Nossa Cidade

Prefeitura entrega certificado a aprendizes do curso de culinária

 

A Prefeitura de Hortolândia e o Sesi (Serviço Social da Indústria) entregaram, na noite desta quarta-feira (06/06), certificados de participação aos matriculados nos cursos gratuitos de alimentação saudável, promovidos em maio, mês de aniversário da cidade. No período em que a unidade móvel do Sesi, equipada com cozinha experimental, ficou estacionada no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, foram disponibilizados 12 cursos e preenchidas 150 vagas. As vagas remanescentes foram disponibilizadas agora, em cinco novas turmas que acontecerão entre os dias 11 e 13 deste mês, no próprio Banco de Alimentos, no Parque Odimar (veja abaixo). 

Anuncio


Cerca de 40 pessoas participaram do evento, dentre elas aprendizes, servidores do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e três representantes do Sesi: Moacir Pandin, Diretor do Centro de Atividades “Fuad Assef Maluf”, de Sumaré, e do Centro Educacional Sesi, de Hortolândia; Maurício Luiz Cola, Coordenador de Qualidade de Vida do Sesi Sumaré e Adriana Teodoro da Silva, nutricionista do Sesi Campinas. Além dos certificados, houve entrega do material didático específico de cada oficina e confraternização com pratos feitos pelos próprios participantes, tais como quibe assado com milho natural, cenoura, tomate e molho de iogurte e bolo integral de maçã, banana e uvas passas.

“É um momento de celebração para todos nós, inclusive da parceria com o Sesi. Estamos juntos há mais de 10 anos. A área de educação e nutrição deles ajuda a enriquecer nossa área de Segurança Alimentar. Conseguimos propor uma gama de atividades diferenciadas. As oficinas acontecem numa estrutura diferente. A unidade móvel tem este chamariz: uma cozinha dos sonhos, que anda”, afirma Alessandra Sarto, diretora do Departamento de Segurança Alimentar.

Em 2019, a Prefeitura pretende trazer a carreta do Sesi novamente a Hortolândia, informa Alessandra.

Vagas remanescentes

Há 25 vagas disponíveis por curso, em cinco turmas das oficinas culinárias, que serão realizadas no Banco de Alimentos, localizado na Rua Maria Catarina Vasconcelos Pinheiro, 65, no Parque Odimar. Interessados podem se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, enquanto houver vagas, pelos telefones do Banco de Alimentos: 3845-6630 e 3845-4920. Para fazer o cadastro, é preciso informar o nome completo, a data de nascimento e os números de identidade (RG) e CPF (Cadastro de Pessoa Física). Podem participar pessoas a partir dos 16 anos de idade. No dia da primeira aula, o participante previamente inscrito por telefone deverá levar os originais dos documentos para apresentar.

São três tipos de cursos: dois do “Alimente-se Bem” (um sobre cereais e leguminosas e outro sobre bolos caseiros) e um do “SMC-Sabor na Medida Certa” (para quem tem Hipertensão). As turmas começam nesta segunda-feira (11/06) e vão até quarta-feira (13/06). Nas oficinas culinárias do “Alimente-se Bem” são mostradas novas preparações. Também é ensinado como aproveitar integralmente os alimentos (além da polpa, talos, cascas e sementes de vegetais, por exemplo). Já os cursos de “Sabor na Medida Certa” trazem receitas saborosas e saudáveis para quem precisa adequar a alimentação, por motivos de saúde, como hipertensos e diabéticos. Ao final, os participantes receberão material didático com as receitas (livro ou folheto). As aulas serão ministradas por nutricionistas do Sesi.

“Estas ações de educação alimentar são uma oportunidade que a Prefeitura tem de falar de alimentação saudável e ajudar a população de Hortolândia a criar novos hábitos. Aumentou o número de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e colesterol. A alimentação é fundamental no combate a estas epidemias. Além disto, as oficinas culinárias resgatam o prazer de cozinhar. Deste modo, mostramos como é importante o lema que diz: descascar mais e desembalar menos”, esclarece a nutricionista Alessandra Sarto, diretora do Departamento de Segurança Alimentar.

Veja abaixo as oficinas culinárias disponíveis:

TURMA

DATA

CURSO

T13

11/06 – 8h30 às 12h

Sabor na Medida Certa (SMC) – Hipertensão

T14

11/06 – 13h30 às 17h

Alimente-se bem – Cereais e leguminosas

T15

12/06 – 9h às 12h

SMC – Hipertensão

T16

12/06 – 13h às 16h

SMC – Hipertensão

T17

13/06 – 13h às 16h

Alimente-se bem – Bolos caseiros

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo