Nossa Cidade

Prefeitura entrega certificados a aprendizes do Time do Emprego

 

Em busca de novas oportunidades profissionais, 25 aprendizes, entre 18 e 60 anos de idade, receberam, na manhã desta quinta-feira (14/06), certificado de conclusão da Qualificação em Competências Pessoais, realizada pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com o programa Time do Emprego, da Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho). Nesta turma, todos os integrantes participam ou já participaram também do Qualifica Cidadão, programa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social que atende pessoas em vulnerabilidade social. A cerimônia aconteceu no HORTOFÁCIL, central de serviços públicos, na Região Central. 

Anuncio


Entre março e junho deste ano, ao longo de 12 encontros semanais, os participantes aprenderam, dentre outras coisas, a desenvolver o próprio currículo, a empregar técnicas de procura de emprego, a participar de entrevistas, a ter atitude confiante, a fazer planejamento financeiro e a trabalhar por conta própria. Antes mesmo da conclusão de curso, as novas habilidades e competências desenvolvidas na formação fizeram a diferença para quatro aprendizes, que já saem com emprego certo. Os demais, ainda em busca de colocação, despedem-se cheios de novas ideias na cabeça.

Lorena Ketelin Pereira, de 19 anos, moradora do Jd. Santo André, está a procura do primeiro emprego, sonhando em, futuramente, cursar Direito. Por ora, a jovem procura vaga como recepcionista ou auxiliar de escritório. “Achei muito importante participar porque melhorou meus conhecimentos sobre currículo e mercado de trabalho. Tinha conceitos muito antigos e isso mudou. Sinto-me mais preparada”, comenta. A colega Claudiny Amoroso Raimundo, de 27 anos, moradora da Vila São Pedro, que sonha em fazer Odontologia, também gostou de participar da formação. “Trouxe melhorias, muitas ideias e a vontade de seguir”, afirma.

Para a pedagoga da Secretaria de Inclusão Social, Greice Hipólito, que ministrou as aulas para os matriculados no curso oferecido pelo Time do Emprego, esta foi uma oportunidade de os aprendizes do Qualifica Cidadão aprenderem coisas novas e desenvolverem a autonomia, após se desligarem da primeira formação. “Muitos dos participantes estavam fora do mercado de trabalho. Precisam lembrar de alguns passos, reciclar, abrir a mente. Não sabiam o que são habilidades e competências, objetivo no currículo”, ressalta.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo