Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia prepara Festa do Migrante

Secretaria de Cultura convida sociedade civil a participar do evento, programado para acontecer de 16 a 20 de outubro, no Parque Socioambiental Renato Dobelin

Festa do migrante

Anuncio


Uma festa para virar tradição e resgatar a origem dos vários povos que ajudaram na construção de Hortolândia, uma cidade que abriga pessoas de todas as regiões do Brasil. Este é o objetivo da Festa do Migrante, que será realizada pela Prefeitura de Hortolândia entre os dias 10 e 20 de outubro, no Parque Socioambiental Renato Dobelin, região central.

Os preparativos para a festa começaram nesta semana, quando a Secretaria de Cultura fez a primeira reunião sobre o evento com 15 representantes da sociedade civil organizada, entre associações e entidades.

De acordo com o secretário de Cultura, Tino Sampaio, a ideia da Prefeitura é organizar uma festa que retrate o perfil da população e que vire tradição. “Estamos preparando uma festa de Hortolândia, para Hortolândia, que identifique as origens dos moradores e que seja uma opção de entretenimento para as famílias”, disse Sampaio.

O evento contará com cerca de 40 estandes de alimentação que comercializarão comidas típicas de diversas regiões do País. Segundo a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, as barracas serão divididas entre associações, entidades civis e religiosas, além dos empreendedores populares do Programa Economia Solidária.

“Nessas reuniões com a sociedade civil, estamos apresentando o formato da festa, o objetivo do evento e a importância da participação da comunidade. Trabalhamos para promover um evento bonito e destacamos a importância das barracas representarem as regiões do País, assim como a caracterização regional das pessoas que vão trabalhar nestes espaços”, observou a diretora de Cultura.

Além das comidas típicas, o evento contará com shows e apresentações culturais feitos por artistas de Hortolândia e região, durante a Revirada Cultural, que fará parte da programação da Festa do Migrante, com auxílio financeiro da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). Também acontecerão shows religiosos e a eleição da Rainha do Migrante.

A festa disponibilizará estandes para comercialização de produtos diversos, mini-fazenda, exposições e muita música. De acordo com Tino Sampaio, a expectativa de público é 100 mil pessoas, nos cinco dias de festa, somando os visitantes que assistirão aos shows e os que circularão pela festa.
“Queremos que a Festa do Migrante seja tradicional, queremos criar o hábito das pessoas irem ao evento para almoçar como acontece em cidades vizinhas como Valinhos, que realiza a Festa do Figo, e Vinhedo, com a Festa da Uva”, destacou Patrícia.

Dia do Migrante

Hortolândia é uma cidade povoada por migrantes. Pessoas que saíram dos quatro cantos do País em busca de uma vida melhor no interior de São Paulo. São nordestinos, mineiros, nortistas, gaúchos, paranaenses, que fincaram raiz em Hortolândia e ajudaram na construção da cidade. A diversidade cultural do município levou à criação da lei que institui o Dia do Migrante, comemorado no dia 27 de junho, em vigor desde 2001.

“Esta festa será uma homenagem a todas as pessoas que apostaram no potencial da nossa cidade e aqui chegaram, décadas atrás, cheias de esperança, em busca de uma vida melhor. É uma homenagem a todos os migrantes que continuam chegando e contribuindo para o desenvolvimento de Hortolândia e na construção de uma cidade cada vez melhor”, afirma o prefeito Antonio Meira.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo