Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura disponibiliza aulas remotas de ginástica terapêutica chinesa para idosos

Prefeitura

Publicado

em

Uma prática recomendada pela tradicional medicina chinesa é fonte de bem-estar para idosos, em Hortolândia. É o Lian Gong, modalidade de ginástica terapêutica que pode ser feita individual ou coletivamente, disponibilizada em aulas remotas pela Prefeitura aos inscritos no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres. Em razão da pandemia do Coronavírus, em respeito às medidas sanitárias vigentes e para a segurança de todos, as atividades, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde, são previamente gravadas e enviadas no celular, às segundas-feiras, por meio de aplicativo de mensagens.

Segundo o professor Alfredo Wagner da Conceição, fisioterapeuta e responsável pela modalidade em Hortolândia, o Lian Gong reúne um conjunto de exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar, inclusive em casa. Eles ajudam a aliviar dores e estresse, a melhorar o humor e a disposição, dentre outros benefícios (veja abaixo). Criado na década de 1970 como uma forma de prevenção e tratamento das chamadas “doenças da vida moderna”, o Lian Gong possui três séries de 18 exercícios ou terapias, com um sistema completo de alongamento, que trabalha músculos superficiais e profundos.

“Este ano vai fazer 16 anos da implantação do Lian Gong na cidade. Antes da pandemia, atingimos a marca de mais de mil pessoas praticando no município, em diversos grupos e eventos. Algo bom e sempre com novas pessoas entrando nos grupos, muitos deles com pessoas de idade. Diariamente, ouvi pessoas relatando a mudança que tiveram, o bem-estar, os benefícios na vida diária, no trabalho. Agora, muitos me ligam pedindo a volta dos exercícios presenciais, pois relatam volta do quadro de dores. Mas agora ainda não dá. Então, temos que nos adaptar a este formato por vídeo”, afirma Alfredo.

Para a psicóloga Fernanda Fadiga, coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, além dos benefícios para o físico, o Lian Gong faz bem ao emocional dos praticantes. “É uma prática que traz diversos benefícios a quem pratica e, apesar de parecerem exercícios simples, cada um deles tem um propósito na melhoria de condição de saúde de quem pratica. Se pudéssemos dar um significado ao nome Lian Gong, seria tornar o corpo de doente para saudável, de fraco para forte. Temos vários relatos de idosos participantes dos Centros da Melhor Idade que afirmam grande melhora no quadro de dores, após terem iniciado a prática. Vale lembrar que, como todo exercício, deve ser praticado com regularidade e persistência!”, ressalta Fernanda.

Após iniciar a prática regular da ginástica chinesa, a técnica de enfermagem aposentada, Maria Elizabete da Silva Pavan, de 68 anos, já colhe frutos positivos. “Eu participo das aulas de Lian Gong há mais de três anos. Pratico duas vezes por semana. Acho que essas aulas são muito boas para o bem-estar da saúde de todos nós. Minha saúde melhorou muito. As aulas são essenciais para que tenhamos uma saúde melhor. Eu sentia muitas dores na coluna e nas articulações. Depois de começar a praticar, não sinto mais esses incômodos. Foi muito bom ter começado as aulas, não sinto mais dores no corpo nem preciso tomar remédios para isso”, afirma a moradora do Parque São Miguel.

A aposentada Claudete Miguel Cipolla, também de 68 anos, residente no Jd. Nossa Senhora de Fátima, tem relato parecido. “Participo sim e acho que são essenciais para a nossa saúde. Eu tenho artrose e hérnia de disco e o Lian Gong me ajuda muito. Eu participo já há uns cinco ou seis anos, duas vezes por semana e já levei várias amigas para o grupo”, relembra ela, ressaltando que, embora prefira os encontros presenciais para a prática da ginástica, esforça-se para manter o ritmo em casa, embora nem sempre consiga a motivação necessária. “Sozinha a gente perde um pouco o pique, né?”, comenta ela.

Confira os benefícios de praticar o Lian Gong:

•Tratar e prevenir as dores no corpo,

•Evitar problemas osteomusculares e articulares, 

•Prevenir disfunções dos órgãos internos, 

•Tratar problemas respiratórios,

•Melhorar a circulação do sangue, 

•Dissolver aderências e inflamações dos tendões, 

•Melhorar a resistência e a vitalidade do organismo, 

•Combater ansiedade e estresse.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Shopping Hortolândia divulga novo horário de atendimento

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Shopping Hortolândia é um centro comercial localizado na cidade de Hortolândia, São Paulo.

Inaugurado em 24 de novembro de 2011, o empreendimento conta com 120 lojas, sendo 5 Âncoras (C&A, Marisa, Hering, Mônica Sanches, Passarela, World Tennis, O Boticário, Pernambucanas, Lojas Americanas, Claro, TIM, CVC Viagens, Colchões Ortobom, Chilli Beans, McDonald’s, Burguer King, Habib’s, Subway, Grilleto, O Matuto, Chocolates Brasil Cacau e o Cinesystem), 1 (um) Atacadista (Tenda Atacado), além de um estacionamento com capacidade para 682 vagas.

O Shopping Hortolândia divulga que a partir de amanhã (08/05), opera em um novo horário

• Lojas e quiosques
Segunda a sábado, das 9h às 21h.
Domingos e feriados, das 14h às 20h.


• Praça de alimentação
Segunda a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 11h às 21h.


• Cinema
Todos os dias, das 10h às 21h – (sessões encerradas às 21h).


• Academia Smart Fit
Segunda a sexta, das 6h às 21h.
Sábados e domingos, das 7h às 11h.


• Lotérica
Segunda a sábado, das 9h às 19h.
Domingos e feriados – FECHADA


• Tenda atacado
Segunda a sábado, das 6h às 21h.
Domingos e Feriados, das 8h às 18h.

• Drive-thru (carros) / Retirada (Takeaway)
Todos os dias, das 10h às 21h.


• Delivery – Alimentação
Todos os dias, das 10h às 22h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prorrogada novamente, Fase de Transição vai até 23 de maio em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia acatou, mais uma vez, a decisão do Governo do Estado e decidiu prorrogar por mais duas semanas a Fase de Transição para a retomada gradativa da economia, estipulada no Plano São Paulo de Retomada Consciente.

A quarta etapa se estenderá até o dia 23 de maio. O decreto 4.793, assinado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, foi publicado, nesta sexta-feira (07/05), na edição 1.203 do Diário Oficial Eletrônico do Município e está disponível no seguinte link, clique aqui . A terceira etapa da Fase de Transição, vigente desde o dia primeiro deste mês se encerraria neste domingo (09/05).

O novo decreto municipal permite a abertura, das 6h às 21h, de todos estabelecimentos comerciais e de serviços, dentre eles shoppings centers, galerias, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, barbearias, atividades culturais e parques, já a partir deste sábado (08/05), porém respeitando o novo percentual de restrição de limite de público que é de 30% da capacidade. Anteriormente, eles só poderiam abrir até as 20h. A retirada de produtos na porta dos estabelecimentos pelos sistemas “drive-thru” (cliente em veículo), “walk-thru” (cliente a pé) ou “take-away” (para viagem, com cliente a pé) pode se estender até as 21h.

Também estão autorizadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques municipais também poderão ficar abertos, entre as 6h às 18h.

A nova regulamentação mantém o toque de recolher no município, porém ampliando o horário de circulação. Fica restrita a circulação de pessoas, das 21h às 5h, e o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais e de serviços, das 21h às 6h.

Estabelecimentos que descumprirem as determinações estão sujeitos a multa com base no artigo 112 da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura conclui construção de calçada e ciclovia na Av. da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A obra de construção da terceira faixa da avenida da Emancipação avança. A Prefeitura de Hortolândia concluiu a construção da nova calçada com a pintura da ciclovia, no trecho desde o cruzamento com a rua Barão de Itapura até a saída para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), no sentido Monte Mor. Agora, as equipes da Administração MunIcipal trabalham na preparação do terreno no último trecho que receberá o complemento da faixa de rolagem. A maior parte da faixa já recebeu asfalto. De acordo com a Secretaria de Obras, simultaneamente, são realizados outros ajustes com apoio de maquinários, como nivelamentos necessários no local.  Ao todo, são 550 metros de nova pista.

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico. Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares