Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura faz parcerias para intensificar cirurgias de catarata

Prefeitura

Publicado

em

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Hortolândia intensifica a oferta de cirurgias de catarata para os pacientes que já tem pedido médico para a intervenção. A ação acontece em parceria com instituições como o Hospital Samaritano, o Hospital de Barueri e o Hospital Ouro Verde. As cirurgias já começaram a ser realizadas e, toda semana, 50 pacientes são enviados para realizar a operação, que garante maior acuidade visual e mais qualidade de vida aos idosos. De acordo com a Secretaria de Saúde, há cerca de mil pacientes na cidade que aguardam por cirurgias de catarata. A estimativa é que em cinco meses toda a demanda seja atendida.

Uma das pacientes que já fizeram a cirurgia é a dona de casa Rosária Valero, de 66 anos, Moradora da região do Jd. Santa Clara, ela foi chamada para ser atendida pelo Hospital de Barueri, onde fez o procedimento na semana passada. “Só tenho que agradecer à Deus por ter feito esta cirurgia, que me proporcionou voltar a enxergar. Na semana que vem, tenho retorno de pós-operatório, mas já percebo que minha visão está muito boa”, disse.

A secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha enfatiza que as parcerias realizadas com os hospitais beneficiarão toda a demanda de pacientes. “Vamos conseguir solucionar a situação destas pessoas, que estão ansiosas para poder enxergar bem novamente”, afirmou.

CATARATA

A catarata é um turvamento progressivo do cristalino (lente natural do olho), que interfere na absorção da luz que chega à retina, provocando diminuição da visão. Não existem medicamentos que possam reverter a catarata, sendo que a melhor solução é a cirurgia.

A principal causa da catarata é o processo natural de envelhecimento do olho. A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que mais da metade das pessoas  acima dos 65 anos têm catarata. No Brasil, são 120 mil novos casos ao ano.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Guarda Municipal atende mais de 100 ocorrências de aglomeração de pessoas e perturbação do sossego no final de semana

Prefeitura

Publicado

em

Mesmo com as equipes da Guarda Municipal e da fiscalização da Prefeitura de Hortolândia distribuídas em diversas regiões da cidade, na “Operação Saturação”, o município registrou mais uma “quebra de recorde” no número de ocorrências ligadas à perturbação de sossego e aglomeração de pessoas. De acordo com a Secretaria de Segurança, entre as noites de sexta-feira e domingo (03 a 05/07), foram 109 ocorrências do tipo. Além disso, para tentar coibir o problema, foram fiscalizados comércios e montadas “operações-surpresa”.

“Infelizmente, não tivemos o apoio necessário da população neste final de semana e, após a diminuição das ocorrências de perturbação do sossego e aglomeração de pessoas no final de semana passada, neste aqui, tivemos um recorde de casos. As 109 ocorrências foram o maior número de registros, desde o início da pandemia do Coronavírus. Antes, o máximo verificado havia sido de 77 casos. É preocupante a falta de colaboração da população, mas continuaremos realizando o que for possível para proteger a vida das pessoas nesta pandemia. Ao se sentir incomodado, o munícipe pode realizar a denúncia (veja números abaixo)”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena Quinete.

Segundo a Secretaria de Segurança, a Guarda Municipal atendeu, desde janeiro deste ano, 1.729 chamadas ligadas à perturbação de sossego e aglomeração de pessoas. Os maiores números de denúncias e ocorrências aconteceram durante os meses de pandemia do Coronavírus.

Como denunciar

O munícipe que flagrar essa situação pode denunciar os infratores. Eles podem ser levados à delegacia. Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas ou perturbação de sossego podem ser feitas à corporação, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 153 ou 0800-111-580.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia homenageia deputado Luiz Lauro Filho, que agora dá nome a novo complexo esportivo

Prefeitura

Publicado

em

O mais novo complexo esportivo de Hortolândia, que será inaugurado em breve pela Prefeitura, acaba de ganhar nome oficial. O espaço, conhecido como CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) e localizado no Jardim Amanda, agora se chama “Estação Cidadania Hortolândia – Deputado Luiz Lauro Filho”. O nome foi aprovado na Câmara dos Vereadores e já consta no Diário Oficial do município. A praça esportiva recebe os ajustes finais para ser inaugurada.

Além dos retoques na parte interna, o local recebeu demarcação de vagas de estacionamento de veículos no lado externo. São 23 vagas disponíveis: 19 normais, duas para pessoas com deficiência física e outras duas para idosos. Também foi implantada uma faixa para travessia de pedestres. A “Estação Cidadania Hortolândia – Deputado Luiz Lauro Filho” fica entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próxima ao Supermercado Good Bom.

“A escolha do nome é muito importante. É uma homenagem a um grande homem e político que sempre contribuiu com a nossa cidade e, infelizmente, nos deixou neste ano, mas será eternizado com esta ação. Em breve, os hortolandenses terão mais um espaço esportivo com qualidade na cidade”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Panício, o Mercadão.

Mais vagas para treinamentos normais e em alto rendimento

Com a inauguração do espaço, a Prefeitura ampliará o atendimento gratuito à comunidade esportiva da cidade. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, após a volta das atividades esportivas na cidade, serão abertas duas mil vagas em 11 modalidades, no projeto Escolinhas Esportivas da Administração Municipal, que, atualmente, atende aproximadamente 9.500 pessoas.

Na Estação Cidadania de Esportes, serão introduzidas modalidades esportivas que o município não possuía, como o atletismo, em 100 metros rasos, salto em distância e arremesso de peso. Além destas inéditas, na quadra poliesportiva do complexo, serão realizadas aulas de outras 10 modalidades: basquete, vôlei, handebol, futsal, ginástica rítmica, karatê, judô, zumba, ginástica funcional e jiu-jitsu.

Escolinhas Esportivas

No início de 2017, quando o prefeito Angelo Perugini assumiu a Prefeitura, as Escolinhas Esportivas atendiam seis mil alunos em 21 modalidades. Agora, são 9.500 pessoas atendidas em 30 tipos de atividades. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, com a reestruturação do projeto e a implantação de novos espaços esportivos, foram criadas quase quatro mil novas vagas e outras nove modalidades.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

UBSs realizam testes rápidos em moradores das áreas de abrangência

Prefeitura

Publicado

em

No trabalho de enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia realiza diversas ações. Uma delas é a aplicação de testes rápidos pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da rede municipal. De acordo com a Secretaria de Saúde, cada unidade faz o sorteio de testes em 30 residências de sua área de abrangência. 

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Cilene Mantuan, explica que em cada casa é testado um morador. “Em caso de resultado positivo, os demais moradores da mesma residência também são testados”, salienta Cilene. Até o momento, já foram realizados testes em moradores das áreas de abrangência das UBSs Rosolen, Taquara Branca, Novo Ângulo e Amanda I. 

Os moradores cujos testes deram resultado positivo já foram orientados a permanecer em isolamento social e estão sendo monitorados pela própria Secretaria de Saúde. Inicialmente deverão ser testados cerca de 500 pessoas. O cronograma de testes prossegue nos próximos dias pelas demais UBSs do município. 

UNIDADE RESPIRATÓRIA 

A Secretaria de Saúde ainda orienta que, em caso de sintomas da COVID-19, a população deve procurar a Unidade Respiratória, montada na UPA-24h (Unidade de Pronto-Atendimento) Nova Hortolândia, localizada na rua José Martim dos Anjos, 185, Jardim Nova Hortolândia. 

Outras informações sobre o Coronavírus também podem ser obtidas no plantão da Secretaria de Saúde via WhatsApp pelos números (19) 97171-5369, (19) 99920-3204, (19) 99929-8987, (19) 99976-2434, (19) 99976-2498 e (19) 99976-2276.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares