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Prefeitura disponibiliza atividades impressas a alunos da rede municipal

Prefeitura

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A fim de garantir acesso às atividades pedagógicas e oportunizar o processo de ensino aprendizagem aos, aproximadamente, 26 mil alunos da rede municipal, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza conteúdos em canais online e, também, atividades impressas e livros didáticos, que podem ser retirados na unidade escolar. A medida foi adotada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, após a suspensão das aulas presenciais, desde o dia 23 de março, para conter a disseminação do Coronavírus.

Além de oferecer aulas EAD (Educação a Distância), por meio do Blog Educação e de grupos no Whatsapp, a orientação dada às famílias com dificuldade de acesso ou utilização da internet é que procurem a unidade escolar em que o aluno está matriculado. Todas as atividades são entregues impressas e o acompanhamento do desenvolvimento educacional do aluno ocorre por meio deste material. A medida visa garantir que todos os estudantes tenham acesso aos conteúdos e às mesmas oportunidades de aprendizado.

Os livros didáticos, como os das aulas de Inglês e do projeto em parceria com a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, “Bem me Quer, Paz se Quer”, também foram disponibilizados para retirada e utilização nas atividades realizadas em casa.

Para Maria Lúcia da Silva Rodrigues, mãe de Gustavo Rodrigues da Silva, de oito anos, aluno do 2º. ano do Ensino Fundamental, o suporte oferecido pelos profissionais da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Maria Célia Cabral Amaral é ótimo. “Eu sempre busco atividades impressas na escola e utilizamos os livros didáticos. A professora faz, todos os dias, um vídeo, dando aula para os alunos e, também, sempre nos ajuda com as dúvidas. Toda vez que precisamos, a professora e os gestores estão disponíveis e receptivos para nos auxiliar”, disse Maria Lúcia, que tem 39 anos e trabalha como balconista.

“A escola está de portas abertas. Estamos trabalhando em prol da comunidade, oferecendo todo o suporte às famílias, desde a entrega dos kits de alimentação até ao desenvolvimento de todo o trabalho pedagógico, não só no Blog e grupos de Whatsapp, mas na disponibilização de todas as atividades impressas para aqueles que não possuem acesso à internet e, depois, no recebimento desse material, para acompanhamento dos alunos, que é realizado por todos os nossos professores. Nós buscamos sempre manter contato e criar canais para diálogos. Essa parceria é fundamental. Não estamos medindo esforços para atender a todos”, ressaltou o diretor da Emef Professora Maria Célia Cabral Amaral, José Luís Menegoro.

Neste período de distanciamento social, os servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia têm trabalhado para oferecer atividades diversificadas e postagens de conteúdos para a Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo as modalidades da Educação Especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos), incluindo a Educação Integral.

Todas as atividades são elaboradas de acordo com o Projeto Político Pedagógico e de Gestão Escolar e referenciadas na Base Nacional Comum Curricular, nas Diretrizes Pedagógicas do Programa Ler e Escrever, na Emai (Educação Matemática nos Anos Iniciais), no Currículo Municipal da Educação Infantil, no Currículo Paulista e no livro do professor “Aprender com a criança: experiência é o conhecimento”, além dos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, neste período, é essencial fortalecer o vínculo e valorizar os laços. “Com a suspensão das aulas presenciais, imediatamente foram disponibilizadas atividades impressas para os nossos alunos. À medida que o tempo foi se estendendo, procuramos otimizar esse trabalho e disponibilizar, também, outras ferramentas de ensino, como o Blog Educação. Temos que, além de garantir a educação de qualidade e efetiva aos nossos alunos, valorizar a afetividade entre crianças, famílias, escola, professores e colegas de turma, tornando-os parceiros dos processos de aprendizagem e motivando-os a participar”, ressaltou.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



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Trabalho de desassoreamento prossegue na lagoa do Parque Remanso das Águas

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Desde o início do ano, a Prefeitura de Hortolândia realiza o desassoreamento da lagoa de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas, na região do Jardim Carmem Cristina. Máquinas realizam a retirada da areia e de outros resíduos acumulados no fundo da lagoa para aumentar a capacidade de armazenamento do reservatório de água. No período chuvoso deste ano, vale ressaltar, a região central da cidade não sofreu com enchentes e alagamentos graças à ação dos reservatórios existentes na cidade. O desassoreamento também tem o objetivo de melhorar a condição ambiental do parque, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno.

Para iniciar o desassoreamento, a Prefeitura realiza diversas ações ao redor da lagoa, desde o ano passado, como a limpeza das margens e a remoção da camada vegetal das laterais. O trabalho de limpeza das margens foi feito para preparar o espaço, que passa, agora, por desassoreamento. De acordo com a Secretaria de Obras, a estimativa é de que sejam removidos do fundo da lagoa aproximadamente 95.979,00 metros cúbicos de detritos, como areia.

O reservatório de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas tem capacidade de armazenamento para até 840 milhões de litros de água. Quando chove muito e este volume excede, a água é direcionada ao Ribeirão Jacuba por meio de um extravasor, porém num volume menor do que o da enxurrada. Isso evita alagamentos na região central da cidade. O mesmo método é usado no Parque Lago da Fé, onde as duas lagoas de contenção de enchentes funcionam como reservatórios em dias de chuva forte.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



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Aprendizes de cursos profissionalizantes do Via Rápida Emprego em Hortolândia participam de aula inaugural

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Aprendizes do programa Via Rápida, promovido pelo Governo do Estado, participaram, nesta quarta-feira (14/04), da aula inaugural de seis cursos recém-abertos, em Hortolândia. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes também acompanhou o evento, realizado de maneira remota, em razão da pandemia do Coronavírus.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Em março deste ano, o programa realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, que já havia disponibilizado duas formações, abriu vagas para mais seis cursos de qualificação profissional no município: “Porteiro e Controlador de Acesso”, “Recepção e Atendimento”, “Assistente Administrativo”, “Assistente Contábil, de Crédito e Cobrança”, “Assistente de Recursos Humanos” e “Informática Básica”. As turmas de “Ajudante de cozinha” e “Almoxarife e estoquista” foram as primeiras anunciadas. Exceto o curso de “Ajudante de cozinha”, de natureza presencial, todos os demais oferecem aulas remotas, a fim de contribuir para o combate à COVID-19 no Estado, preservando o isolamento social.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, para cada formação, foram disponibilizadas 40 vagas, 20 para o período da manhã e 20 para o da noite. De acordo com o site do programa Via Rápida, a novidade é que, agora, os cursos contam com uma bolsa-auxílio de R$ 210,00, disponibilizada pelo Governo de São Paulo (veja abaixo). Inscritos que necessitarem de confirmação de matrícula e informações similares podem consultar suas dúvidas junto ao Via Rápida Emprego.

“O apoio dado pela Prefeitura aos cursos do Via Rápida, especialmente estes realizados de modo online, são uma maneira de capacitar a população, mesmo nesta época de pandemia, em que o isolamento social é importante. As ferramentas virtuais de aprendizado ajudam, inclusive, a preparar as pessoas para uma nova realidade no mercado de trabalho”, destacou o prefeito.

De acordo com secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, “as pandemias sempre deixaram marcas profundas na humanidade. É nos momentos de dificuldades que encontramos as melhores oportunidades para o nosso crescimento, por isso, trabalhamos nesta perspectiva de abrir novos caminhos, ampliando as oportunidades para o nosso povo”.

Sobre o benefício de bolsa-auxílio

De acordo com informações publicadas no site do programa, para ter direito ao bolsa-auxílio, o candidato precisa estar matriculado em cursos do Via Rápida, ser alfabetizado e domiciliado no Estado de São Paulo e ter 16 anos ou mais, estar desempregado e atender aos critérios do curso em que está matriculado. Neste caso específico, segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, é preciso ser morador de Hortolândia.

O candidato selecionado recebe no e-mail convocação para o início do curso. Iniciado a formação, após 10 dias de aulas, cumpridos todos os requisitos da turma em que está inscrito, o aluno está apto a receber o auxílio, segundo informações disponíveis no site do programa. Outras informações sobre o benefício podem ser obtidas no link: http://www.viarapida.sp.gov.br/bolsa-auxilio.

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Webinário sobre “Educação Integral” é nesta quarta-feira (14/04)

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A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta quarta-feira (14/04), às 18h30, mais um encontro do ciclo de palestras “Percurso de webinários: Educação na Rede”, idealizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado via plataforma Zoom e retransmitido aos mais de dois mil profissionais da rede municipal de Educação por meio do seguinte canal do Youtube, disponível neste link: https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

O tema a ser enfocado desta vez é “Educação Integral: concepção e práticas”. Ele será abordado pela diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa. Hortolândia conta com o programa de Educação Integral desde 2017, que atualmente beneficia aproximadamente 2.700 estudantes, do 1° ao 5° ano.

Inicialmente marcado para o dia sete deste mês, o evento acabou adiado, em razão do decreto de luto oficial de sete dias pela morte do prefeito Angelo Perugini, fato ocorrido dia 1º. O outro encontro da série, com a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, cancelado em razão da antecipação do recesso escolar de julho para março, ainda não foi remarcado.

“Em tempos como esse, que nos desafiam a pensar, elaborar e executar a Educação dentro de um formato que exige o distanciamento, o uso de tecnologias, como esses webinários, reforça a nossa proposta pedagógica, faz com que a gente consiga trazer o professor, o educador, para uma reflexão da sua prática, mesmo não estando presencialmente na sala de aula, mas para que ele possa conceber a sala de aula fora desse espaço físico, de ter essa percepção do conhecimento, da aprendizagem, independente de uma estrutura física”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Além de dirigir a Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa participa ativamente da construção das agendas de Educação Integral, Inovação na Educação e Exclusão Escolar no país, atuando em conselhos e comitês relacionados a estes temas. Atualmente é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), do Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), do Movimento de Inovação na Educação, do Conselho Consultivo do Núcleo de Projeto e Pesquisa em Cultura, Cidade, Gênero e Primeira Infância do Instituto Brasiliana/Universidade Mackenzie e compõe o conselho consultivo do programa Escolas 2030 no Brasil.

Ciclo de palestras

Os encontros do ciclo de palestras, inicialmente quinzenais, apresentam aos participantes diferentes temas, motivando uma reflexão sobre educação e tecnologia na atualidade. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também é aberto ao público em geral. A ideia é promover a troca de experiências e construir uma rede ativa para a educação em Hortolândia. Em razão dos cuidados e protocolos de prevenção contra o Coronavírus, os encontros acontecem de maneira remota. Convidados e formadores participam da palestra via plataforma Zoom, enquanto os demais acompanham o evento pelo Youtube. 

De acordo com o diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, a principal proposta do webinário é quebrar o paradigma que enquadra a tecnologia apenas como um equipamento, mostrando-a como ferramenta de desenvolvimento de novas ciências, habilidades e conhecimentos, através da prática tecnológica. 

Sobre os certificados

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de agora, a emissão de certificados passa a ser exclusiva para os profissionais da Educação da rede municipal e da Univesp, Universidade do Governo do Estado conveniada com a Prefeitura.

Interessados em participar do debate podem enviar, pelo chat, perguntas que serão respondidas, conforme a disponibilidade de tempo dos palestrantes.

 

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