Nossa Cidade

Prefeitura e CPFL alertam população sobre riscos de empinar pipa em locais próximos à fiação da rede elétrica

Empinar pipa é uma brincadeira divertida. Mas quando é praticada em locais próximos à fiação da rede elétrica pode causar acidentes graves e até fatais. Para evitar que isso aconteça, a Prefeitura de Hortolândia apoia a campanha “Guardião da Vida”, promovida pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A ação é para conscientizar e orientar a população sobre os riscos e perigos que o uso do cerol ou das chamadas “linhas chilenas” podem causar. 

A Prefeitura alerta que empinar pipa perto da rede elétrica pode causar transtornos para as pessoas. O cerol ou as chamadas “linhas chilenas” podem cortar os cabos, com isso o fornecimento de energia elétrica é interrompido, causando prejuízos e transtornos para a população, empresas, órgão públicos e privados, entidades, hospitais, entre outros. 

Anuncio


Além disso, vale lembrar que o uso de cerol ou “linhas proibidas” é prática proibida, considerada crime. A Prefeitura salienta ainda que o uso de cerol e linhas chilenas pode causar acidentes graves e fatais para pedestres e motociclistas.

De acordo com dados da CPFL, no período entre 2018 e 2019, foram registradas nas cidades atendidas pela empresa mais de 8,3 mil interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas na rede elétrica. A CPFL ainda informa que, em 2019, no ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas, Hortolândia ficou na 4ª posição, com 196 interrupções.     

Confira dicas da CPFL Paulista para evitar acidentes graves ao empinar pipa:

– Empine pipas longe de rede elétrica, de preferência em locais livres onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

– Não soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;

– Nunca use cerol ou a linha “chilena”. Além de causar graves acidentes, elas são proibidas por lei;

– Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. O material em contato com os fios provoca curtos-circuitos;

– Caso a pipa enrosque nos fios, nunca tente recuperá-la. Não utilize canos, bambus ou cabo de vassouras para desenroscar o brinquedo da rede elétrica;

– Não empine pipas na chuva. Elas funcionam como um para-raios, conduzindo energia;

– Não suba em lajes de casas para empinar ou recuperar pipas. Qualquer distração pode causar uma queda;

– Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas. Em velocidade, linhas podem não ser vistas e, com isso, causar graves acidentes, sobretudo se tiverem cerol ou se a linha for a chilena;

– É aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.

Confira o ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causadas por pipa na rede elétrica, em 2019, de acordo com a CPFL: 

Cidade

Número de Interrupções

Campinas

606

Ribeirão Preto

306

São José do Rio Preto

213

Hortolândia

196

Sumaré

177

Bauru

169

Piracicaba

166

Marília

124

São Carlos

107

Santa Bárbara D’Oeste

99

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo