Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Prefeitura e CPFL alertam população sobre riscos de empinar pipa em locais próximos à fiação da rede elétrica

Prefeitura

Publicado

em

Empinar pipa é uma brincadeira divertida. Mas quando é praticada em locais próximos à fiação da rede elétrica pode causar acidentes graves e até fatais. Para evitar que isso aconteça, a Prefeitura de Hortolândia apoia a campanha “Guardião da Vida”, promovida pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A ação é para conscientizar e orientar a população sobre os riscos e perigos que o uso do cerol ou das chamadas “linhas chilenas” podem causar. 

A Prefeitura alerta que empinar pipa perto da rede elétrica pode causar transtornos para as pessoas. O cerol ou as chamadas “linhas chilenas” podem cortar os cabos, com isso o fornecimento de energia elétrica é interrompido, causando prejuízos e transtornos para a população, empresas, órgão públicos e privados, entidades, hospitais, entre outros. 

Além disso, vale lembrar que o uso de cerol ou “linhas proibidas” é prática proibida, considerada crime. A Prefeitura salienta ainda que o uso de cerol e linhas chilenas pode causar acidentes graves e fatais para pedestres e motociclistas.

De acordo com dados da CPFL, no período entre 2018 e 2019, foram registradas nas cidades atendidas pela empresa mais de 8,3 mil interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas na rede elétrica. A CPFL ainda informa que, em 2019, no ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas, Hortolândia ficou na 4ª posição, com 196 interrupções.     

Confira dicas da CPFL Paulista para evitar acidentes graves ao empinar pipa:

– Empine pipas longe de rede elétrica, de preferência em locais livres onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

– Não soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;

– Nunca use cerol ou a linha “chilena”. Além de causar graves acidentes, elas são proibidas por lei;

– Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. O material em contato com os fios provoca curtos-circuitos;

– Caso a pipa enrosque nos fios, nunca tente recuperá-la. Não utilize canos, bambus ou cabo de vassouras para desenroscar o brinquedo da rede elétrica;

– Não empine pipas na chuva. Elas funcionam como um para-raios, conduzindo energia;

– Não suba em lajes de casas para empinar ou recuperar pipas. Qualquer distração pode causar uma queda;

– Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas. Em velocidade, linhas podem não ser vistas e, com isso, causar graves acidentes, sobretudo se tiverem cerol ou se a linha for a chilena;

– É aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.

Confira o ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causadas por pipa na rede elétrica, em 2019, de acordo com a CPFL: 

Cidade

Número de Interrupções

Campinas​

606

Ribeirão Preto

306

São José do Rio Preto

213

Hortolândia

196

Sumaré

177

Bauru

169

Piracicaba

166

Marília

124

São Carlos

107

Santa Bárbara D’Oeste

99

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares