Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia instala 10 coletores de pilhas e baterias em diferentes regiões da cidade

Prefeitura

Publicado

em

Você sabia que pilhas e baterias devem ser descartados separadamente de resíduos orgânicos? Para estimular a população a fazer o descarte correto destes materiais, a Prefeitura instalou 10 coletores específicos para pilhas e baterias em diferentes regiões da cidade (veja lista dos locais abaixo). Por meio desta ação, a Administração fortalece a coleta seletiva de materiais recicláveis no município. Os equipamentos foram doados pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), do qual o município faz parte. O Consimares fará a retirada das pilhas e baterias dos coletores e encaminhará o material para uma empresa de reciclagem.

Para que a população consiga identificá-los, os coletores são de cor alaranjada e têm um adesivo do consórcio colado na parte frontal. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou a instalação dos equipamentos no final do ano passado.

De acordo com a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elaine Cristina de Sousa, a população pode descartar nos coletores pilhas e baterias que são utilizadas em celulares e outros tipos de aparelhos eletroeletrônicos.

Para que a população possa fazer o descarte com mais facilidade, os coletores foram instalados em estabelecimentos que comercializam pilhas e baterias e em locais com grande circulação de pessoas, como o Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura.

A diretora salienta que pilhas e baterias devem ser descartadas separadamente de resíduos orgânicos e de outros tipos de materiais recicláveis porque contêm metais pesados tóxicos, dentre os quais chumbo, mercúrio e cádmio. Estes elementos podem contaminar o meio ambiente e, com isso, causar graves malefícios à saúde humana. “A Prefeitura está fazendo a parte dela. Por isso, é importante que a população também faça sua parte, colaborando com a Administração ao fazer o descarte correto de pilhas e baterias por meio dos coletores”, salienta Elaine.

PEVS

Além destes 10 coletores, a população pode fazer o descarte de pilhas e baterias nos oitos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura.

Os PEVs são espaços públicos, onde a população pode descartar corretamente resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros. Nos PEVs, é proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

Seis PEVs abrem diariamente, de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Dois têm horário diferenciado, porque funcionam dentro de órgãos públicos: o PEV Orestes Ôngaro (no Aterro de Inertes) e o PEV Santiago (na Administração Regional). Estes funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. De acordo com o Consórcio Horto Ambiental, responsável pela coleta de lixo na cidade, foram recolhidos em 2019 cerca de 20kg de pilhas e baterias no município.

LÂMPADAS FLUORESCENTES

Já no caso de lâmpadas fluorescentes, a Prefeitura disponibiliza cinco estações exclusivas para a população fazer o descarte de tais produtos. De acordo com o consórcio Horto Ambiental, responsável pela coleta de lixo na cidade, foram recolhidas em 2019 4.882 lâmpadas fluorescentes no município.

Confira abaixo os locais onde estão instalados os 10 coletores de pilhas e baterias:

• Academia Malibu: rua Eleusina Batista Silva, 228, Jardim Terras de Santo Antônio

• Horto Ambiental: rua Beladona, 81, Jardim Bela Vista

• Open Shopping: rua Luiz de Camilo de Camargo, 581, região central

• Paço Municipal “Palácio das Águas”: rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro

 Supermercado Dia: rua Antônia Luzia de Jesus, 190, Jardim Novo Angulo

 Supermercado Good Bom: av. da Emacipação, 1.550, Jardim do Bosque

 Supermercados Morete: av. João Coelho, 361, Chácara Coelho

• Supermercados Pague Menos: rua Benedito Leite, 358, Jardim Santa Izabel

 Supermercados Pague Menos: av. Francisco de Assis, 3.380, Vila Real

• Supermercado Poupar: av.Brasil, 1.419, Jardim Amanda II

Veja abaixo o endereço dos PEVs:

• PEV 1 – Auxiliadora:

rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Adelaide:

rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel:

av. Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Interlagos:

rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

• PEV 5 – Vila Real:

rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda:

rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Pq. Orestes Ôngaro:

rua  Rio Pardo (antiga Rua 13), 50

• PEV 8 – Jd. Santiago

rua João Joaquim Calixto, 230

PEVs em construção:

• PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima:

rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jd. Santa Emília:

rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda:

rua Ágata

• PEV 12 – Jd. Nova Alvorada:

rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

• PEV 13 – São Sebastião:

rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (em implantação)

Confira abaixo os locais e os endereços das estações exclusivas para o descarte de lâmpadas fluorescentes:

• Estação 1 – Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Cardoso”/Escola de Artes “Augusto Boal”:

rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda

• Estação 2 – Ginásio Poliesportivo “Nelson Cancian”:

rua João Barreto da Silva, 505, Vila Real Santista

• Estação 3 – Espaço Viva Mais:

rua Pedro Pereira, 199 Jardim Santa Claro do Lago

• Estação 4 – Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”:

rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima

• Estação 5 – Academia Municipal “Jaime Pereira”:rua Benedito Manduca de Souza, 40, Jardim Paineira (atrás do Open Shopping)

Nossa Cidade

Shopping Hortolândia divulga novo horário de atendimento

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Shopping Hortolândia é um centro comercial localizado na cidade de Hortolândia, São Paulo.

Inaugurado em 24 de novembro de 2011, o empreendimento conta com 120 lojas, sendo 5 Âncoras (C&A, Marisa, Hering, Mônica Sanches, Passarela, World Tennis, O Boticário, Pernambucanas, Lojas Americanas, Claro, TIM, CVC Viagens, Colchões Ortobom, Chilli Beans, McDonald’s, Burguer King, Habib’s, Subway, Grilleto, O Matuto, Chocolates Brasil Cacau e o Cinesystem), 1 (um) Atacadista (Tenda Atacado), além de um estacionamento com capacidade para 682 vagas.

O Shopping Hortolândia divulga que a partir de amanhã (08/05), opera em um novo horário

• Lojas e quiosques
Segunda a sábado, das 9h às 21h.
Domingos e feriados, das 14h às 20h.


• Praça de alimentação
Segunda a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 11h às 21h.


• Cinema
Todos os dias, das 10h às 21h – (sessões encerradas às 21h).


• Academia Smart Fit
Segunda a sexta, das 6h às 21h.
Sábados e domingos, das 7h às 11h.


• Lotérica
Segunda a sábado, das 9h às 19h.
Domingos e feriados – FECHADA


• Tenda atacado
Segunda a sábado, das 6h às 21h.
Domingos e Feriados, das 8h às 18h.

• Drive-thru (carros) / Retirada (Takeaway)
Todos os dias, das 10h às 21h.


• Delivery – Alimentação
Todos os dias, das 10h às 22h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prorrogada novamente, Fase de Transição vai até 23 de maio em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia acatou, mais uma vez, a decisão do Governo do Estado e decidiu prorrogar por mais duas semanas a Fase de Transição para a retomada gradativa da economia, estipulada no Plano São Paulo de Retomada Consciente.

A quarta etapa se estenderá até o dia 23 de maio. O decreto 4.793, assinado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, foi publicado, nesta sexta-feira (07/05), na edição 1.203 do Diário Oficial Eletrônico do Município e está disponível no seguinte link, clique aqui . A terceira etapa da Fase de Transição, vigente desde o dia primeiro deste mês se encerraria neste domingo (09/05).

O novo decreto municipal permite a abertura, das 6h às 21h, de todos estabelecimentos comerciais e de serviços, dentre eles shoppings centers, galerias, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, barbearias, atividades culturais e parques, já a partir deste sábado (08/05), porém respeitando o novo percentual de restrição de limite de público que é de 30% da capacidade. Anteriormente, eles só poderiam abrir até as 20h. A retirada de produtos na porta dos estabelecimentos pelos sistemas “drive-thru” (cliente em veículo), “walk-thru” (cliente a pé) ou “take-away” (para viagem, com cliente a pé) pode se estender até as 21h.

Também estão autorizadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques municipais também poderão ficar abertos, entre as 6h às 18h.

A nova regulamentação mantém o toque de recolher no município, porém ampliando o horário de circulação. Fica restrita a circulação de pessoas, das 21h às 5h, e o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais e de serviços, das 21h às 6h.

Estabelecimentos que descumprirem as determinações estão sujeitos a multa com base no artigo 112 da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura conclui construção de calçada e ciclovia na Av. da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A obra de construção da terceira faixa da avenida da Emancipação avança. A Prefeitura de Hortolândia concluiu a construção da nova calçada com a pintura da ciclovia, no trecho desde o cruzamento com a rua Barão de Itapura até a saída para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), no sentido Monte Mor. Agora, as equipes da Administração MunIcipal trabalham na preparação do terreno no último trecho que receberá o complemento da faixa de rolagem. A maior parte da faixa já recebeu asfalto. De acordo com a Secretaria de Obras, simultaneamente, são realizados outros ajustes com apoio de maquinários, como nivelamentos necessários no local.  Ao todo, são 550 metros de nova pista.

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico. Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares