Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura faz parceria com escolas estaduais para levar informações sobre Coronavírus aos estudantes

Prefeitura

Publicado

em

Desde esta segunda-feira (09/03), escolas estaduais de Hortolândia recebem profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura que trabalham com ações pedagógicas. O objetivo é levar informações sobre o Coronavírus aos alunos do Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. De acordo com a pedagoga da Secretaria de Saúde, Renata Cristina Muller, o foco da palestra nas escolas é principalmente desmistificar as Fake News. “Levamos informações sobre o que é verdadeiro e falso em relação à prevenção e ao contágio por Coronavírus”, destacou.

A primeira escola a receber a palestra foi a E.E. (Escola Estadual) Paulina Rosa, no Jd. Santa Rita de Cássia. Nesta terça-feira, Renata explica que se reunirá com a Diretoria Regional de Ensino, em Sumaré, para definir o calendário de atendimento das demais escolas estaduais de Hortolândia. “É importante que os alunos tenham orientações sobre a doença para que ações de combate sejam reforçadas”, destacou a pedagoga.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a manifestação da infecção por Coronavírus é muito ampla, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia grave. A transmissão entre pessoas geralmente ocorre entre contatos próximos e o período médio de incubação do Coronavírus é de 5 dias, com intervalo que pode chegar até 16 dias. Pessoas infectadas transmitem a doença mesmo sem apresentar os sintomas. Por isso, é importante que toda a população reforce os hábitos de higiene, como cobrir a boca e o nariz ao tossir e lavar as mãos com frequência.

A Prefeitura de Hortolândia treinou profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e do Hospital Municipal sobre a doença COVID-19, causada pelo Coronavírus. O objetivo foi definir a conduta a ser adotada, caso o município registre suspeitas da doença. Até esta segunda-feira, a cidade tem um caso suspeito. O paciente é um homem que viajou recentemente para a Itália. Ele se recupera bem e está em casa, onde segue em isolamento. O atendimento deste paciente foi realizado em hospital particular de Campinas.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, todas as unidades de saúde da cidade estão preparadas para adotar as medidas necessárias de acompanhamento e tratamento de pacientes com suspeita de Coronavírus. São considerados suspeitos os casos de pessoas que, além de apresentarem sintomas respiratórios, também tenham entrado em contato próximo com algum caso confirmado ou suspeito de pessoa infectada pelo Coronavírus ou quem tem histórico recente de viagem à países da América do Norte, Ásia ou Europa. Se alguma pessoa se enquadrar nestes critérios, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e informar logo no primeiro atendimento à suspeita.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Com mais duas fatalidades por Coronavírus, Hortolândia soma 41 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na tarde desta quarta-feira (08) mais uma morte por Covid-19. Essa é a 2ª morte registrada hoje , somando um total de 41 óbitos na cidade.

Uma das pacientes era uma mulher de 78 anos,que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 28/06,mesma data que foi colhido exame para Covid-19, recebeu alta no dia 30/06,mas teve nova internar;:ao na U.R. em 05/07. O resultado positivo recebido em 07107. O falecimento aconteceu dia 05/07.

A outra paciente era uma mulher de 91 anos, que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 30/06, mesma data que foi coletado o exame para Covid-19. O resultado positivo para Coronavírus foi recebido no dia 07107. O falecimento aconteceu no dia 02/07.

Ambas as pacientes tinham outras comorbidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Veículo avança sinal vermelho e colide contra outro no centro de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Dois veículos colidiram após um deles avançar o sinal vermelho, no centro de Hortolândia, na tarde desta quarta-feira (8).

O acidente aconteceu por volta das 16h, no cruzamento entre a rua Nelso Pereira Bueno com a Luiz Camilo de Camargo.

A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estiveram no local para organizar o trânsito até a retirada dos veículos.

Não houve feridos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em frente a mais uma escola

Prefeitura

Publicado

em

Mais uma etapa do reforço e implantação de sinalização em ruas localizadas em frente a escolas foi realizada, na manhã desta quarta-feira (08/07), por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Faixas de pedestres, retenção e alertas como “PARE” foram pintados entre as ruas José Moscardini e Delmira Antônia de Jesus, próximo à escola infantil Girassol, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação garantirá mais segurança no trânsito da região para pais, alunos e motoristas, após o reinício das aulas na unidade de ensino. Além disso, o trabalho organiza o trânsito e evita o excesso de velocidade por parte dos motoristas e ajuda na travessia de pedestres. O serviço acontece, diariamente, em diversas regiões da cidade e continuará nos próximos dias.

Implantação de lombadas

Para evitar o excesso de velocidade dos motoristas, a Prefeitura também implantou mais uma lombada na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, além de outra na rua Benedito Alves Pinto, na mesma região.

O reforço e a implantação da sinalização viária estão entre as diversas ações realizadas pela Prefeitura para aumentar a segurança no trânsito da cidade. Em 2017, foi criado um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. Além da sinalização, o pacote inclui a instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.

De janeiro a março deste ano, foram registrados três óbitos causados por acidentes nas vias de Hortolândia. Em maio, nenhum acidente fatal foi registrado na cidade. Os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que o município cumpriu a meta estabelecida pelo Governo Estadual para o período. Segundo o Infosiga, Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares