Prefeitura ensina a economizar energia com aquecedor solar para chuveiro

de Prefeitura

As ações de educação ambiental da Prefeitura de Hortolândia ganharam um reforço: a tecnologia do aquecedor solar de baixo custo que, a partir de agora, passa a fazer parte do projeto da Casinha Sustentável do Parque Irmã Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A ideia é que a nova ferramenta seja apresentada ao público, em seus aspectos socioambientais e econômicos, em palestras, rodas de conversa e aulas de educação ambiental, promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na manhã desta sexta-feira (06/09), o equipamento pedagógico itinerante foi oficialmente implantado, durante aula ao ar livre, que contou com a participação de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da E.E. (Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo e da professora de biologia da turma, Gisele Gentile. Os jovens ficaram impressionados quando o assessor Gustavo Belic Cherubina, mestrando na Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na área de “Gestão em Saneamento Ambiental”, ressaltou a possibilidade de economizar até 50% na conta de luz, utilizando energia solar para aquecer a água usada no banho.

“Essa tecnologia, associada ao funcionamento do chuveiro, pretende que a família possa reduzir o valor mensal gasto na conta de energia. Um equipamento que as próprias pessoas aprendem a construir. Por ser uma tecnologia social, a patente deste invento brasileiro é aberta e pode ser compartilhada, sem custos. A família se envolve na construção, instalação e utilização do equipamento, que pode representar uma economia de 35% a 50% de redução na conta de luz”, explicou Cherubina, ressaltando ainda a simplicidade dos materiais utilizados no aquecedor: forros, tubos e conexões em PVC e caixas d’água em polietileno (geralmente azuis). 

Seja no próprio Parque Dorothy, seja em ações externas, a equipe de educação ambiental utilizará o modelo didático adaptado para mostrar como o equipamento funciona, de modo fácil e simples, gerando economia e uso racional de recursos naturais.

Durante a cerimônia de implantação do aquecedor, a secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, ressaltou como a nova ferramenta está integrada às ações e aos projetos sustentáveis do município, seja os de promoção do descarte correto de resíduos recicláveis, seja os de guarda responsável de animais domésticos. “Hoje, implantamos este aquecedor solar na Casa Sustentável. É mais uma ferramenta que se soma às ações de educação ambiental do Parque Dorothy. A sustentabilidade é o futuro. Precisamos ter um consumo consciente e pensar: se compro um sofá novo, onde posso descartar o antigo? Na praça ou numa área pública? Não. Para isso, existem os oito PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis), implantados pela Prefeitura. Aqui, ao lado do Parque, em breve, teremos mais um PEV em funcionamento. Se tomo uma água ou como algo, onde vou descartar a garrafinha plástica e a embalagem de papel ou papelão? Vou jogar pelas ruas? Claro que não. Para isso, existem os 20 LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis) e a coleta seletiva porta a porta em 32 bairros. Se vou passear com meu cachorro não posso descartar a sujeira dele junto com os recicláveis para não contaminar estes resíduos. Existem pessoas que vivem do trabalho com os recicláveis. Muitos não sabem disso. Esta nova ferramenta vem para ajudar a população a economizar e a viver de maneira mais sustentável”, afirma Eliane.

“É um projeto muito interessante na área da sustentabilidade e do consumo responsável. Mostra a importância de preservar os recursos naturais, numa sala de aula ao ar livre”, observou a professora Gisele Gentile.

Para a estudante Sabrina Regina Martins Queiroz, de 15 anos, o equipamento representará uma grande redução de gastos na família. “Vai diminuir muito os gastos de energia. Vamos pagar muito menos com ele, por isso é importante aqui para São Paulo e para outras localidades do Brasil. Sem falar nos aspectos ambientais”, comenta a garota.

Visitas agendadas

Para multiplicar os conhecimentos, a equipe de educação ambiental do Parque Dorothy passou por formação, entre agosto e setembro. As aulas da “Formação Solar” também foram ministradas por Cherubina. Durante três encontros, o grupo aprendeu sobre os princípios e a prática do aquecimento solar de baixo custo, desenvolvido pela Associação Sociedade do Sol, uma tecnologia brasileira aberta, livre de patentes.

Visitas para conhecer o equipamento no Parque devem ser agendadas pelo telefone 3887-2193; informações técnicas para montagem do equipamento podem ser solicitadas pelo número (19) 99976-4561.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Você pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy