Nossa Cidade

Prefeitura diz que reduziu 96% os casos de Dengue na cidade

Segundo a nota da Prefeitura, o trabalho de combate à Dengue realizado pela Administração Municipal, em parceria com toda a população, tem dado resultados positivos. Neste ano, Hortolândia registra, até esta sexta-feira (15/04), 2.048 notificações de suspeitas de Dengue, sendo 130 casos confirmados da doença. Se comparado com o número de positivos na mesma época em 2015, houve redução de 96% nas confirmações: no mesmo período do ano passado, o município contabilizava 8.824 notificações e 3.771 casos confirmados de Dengue.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan, o diagnóstico de casos positivos de Dengue pode ser registrado no banco de dados do município em até 60 dias após a notificação, sendo que, neste ano, pode ser que existam mais casos confirmados, ainda sem registro. No entanto, a previsão é que sejam poucos, seguindo a tendência de queda observada também das notificações de suspeitas.

Anuncio


Para Cilene, o trabalho constante dos agentes de saúde e a conscientização da população sobre os perigos das doenças causadas pelo Aedes aegypti garantiram sucesso no combate ao mosquito vetor. “Apesar da queda no número de casos positivos de Dengue, não podemos deixar os cuidados com prevenção de lado. Só com atenção constante é que vamos conseguir vencer o mosquito”, disse.

O município reforça o combate ao mosquito com arrastões aos finais de semana, ação casa a casa durante a semana, palestras em escolas, unidades de saúde e empresas com o objetivo de divulgar as formas de prevenção, além de videoconferências para profissionais da saúde se atualizarem.

A Prefeitura também mantém encontros semanais do grupo Sala de Situação, com a participação de representantes de diversos setores públicos, ocasião em que todos os índices de transmissão são divulgados e discutidos para o desenvolvimento de ações estratégicas.

Além das 2.048 notificações de Dengue e 130 casos confirmados neste ano, Hortolândia registra oito notificações de suspeitas de febre Chikungunya, com dois casos positivos importados, além de oito notificações de Zika, sendo um caso descartado e o restante em investigação.

População deve ser parceria no combate ao Aedes aegypti

As doenças causadas pelo Aedes aegypti são graves e podem matar. A Prefeitura conta com a colaboração da população para eliminar os criadouros. Entre as orientações sobre como evitar o mosquito estão manter quintais livres de entulho ou outros materiais que possam acumular água, proteger garrafas e outros objetos da chuva, guardar brinquedos em local coberto, drenar a água das lajes, limpar calhas periodicamente, tampar caixas d’água e tambores, entre outras medidas.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo