Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Prefeitura discute políticas habitacionais em conferência

Prefeitura

Publicado

em

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (10/05) e tratou dos temas produção de unidades habitacionais de interesse social e regularização fundiária

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta sexta-feira (10/05), a IV Conferência Municipal de Habitação. Junto à população organizada, a Administração dialogou sobre a produção de unidades Habitacionais de Interesse Social e a Regularização Fundiária. Durante o evento, também aconteceu a plenária aberta para eleição dos candidatos que vão compor durante os próximos dois anos, o Conselho Municipal de Habitação. Os eleitos serão responsáveis por representar a Sociedade Civil e de seu segmento social. A atividade foi coordenada pelo secretário de Habitação, Jonas Pereira de Lima e pelo gerente geral da Caixa Econômica Federal da agência de Hortolândia, Cleber Alves de Oliveira.

Durante a conferência, foram abordados os assuntos pertinentes às políticas habitacionais do município para redução de ocupação em áreas públicas, futuros empreendimentos contratados para o Programa Minha Casa Minha Vida, quais critérios de aquisição para unidades habitacionais, faixa de renda, subsídios, dentre outros. 

O secretário de Habitação, Jonas Pereira de Lima, apresentou as políticas habitacionais do município e as ações da Administração para reduzir a ocupação nas áreas públicas. “A Prefeitura de Hortolândia trabalha com dedicação e transparência em todas as ações que realiza na cidade. Todo trabalho que realizamos é para oferecer mais qualidade de vida à população. Os conselheiros eleitos vão poder acompanhar de perto o nosso trabalho, que é realizado com bastante transparência”, afirmou o secretário de Habitação.

De acordo com a Secretaria de Habitação, dentro do princípio da participação popular, a Conferência Municipal de Habitação tem o objetivo de discutir com a população organizada, a produção de unidades habitacionais de interesse social e a regularização fundiária. 

EVOLUÇÃO

Paulo Sergio Felipe Manuel é publicitário, jornalista, empresário e um dos eleitos para o Conselho Municipal de Habitação. Ele integra o conselho desde o primeiro quadro de representantes. Com entusiasmo, o ele destacou a evolução de Hortolândia desde o primeiro mandato do prefeito Angelo Perugini, em 2005. “O prefeito Angelo Perugini, não discursa, ele dá aulas. Com tanto conhecimento agregado, ele desenha e planeja muito bem as obras e serviços realizados na cidade. Perugini mudou a história de Hortolândia e transformou a cidade, que era o “patinho feio” da região, em uma cidade desenvolvida. Hortolândia, em questão de desenvolvimento, ultrapassou cidades grandes da RMC (Região Metropolitana de Campinas)”, afirmou Manuel.

O conselheiro também evidenciou o novo programa de governo que transformará ainda mais a cara de Hortolândia, o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). Com otimismo, Felipe demonstrou confiança e grandes expectativas no programa que já apresenta mudanças em vários setores. “Eu presenciei toda mudança, toda evolução de Hortolândia desde que o Perugini assumiu o governo. Ele transformou essa cidade e cumpriu todas as suas promessas, que na época era de tratamento de esgoto e asfalto. Tenho certeza que ele cumprirá novamente, mesmo porque ele carrega um amor incrível por essa cidade. A força de vontade que ele carrega dentro dele nos traz a certeza de que ele transformará Hortolândia em uma cidade de primeiro mundo”, afirmou o Conselheiro.

O Conselho é formado por 10 representantes do Poder Público e 10 da Sociedade Civil com funções normatizas, fiscalizadoras e deliberativas. Dentre as atribuições previstas em Lei, estão a fixar prioridades para o cumprimento da Política Habitacional do município, baixar normas e aprovar programas, elaborar, modificar e deliberar sobre o Regimento Interno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às aulas. A iniciativa da Prefeitura é voltada a 84 professores da Educação Infantil e 120 do Ensino Fundamental, profissionais contratados recentemente. No município, as aulas nas 58 unidades próprias serão retomadas no dia oito de fevereiro, de maneira remota, inicialmente.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as formações, ministradas por coordenadoras pedagógicas da própria rede, acontecem até a próxima sexta-feira (29/01), com duas horas diárias de aulas, de maneira remota, via aplicativo “Zoom”, considerando o contexto de pandemia

Para os que atuam nas creches municipais, o tema geral são os “Processos de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil”. Nesta semana, as formadoras Andria Damares Bittencourt e Cibele Evelize Oliveira abordam tópicos como “Ser criança”, “Ludicidade na Educação Infantil”, “Desafios do Ensino Híbrido”, “Educação Infantil x Escolarização” e “Parceria: Escola, Professor e Família”. Na próxima semana, as aulas estarão a cargo de Cristiane Farias, Juliana Folva, Simone Locatelli e Solange Cachimiro, e versarão sobre “Ser professor na Educação Infantil”, “Documentos Norteadores da Educação Infantil”, “Trajetória da Educação Infantil no Município”, “Campos de Experiências e Objetivos de Aprendizagem” e “O dia a dia na Educação Infantil”.

Segundo Cristiane Farias, na Educação Infantil, o objetivo é “oferecer aos profissionais momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo para a qualidade da Educação oferecida às nossas crianças”.

No Ensino Fundamental, por sua vez, a formação gira em torno de temas como uso do “Google Class” como ferramenta pedagógica, “Preenchimento do Google Forms”, “A importância do Planejamento, retomada das competências, habilidades e interdisciplinaridade”, ”Novos desafios à educação: Ensino Híbrido e possibilidades para o trabalho pedagógico”, “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”; “Desmistificando o processo avaliativo” e “Adaptação Curricular e Flexibilização Escolar”. 

Segundo a ementa curricular da formação, entre os objetivos específicos estão: analisar práticas pedagógicas que envolvem os conceitos de competências, habilidades, interdisciplinaridade e ensino híbrido; sensibilizar e refletir sobre formas de organização do ensino na perspectiva da educação inclusiva; conhecer o público alvo da educação especial e inclusiva, suas potencialidades e dificuldades; compreender a avaliação como um processo, identificando os saberes produzidos pelos discentes considerando diferentes possibilidades para avaliar e estudar os termos Adaptação Curricular e Flexibilização escolar.

“Damos as boas-vindas ao ano letivo 2021, agradecendo todo o esforço empreendido no ano anterior, diante da dificuldade, ainda vivenciada. Porém,  sem baixar a guarda, nosso intento é valorizar a qualidade de cada escola com cada equipe dentro dela, disposto a realizar um trabalho de parcerias e com qualidade, que são planos de crescimento e ascensão da nossa educação. Estamos dispostos a este trabalho, contando com a ajuda de muitas mãos. Nossa rede tem um potencial muito grande, profissionais excelentes, grande qualidade em educação”, ressaltou o diretor de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), José Luís Menegoro.

“Diante da pandemia e de tudo o que estamos vivendo, todas as mudanças e os novos desafios para a Educação, é essencial garantirmos a aprendizagem dos nossos alunos, mas, também, acolhermos o nosso professor, oferecendo formações continuadas e canais de comunicação, troca de experiências e espaços para reflexão sobre o ato de educar, tanto presencialmente quanto virtualmente, integrando a educação à tecnologia”, ponderou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade9 horas atras

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de...

Nossa Cidade9 horas atras

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia. O...

Nossa Cidade10 horas atras

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às...

Policial10 horas atras

Policiais militares detém dupla por comercialização de drogas na Vila Inema, em Hortolândia 

Uma viatura da Polícia Militar em patrulhamento na tarde desta sexta-feira pelo bairro chácaras Coelho, detiveram dois suspeitos na prática...

Nossa Cidade10 horas atras

Última etapa de mutirão de assinaturas de regularização fundiária é neste sábado (23/01)

Para garantir moradia digna para a população, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional...

Nossa Cidade11 horas atras

Última etapa da campanha de castração será na próxima semana

Ainda não conseguiu levar seu cão ou gato para ser castrado? Então, fique ligado! A Prefeitura de Hortolândia realizará a...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares