. O índice atual, portanto, é a comparação entre 2018 e 2019.

“O valor adicionado em Hortolândia cresceu 9% de 2018 para 2019. Neste período, a receita própria aumentou 19%. Isso nos traz uma expectativa positiva para as finanças no próximo ano, uma vez que vamos receber um aumento real no repasse do ICMS de 3,23%, que é o IPM do nosso município”, exemplificou Galindo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares