Nossa Cidade

Prefeitura faz obra para evitar erosão no Parque Orestes Ôngaro

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta semana, uma obra de drenagem no terreno do Parque Orestes Ôngaro onde existia uma voçoroca, erosão no solo causada pela força da água da chuva. Apesar de a erosão estar contida graças ao aterro do terreno, a obra é necessária para que, no futuro, a situação não se repita. O serviço atende uma recomendação do Ministério Público para que a localidade receba uma solução definitiva para conter a voçoroca. O serviço, que está estimado em R$ 228 mil, será concluído ainda neste ano.

De acordo com informações da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, serão instalados tubos em uma área de 115 metros lineares. Estas estruturas vão captar a água da chuva, evitando que a enxurrada forme corredores no barranco de terra, fator que predispõe o terreno às voçorocas. No final destes tubos, haverá um “muro ala”, que é uma construção de alvenaria em forma de U, útil para reduzir a velocidade da água. “A água da chuva desce pelos tubos até este muro, onde bate com força na parede, mas é direcionada para as laterais. Assim, mesmo onde não existirá tubulação, a erosão será evitada”, explica a diretora do Departamento de Obras, Sandrelene Didone Fagnani.

Anuncio


Nesta semana, o trabalho teve início pela topografia do terreno. Técnicos realizam as medições necessárias para iniciar o assentamento dos tubos. A obra completa tem prazo de execução de dois meses.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo